O curso de Bacharelado em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – campus Barbacena foi criado na perspectiva de se correlacionar com a crescente e duradoura demanda de formação profissional especializada e qualificada para atuar na área ambiental, notadamente nos processos de intervenção institucional para a mudança ambiental em direção à sustentabilidade, através da melhor integração entre as ações de conservação dos sistemas naturais, da harmonia entre as sociedades e as atividades humanas. Visa preparar profissionais qualificados, críticos, criativos, líderes técnicos nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, com habilidades em relações humanas e com capacidade de adaptação a situações novas. Poderá ser também responsável técnico em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais, sendo capaz de desempenhar atividades de aperfeiçoamento, implementação e controle dos processos de prevenção, conservação e recuperação do ambiente, com habilidades e conhecimentos técnico-científicos, sendo capaz de absorver mudanças e sempre aprender.
Durante o curso, o ensino será centrado no aluno, buscando incentivá-lo ao crescimento contínuo, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades, a partir de fundamentos científicos dos processos de conservação e degradação do ambiente, bem como de conhecimentos em gestão dos recursos naturais para solucionar os problemas causados pela intervenção do homem na natureza. O aluno deverá ser estimulado a buscar o conhecimento por si só, devendo participar de trabalhos em grupo, discussões acadêmicas, seminários, visitas técnicas, e similares, realizar estágios, práticas extensionistas, escrever, apresentar e discutir seus trabalhos.
O Projeto Pedagógico do curso foi concebido a partir dos referenciais da Área Ambiental, nas competências profissionais previstas no Projeto de Lei n0 3515/2019, que regulamenta a profissão do (a) Gestor (a) Ambiental, nos referenciais curriculares previstos na prova do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) e nas particularidades da região onde o curso está inserido. Pretende contemplar uma conexão ponderada entre o perfil ideal do profissional dedicado a esta ciência e as exigências práticas da demanda da sociedade. Nesta perspectiva, visa refletir o compromisso social de nossa Instituição, ao formar profissionais competentes, cientes de suas possibilidades de ação no mercado de trabalho e nas comunidades em que irão atuar, a fim de contribuir para o progresso social, baseando-se em valores éticos e humanísticos.
Telefone/Ramal:
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento