METODOLOGIAS ATIVAS: (Re)significação do fazer docente no ensino médio integrado, percepções e o diálogo entre teoria e prática na educação profissional e tecnológica (EPT)
Metodologias ativas. ensino híbrido. práticas pedagógicas integradoras. estratégias pedagógico-instrucionais
No contexto da Educação Profissional Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI), esta pesquisa científica do programa ProfEPT - IF Sudeste MG aporta uma base teórica para a reflexão sobre as tendências nos processos ensino-aprendizagem no contexto do ensino híbrido. A problematização endereça responder as questões motivadoras e a problemática central: “Quais elementos estratégicos pedagógicoinstrucionais de suporte à didática, no contexto do ensino híbrido, impactam à elaboração pedagógica-instrucional de práticas disruptivas, a serem implementadas nos percursos de aprendizagem do aluno por metodologias ativas, quando em apropriação pelos docentes implicados na EPT?”. A modalidade de pesquisa é mista, de natureza quali-quantitativa exploratória sequencial. Propõe um estudo de avaliação de investigação aplicada, focalizado na estratégia de ensino-aprendizagem, envolvendo coordenadores e professores participantes da pesquisa. A relevância da pesquisa é prover uma reflexão acerca das técnicas de aprendizagem ativa, mediante o redesenho de Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI), pautadas por diferentes métodos sistematizados, bem como, dialogar com os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes. O resultado projeta possibilidades para a construção de um Produto Técnico -Tecnológico (PTT) - Guia Referencial a subdisidiar a formação docente, com foco na aprendizagem centrada no aluno, via métodos ativos, a propiciar o protagonismo do alunado na construção do próprio conhecimento, no contexto da educação unitária, politécnica e omnilateral, bases da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Evidencia a necessidade de mudança cultural na formação de professores e a atuação no contexto contemporâneo; o incentivo a experimentação de novos métodos, a utilização do componente social da aprendizagem ativa e; adequação da infraestrutura e layouts de sala de aula, para aplicação das técnicas de metodologias ativas (MA).