Projeto Político Pedagógico

  • Identificar, construir, e determinar, através de técnicas e metodologias, os diversos níveis e problemas socioambientais e impactos econômicos existentes nos processos produtivos, nos conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e em todas as questões que implicam relações com o ambiente;
  • Compreender de forma criteriosa as questões ambientais para que possa propor novos modelos de gestão a serem consolidados e difundidos perante a sociedade;
  • Avaliar, propor, decidir e intervir em cursos de ação, a partir de processos de gestão participativa, em que se evidenciam as relações, interrelações e contradições observadas nos processos produtivos, conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e nas demais questões que implicam em relações com o ambiente;
  • Atuar em estruturas interdisciplinares, proporcionando um aprendizado contínuo, compartilhado e abrangente por toda a organização ou iniciativas;
  • Contribuir para a formulação, execução, acompanhamento, análise e avaliação de planos, programas, projetos e atividades na área de gestão ambiental como, por exemplo: áreas de riscos ambientais; programas de gerenciamento de resíduos, de recursos hídricos, de áreas naturais protegidas, políticas públicas e difusão de tecnologias;
  • Desenvolver, implementar e documentar estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA), bem como outros Estudos Ambientais necessários para o licenciamento de atividades ou empreendimentos;
  • Implementar, certificar e auditar sistemas de gestão ambiental tipo série ISO 14000, FSC, entre outros;
  • Definir e monitorar para sociedade e organizações os meios e a aplicação das leis e regulamentos, que regem as relações da sociedade com o ambiente;
  • Estimular todos e quaisquer processos de educação ambiental formal, informal e não-formal para sociedade, organizações e, em especial, comunidades em riscos;
  • Estruturar e conduzir pesquisas, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos nos campos das Ciências Ambientais.
  • Desenvolver ações educativas, baseadas em ferramentas técnico-pedagógicas, em ambientes escolares e não-escolares de aprendizagem dentro da sua área de conhecimento (educação ambiental).

O bacharel em Gestão Ambiental terá a capacidade de atuar profissionalmente nas áreas de gestão e de análise de problemas ambientais, com base em um perfil inovador de elevado potencial de empregabilidade e adequado aos desafios do mercado ambiental e do desenvolvimento sustentável. O mercado de trabalho inclui a atuação no setor produtivo, governamental e no terceiro setor, sendo capaz ainda de desenvolver pesquisas visando o desenvolvimento de instrumentos, ferramentas e à melhoria das tecnologias relativas ao tratamento das questões ambientais.

A formação acadêmica desejável para um Gestor Ambiental (multidisciplinar – 17 competências profissionais listadas no projeto de lei que regulamenta a profissão PL 3.515/2019, que está no Senado Federal em sua última etapa até a regulamentação), segundo o Art. 3º, compete ao gestor ambiental a realização de atividades de gestão e de planejamento, de interesse social, humano, ecológico e ambiental que envolvam:

I – educação ambiental;

II – gerenciamento e implantação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA);

III – gestão de resíduos;

IV – elaboração de políticas ambientais;

V – desenvolvimento, implantação e assinatura de projetos ambientais;

VI – auditorias e elaboração e assinatura de laudos e de pareceres ambientais;

VII – avaliação de impactos ambientais;

VIII – assessoria ambiental;

IX – implementação de procedimentos de remediação;

X – docência;

XI – elaboração de relatórios ambientais;

XII – monitoramento de qualidade ambiental;

XIII – avaliação de conformidade legal;

XIV – recuperação de áreas degradadas;

XV – elaboração e implantação de projetos de desenvolvimento sustentável;

XVI – licenciamento ambiental;

XVII – elaboração de plano de manejo.

As metodologias propostas serão adequadas aos conteúdos de forma a atingir os objetivos previstos para o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Poderão ser utilizadas aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas a empresas e instituições na região. Durante as aulas práticas, será estimulado o uso pelos docentes de laboratórios que irão contribuir para a construção de um sólido aprendizado nas diversas áreas do conhecimento. Cada disciplina possui um Programa Analítico específico que tem como fundamento a orientação quanto a distribuição de conteúdo e notas que serão vistos ao longo do semestre letivo.
A metodologia aplicada nos diversos conteúdos buscará a valorização da interdisciplinaridade e o incentivo do desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Ambiental, a participação em eventos científicos, a participação em projetos de monitoria, projetos de extensão, de iniciação científica entre outros. Procura-se valorizar os conhecimentos prévios dos (as) discentes, sua autonomia e seus diferentes ritmos de aprendizagem.

A gestão do curso é feita pelo(a) coordenador(a) do curso e conta com o apoio da Coordenação Geral de Graduação (CGG), Secretaria de Ensino Superior, Diretoria de Ensino, Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) e Coordenação Pedagógica (CP).

Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso

A avaliação do projeto, segundo orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior (SINAES), é parte integrante da 1a dimensão, que avalia a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional e seus reflexos na formação do aluno, na qualidade do Projeto Pedagógico do curso e no seu cumprimento para formar o profissional competente. Essa avaliação se dá de forma participativa, coletiva, livre de ameaças, crítica e transformadora dos sujeitos envolvidos e de toda a instituição.

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional geral ocorre anualmente, envolvendo todos os segmentos: discentes, docentes, coordenadores, diretores, funcionários técnico-administrativos, egressos do curso, representante da sociedade civil organizada. A avaliação está, portanto, vinculada à qualidade e assim exige que alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, ex-alunos e representantes da comunidade local informem sobre a relevância do ensino e a adequação do mesmo ao mercado de trabalho, sobre as ações direcionadas para a pesquisa e a extensão, sobre a responsabilidade social e a infraestrutura do IF Sudeste de Minas Gerais – campus Barbacena.

Avaliação com os egressos

O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental representa o interesse da instituição pelo conhecimento de sua realidade, tendo como base seus ex-alunos, a partir de suas informações nas áreas profissional, acadêmica e pessoal, levantando dados relevantes, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade e permanente atualização e avalição do curso.
Busca, ainda, atender às diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) no que se refere às políticas de avaliação dos estudantes, tendo como foco a inserção dos egressos no mercado de trabalho e a avalição do curso. A coleta de dados para avaliação da instituição, com a participação do egresso, se dará mediante aplicação de um formulário (questionário) que será disponibilizado no site do IF Sudeste MG campus Barbacena e também pelo SIGAA. Estes dados serão tabulados e consolidados pela Coordenação do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, como subsídio para um melhor conhecimento da realidade da organização didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente.


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