Banca de DEFESA: LAURIZA QUINA BARRETO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAURIZA QUINA BARRETO DO NASCIMENTO
DATA : 09/10/2023
LOCAL: online
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS: (Re)significação do fazer docente no ensino médio integrado, percepções e o diálogo entre teoria e prática na educação profissional e tecnológica (EPT)

PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias ativas. ensino híbrido. práticas pedagógicas integradoras. estratégias pedagógico-instrucionais

RESUMO:

No contexto da Educação Profissional Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI), esta pesquisa científica do programa ProfEPT - IF Sudeste MG aporta uma base teórica para a reflexão sobre as tendências nos processos ensino-aprendizagem no contexto do ensino híbrido. A problematização endereça responder as questões motivadoras e a problemática central: “Quais elementos estratégicos pedagógicoinstrucionais de suporte à didática, no contexto do ensino híbrido, impactam à elaboração pedagógica-instrucional de práticas disruptivas, a serem implementadas nos percursos de aprendizagem do aluno por metodologias ativas, quando em apropriação pelos docentes implicados na EPT?”. A modalidade de pesquisa é mista, de natureza quali-quantitativa exploratória sequencial. Propõe um estudo de avaliação de investigação aplicada, focalizado na estratégia de ensino-aprendizagem, envolvendo coordenadores e professores participantes da pesquisa. A relevância da pesquisa é prover uma reflexão acerca das técnicas de aprendizagem ativa, mediante o redesenho de Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI), pautadas por diferentes métodos sistematizados, bem como, dialogar com os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes. O resultado projeta possibilidades para a construção de um Produto Técnico -Tecnológico (PTT) - Guia Referencial a subdisidiar a formação docente, com foco na aprendizagem centrada no aluno, via métodos ativos, a propiciar o protagonismo do alunado na construção do próprio conhecimento, no contexto da educação unitária, politécnica e omnilateral, bases da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Evidencia a necessidade de mudança cultural na formação de professores e a atuação no contexto contemporâneo; o incentivo a experimentação de novos métodos, a utilização do componente social da aprendizagem ativa e; adequação da infraestrutura e layouts de sala de aula, para aplicação das técnicas de metodologias ativas (MA).

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1869377 - ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - CLEITON SAMPAIO DE FARIAS - IFAC
Externo(a) à Instituição - DANIELA KARINE RAMOS SEGUNDO - UFSC
Notícia cadastrada em: 27/12/2023 15:10
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig13.ifsudestemg.edu.br.sig13