Perfil profissional do egresso do curso Bacharelado em Gestão Ambiental
O saber ambiental, envolve pensamento e metodologia interdisciplinares pelo fato de necessitar da articulação dos diferentes campos de conhecimento para a compreensão dos processos físicos, biológicos, culturais e socioeconômicos, juntamente com uma consciência crítica voltada a um propósito estratégico e político para implementação de projetos de gestão ambiental, análise ambiental e de políticas alternativas de desenvolvimento (JOLLIVET E PAVÉ, 1992; LEFF & CARABIAS, 1993; CARNEIRO, 1995). O saber ambiental do Gestor Ambiental caracteriza-se, assim, por elementos interdisciplinares que conduzam a uma formação e visão de mundo onde o ser humano é parte integrante e não elemento externo (BURSZTYN, 2007).
 
Dentre as possibilidades de atuação do gestor ambiental espera-se que este possa:
  • Identificar, construir, e determinar, através de técnicas e metodologias, os diversos níveis e problemas socioambientais e impactos econômicos existentes nos processos produtivos, nos conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e em todas as questões que implicam relações com o ambiente;
  • Compreender de forma criteriosa as questões ambientais para que possa propor novos modelos de gestão a serem consolidados e difundidos perante a sociedade;
  • Avaliar, propor, decidir e intervir em cursos de ação, a partir de processos de gestão participativa, em que se evidenciam as relações, interrelações e contradições observadas nos processos produtivos, conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e nas demais questões que implicam em relações com o ambiente;
  • Atuar em estruturas interdisciplinares, proporcionando um aprendizado contínuo, compartilhado e abrangente por toda a organização ou iniciativas;
  • Contribuir para a formulação, execução, acompanhamento, análise e avaliação de planos, programas, projetos e atividades na área de gestão ambiental como, por exemplo: áreas de riscos ambientais; programas de gerenciamento de resíduos, de recursos hídricos, de áreas naturais protegidas, políticas públicas e difusão de tecnologias;
  • Desenvolver, implementar e documentar estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA), bem como outros Estudos Ambientais necessários para o licenciamento de atividades ou empreendimentos;
  • Implementar, certificar e auditar sistemas de gestão ambiental tipo série ISO 14000, FSC, entre outros;
  • Definir e monitorar para sociedade e organizações os meios e a aplicação das leis e regulamentos, que regem as relações da sociedade com o ambiente;
  • Estimular todos e quaisquer processos de educação ambiental formal, informal e não-formal para sociedade, organizações e, em especial, comunidades em riscos;
  • Desenvolver ações educativas, baseadas em ferramentas técnico-pedagógicas, em ambientes escolares e não-escolares de aprendizagem dentro da sua área de conhecimento (educação ambiental);
  • Estruturar e conduzir pesquisas, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos nos campos das Ciências Ambientais.
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