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Dissertações |
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EDUARDO LUIZ DE MORAES FERREIRA
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JUVENTUDES, MUNDO DO TRABALHO E CONTEMPORANEIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o caso do Curso Técnico em Mecânica
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Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
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Data: 18/04/2023
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Analisam-se as motivações que mobilizaram estudantes a frequentarem o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IF Sudeste MG, Campus Muriaé, visando compreender aspectos relevantes das suas relações com o EMI e com os desafios do mundo do trabalho. Objetivou-se: compreender as percepções dos jovens que optam por ingressar nessa unidade da rede federal de ensino; identificar demandas vinculadas a processos de formação humana integral; fornecer subsídios para a organização e o planejamento do currículo integrado; apontar indicadores para elaboração e apresentação de um produto educacional; elaborar e disponibilizar esse produto educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, opta-se pelo método qualitativo, estudo de caso e técnicas de pesquisas bibliográfica, documental e legislativa e observação direta extensiva, permeada pela aplicação de um questionário semiestruturado. O público selecionado para a aplicação da abordagem e das técnicas selecionadas é composto por 22 (vinte e dois) discentes do 3° ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IF Sudeste MG, Campus Muriaé. Como resultado, apresentam-se e discutem-se características contemporâneas da juventude e suas percepções sobre o mundo do trabalho, identificam-se demandas relacionadas a processos de formação humana integral e profissional e, elaborado com base em indicadores coletados e analisados, disponibiliza-se um produto educacional consubstanciado em guia didático/instrucional – validado por alunos e professores do curso – que visa contribuir para a formação plena dos jovens alunos. Constata-se que um dos prováveis objetivos do público jovem é se inserir, socialmente, principalmente na realidade da universidade e do mundo do trabalho. Apontam-se as percepções dos jovens discentes sobre o mundo do trabalho e suas motivações para ingresso, participação e permanência no citado curso técnico. Preconiza-se que a condição juvenil seja cada vez mais contemplada e respeitada nas práticas de elaboração curricular, socioeducativas e didático-pedagógicas não só pelo IF Sudeste MG, Campus Muriaé, mas também pelos demais IFs e por todas as instituições que oferecem EMI, articulada com seu objetivo principal; qual seja: formação integral e omnilateral no Ensino Médio.
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NAGIMAR GARCIA FERREIRA
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RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Aplicação de videoaula como proposta de implementação do ensino híbrido no curso técnico em soldagem no SENAI de Cataguases
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Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
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Data: 29/05/2023
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As mudanças na educação são constantes e demandam novas ferramentas de ensino e revisão das metodologias. O cenário atual é voltado para um mundo midiático e não tem sido diferente no contexto educacional, principalmente no âmbito profissionalizante, um ambiente mais complexo e diversificado, com novas tendências. Por conta disso, o presente estudo objetivou analisar e propor a utilização de recursos midiáticos através de videoaulas como metodologia de ensino híbrido no curso técnico de Soldagem no SENAI de Cataguases. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e desenvolvimento do tema, balizando o contexto em autores como Moran (1998), Freire (1995), Frigoto (2009), Saviani(2003), entre outros. Em seguida um estudo de caso foi desenvolvido uma turma de Técnico em Soldagem do Senai Cataguases – Centro de Formação Profissional José Ignácio, com discentes e docentes, em que foi possível analisar a viabilidade de implementação do ensino híbrido. A partir dos resultados e análises da pesquisa, o produto educacional foi desenvolvido através de um e-book, contendo videoaulas em formato de pílulas de aprendizagem, disponibilizadas na plataforma digital utilizada pelo Senai Cataguases que é o Google For Education através do Classroom, na disciplina de Comunicação e Redação Técnica. Foram cinco pílulas gravadas e postadas, abordando especificamente o conteúdo programático contido no plano de curso, suas aplicações e importância. Portanto, com a implantação do produto educacional, por meio da videoaula no ensino híbrido, foi possível despertar no aluno a capacidade de se tornar o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como mediador do conhecimento, e assim, proporcionou uma aprendizagem significativa, o que favoreceu os resultados da educação profissional e tecnológica, formando alunos mais proativos e atuantes na busca pelo conhecimento.
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LIGIA MARIA LIMA
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O Centro de Vivência como ferramenta de socialização dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Barbacena: um estudo de caso.
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Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
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Data: 31/05/2023
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No último século, deparamo-nos com novas formas de socialização e a escola vem se transformando em uma agência socializadora por excelência. A condição juvenil depende das situações concretas dos alunos, mas também dos processos de vinculação definidos nos seus percursos de vida, onde a forma escolar de socialização se consagra. Assim, inegáveis são as influências que todos os ambientes de uma escola exercem na formação do educando, nos mais diversos aspectos, como acontece no caso dos espaços que vão além das salas de aula. Diante disso, teve-se como objetivo principal desta pesquisa investigar as contribuições dos espaços escolares de socialização que se estendem além das salas de aula, para uma formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado, dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. A importância que o tema da socialização tem na vida escolar de ensino médio e a baixa produção de pesquisas que tentem explicar esse fenômeno, indicam para a necessidade de que tal temática seja constantemente estudada e revista. Esta pesquisa procura, também, investigar em que medida as relações estabelecidas pelos jovens em espaços ou áreas de convivência interferem nas significações de sua condição juvenil, através das percepções dos alunos e servidores do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Para atender aos objetivos propostos, foi realizada pesquisa no formato de estudo de caso, com aporte teórico à luz dos ensinamentos de autores como Dayrell (1999, 2003, 2007, 2009), Luckesi (2000), Cabrera e Salvi (2005), Simmel (2006), Durkheim (2007), Brenner, Dayrell e Carrano (2008), Brougère (2010), Martins e Carrano (2011) e Kishimoto (2017). Inicialmente, foram aplicados questionários estruturados aos alunos dos primeiros anos do ensino médio integrado. Após, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, onde os depoentes foram servidores usuários do Centro de Vivência durante o período do seu funcionamento. Buscando abranger todas as dimensões da escola, abordou-se também a temática do lazer e da ludicidade, visto que os espaços escolares de socialização só ganham vida a partir da apropriação e dos significados que lhes são conferidos, sendo a escola um espaço fecundo para a manifestação do lúdico e vivência do lazer. Os resultados obtidos através da análise dos dados apontam para o interesse da comunidade acadêmica quanto à possibilidade de reabertura do Centro de Vivência, visto que, na sua percepção, o espaço se constitui em um importante campo de socialização. Considerando tais resultados e com o objetivo de contribuir, caso ocorra a reabertura do Centro, foi desenvolvido, como produto educacional, um Documento Base que buscou compilar todas as características informacionais relativas ao funcionamento do espaço. O objetivo é de que esse protótipo possa ser utilizado em futuras regulamentações, já que o Centro de Vivência não dispõe de qualquer tipo de normatização institucional.
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GILMARA MOREIRA GONCALVES NETTO
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Contribuições que a educação empreendedora pode esrabelecer com o ensino profissional e tecnológico
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Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
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Data: 10/07/2023
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O presente estudo teve como objetivo avaliar de que forma o ensino do empreendedorismo pode contribuir na formação do cidadão no âmbito da EPT. Os objetivos específicos foram: a) Identificar e analisar as percepções e concepções iniciais dos docentes e estudantes com relação ao tema empreendedorismo; b) Consultar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio da instituição, a fim de verificar as concepções empreendedoras que direcionam as práticas pedagógicas; c) Realizar a sequência didática com os estudantes; d) Verificar se a metodologia proposta na sequência didática estimulou a identificação das capacidades empreendedoras dos alunos e analisar a contribuição destas em sua formação. O lócus para esta pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba. Foi adotada uma abordagem qualitativa, os participantes da pesquisa foram docentes do Curso Técnico Integrado em Zootecnia. A pesquisa está estruturada em seis capítulos: o primeiro e segundo discute o referencial teórico, o qual trata da concepção do Ensino Empreendedor e a construção de capacidades empreendedoras. O terceiro capítulo descreve a metodologia baseada no modelo qualitativo. O quarto capítulo traz os resultados da pesquisa, onde se analisa a identificação das capacidades pelos estudantes e a relação da concepção empreendedora do Projeto Pedagógico de Curso da instituição com as práticas pedagógicas. No quinto capítulo apresentou-se o produto educacional, seu desenvolvimento e avaliação. A respeito dos resultados da pesquisa, foi realizado o produto educacional – “Sequência Didática - IF Empreendedor: fazendo acontecer”, aplicada a uma turma de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Zootecnia. A sequência didática adotou as metodologias ativas, como base as teorias de Paulo Freire e John Dewey e teve como proposta, oferecer aos professores uma alternativa metodológica que os auxilie no processo de desenvolvimento das capacidades empreendedoras de seus estudantes, contribuindo assim para uma formação integral. Por fim, nas considerações finais, faz-se uma análise da contribuição do Ensino do Empreendedorismo para a formação do cidadã na educaçao profissional tecnonológica
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CAROLINA GOUVÊIA DA SILVA
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TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ETECNOLÓGICA: contribuições do Plano Individualizado de Transição (PIT) para o desenvolvimento de habilidades sociais no mundo do trabalho
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Orientador : LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
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Data: 10/08/2023
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O presente estudo trata a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tanto na Educação Profissional quanto na Tecnológica e como a inserção no mundo do trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais. Foi proposta uma análise acerca do conhecimento do transtorno, bem como dos déficits nas habilidades sociais, na perspectiva dos discursos dos professores, do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), de um egresso do curso Técnico Integrado em Alimentos do campus Rio Pomba e seus pais. O motivo para a realização desta pesquisa deve-se ao fato da necessidade de se criar espaços de diálogo sobre capacitismo, preconceito, barreiras atitudinais e a importância da construção da autonomia, assim como a independência na vida de adolescentes e jovens com autismo, que anseiam por oportunidades sociais não só inclusivas, mas também igualitárias, tanto na área educacional, quanto laboral. A pesquisa consistiu num estudo de caso realizado por meio de uma análise qualitativa, dividida em duas fases. Na primeira fase, foi realizada uma análise documental. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas individuais com um egresso diagnosticado com TEA e seus pais, dois professores da área técnica do curso Técnico Integrado em Alimentos e com um servidor do NAI. O estudo dos conteúdos foi realizado por meio da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados das análises documentais e das entrevistas possibilitaram a identificação de barreiras como a capacitação, conhecimento sobre o TEA e habilidades sociais, necessidades de atualização do PEI, bem como associadas à preparação do aluno com deficiência para a inserção no mundo do trabalho. O Produto Educacional originado deste estudo, intitulado Plano Individualizado de Transição (PIT), foi construído com o objetivo de ser um documento de preparação para a inserção do aluno com TEA e outras deficiências na experiência profissional do estágio, plano este que, por contemplar um planejamento do desenvolvimento de habilidades tanto técnicas quanto comportamentais necessárias às atividades do estágio, pode contribuir para um processo efetivo de inclusão, aquisição de autonomia e protagonismo da pessoa com deficiência.
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LAURIZA QUINA BARRETO DO NASCIMENTO
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METODOLOGIAS ATIVAS: (Re)significação do fazer docente no ensino médio integrado, percepções e o diálogo entre teoria e prática na educação profissional e tecnológica (EPT)
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Orientador : ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
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Data: 09/10/2023
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No contexto da Educação Profissional Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI), esta pesquisa científica do programa ProfEPT - IF Sudeste MG aporta uma base teórica para a reflexão sobre as tendências nos processos ensino-aprendizagem no contexto do ensino híbrido. A problematização endereça responder as questões motivadoras e a problemática central: “Quais elementos estratégicos pedagógicoinstrucionais de suporte à didática, no contexto do ensino híbrido, impactam à elaboração pedagógica-instrucional de práticas disruptivas, a serem implementadas nos percursos de aprendizagem do aluno por metodologias ativas, quando em apropriação pelos docentes implicados na EPT?”. A modalidade de pesquisa é mista, de natureza quali-quantitativa exploratória sequencial. Propõe um estudo de avaliação de investigação aplicada, focalizado na estratégia de ensino-aprendizagem, envolvendo coordenadores e professores participantes da pesquisa. A relevância da pesquisa é prover uma reflexão acerca das técnicas de aprendizagem ativa, mediante o redesenho de Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI), pautadas por diferentes métodos sistematizados, bem como, dialogar com os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes. O resultado projeta possibilidades para a construção de um Produto Técnico -Tecnológico (PTT) - Guia Referencial a subdisidiar a formação docente, com foco na aprendizagem centrada no aluno, via métodos ativos, a propiciar o protagonismo do alunado na construção do próprio conhecimento, no contexto da educação unitária, politécnica e omnilateral, bases da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Evidencia a necessidade de mudança cultural na formação de professores e a atuação no contexto contemporâneo; o incentivo a experimentação de novos métodos, a utilização do componente social da aprendizagem ativa e; adequação da infraestrutura e layouts de sala de aula, para aplicação das técnicas de metodologias ativas (MA).
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ISAC DA SILVA HABER
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o caso do Instituto Federal Sudeste MG-campus Juiz de Fora
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Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
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Data: 17/10/2023
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Esta dissertação tem como objetivo verificar as condições de aprendizagem oferecidas aos alunos com deficiência nos cursos profissionalizantes do IF Sudeste campus Juiz de Fora, abordando a inclusão de Pessoas com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e destacando a importância de políticas inclusivas, acessibilidade e práticas educacionais adequadas. A metodologia utilizada neste estudo é de -de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, e inclui o estudo de caso, recorrendo-se a revisão bibliográfica, levantamento das tipologias e do quantitativo de seria com letra maiúscula mesmo? pessoas com deficiência e análise dos dados obtidos. Foram identificadas as tipologias de deficiências em maior evidência quantitativa, com foco nas Deficiências Intelectual e Auditiva/Surdez. A investigação também avaliou as condições de aprendizagem oferecidas, incluindo questões de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica e comunicativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários direcionados aos diferentes grupos de participantes, incluindo alunos com deficiência, pais ou responsáveis, professores e integrantes do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), buscando compreender as percepções, conhecimentos, crenças e expectativas desses atores em relação à inclusão e acessibilidade no ambiente educacional. Os resultados revelaram desafios e limitações na promoção da Educação Inclusiva no IF Sudeste campus Juiz de Fora, tais como a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual ou auditiva, metodologias tradicionais de ensino e comunicação deficitária, motivando, ainda, a elaboração do E-book Guia para Educação Inclusiva: um olhar sobre a Pessoa com Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva/Surdez, com orientações e propostas de intervenções aos professores, alunos com deficiência, pais ou responsáveis e integrantes do NAI. Os professores desempenham um papel crucial na inclusão, mas é necessário um maior entendimento sobre as deficiências estudadas e as necessidades das pessoas com essas deficiências. Ressalta-se, portanto, a importância da empatia dos professores pelos alunos com deficiência, a continuidade de ações de fomento para a inclusão efetiva no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, para efetivar as políticas inclusivas para todos os estudantes, independente de suas deficiências. Espera-se, assim, que a pesquisa ofereça insights para futuras ações e estudos sobre a Educação Inclusiva na EPT.
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RENATA CRISTINA CONDE
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Aprendizagem Baseada em Problemas: Contribuições para a Construção do Pensamento Crítico na Formação do Técnico em Enfermagem.
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Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
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Data: 20/10/2023
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A Educação Profissional Tecnológica é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como foco a formação integral do aluno, com o objetivo de prepará-lo para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Esta articulação busca desenvolver um olhar crítico-reflexivo, contribuindo para a transformação das práticas pedagógicas. O tema deste estudo foi a formação do pensamento crítico junto ao aluno do Curso Técnico em Enfermagem a partir da utilização de uma metodologia ativa, como uma nova estratégia de aprendizagem na Educação Profissional Tecnológica. Um modelo especialmente dedicado ao campo da saúde é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sendo mais conhecida em inglês por Problem Based Learning (PBL). Contudo, em se tratando de cursos técnicos, a aplicação da variante deste método, denominada ABP no formato de estudo de caso, torna-se mais adequada. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições da metodologia ABP no formato de estudo de caso, em relação à construção do pensamento crítico na formação do Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG- Campus Barbacena. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza aplicada foi desenvolvida utilizando teoria e prática envolvendo as metodologias ativas como uma maneira de estimular a participação, a autonomia e a criticidade deste aluno, conduzindo-o à construção do seu próprio conhecimento, a partir de situações reais. O público-alvo da pesquisa foi composto por 25 alunos matriculados na disciplina de estágio curricular e 4 professores que supervisionam o estágio. Os dados foram coletados por meio de questionários onde foi verificada a percepção dos participantes sobre o pensamento crítico e sua articulação com a teoria e a prática, a partir do uso da ABP, além de avaliar a relação teórico-prática na disciplina de estágio curricular. Os dados foram submetidos à análise descritiva e de conteúdo e, após analisados à luz do referencial teórico, os resultados foram considerados na construção do produto educacional, no formato de uma sequência didática. Os resultados mostraram a relevância de se estimular o pensamento crítico junto aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, apresentando dados favoráveis sobre a utilização da metodologia em questão, contribuindo para a capacidade de reflexão dos alunos sobre suas práticas, de forma mais colaborativa, além de mostrar mais dinamismo e criatividade no processo de aprendizagem. Concluímos que a proposição de se usar a metodologia ABP no formato de estudo de caso foi algo visto como eficiente, visto que os alunos se envolveram com as atividades propostas, onde se posicionaram de forma mais crítica diante dos conteúdos trabalhados e da própria prática de estágio, apresentando-se mais satisfeitos diante do novo formato de aprendizagem, além de mais envolvidos na construção do seu saber.
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GLAURA APARECIDA LOPES DA VEIGA
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CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS ELETIVAS E PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO MUNICÍPIO PONTE NOVA - MG
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Orientador : ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS
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Data: 30/10/2023
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Este trabalho teve o propósito de analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas Eletivas BNCC para o Enem e Raciocínio Lógico e Projeto de Vida, componentes curriculares do Curso Técnico em Tempo Integral Profissionalizante em Informática para a formação integral dos estudantes na Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira do município Ponte Nova/MG. Foi realizada a análise documental acerca da implantação do EMTI na escola avaliada. Também foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa com os docentes que ministram as disciplinas eletivas citadas e estudantes da turma do 1º ano do EMTI. A coleta de dados teve como técnica de pesquisa a utilização de questionários semiestruturados disponibilizados através do aplicativo Google Forms e enviados aos participantes via e-mail, após conversa presencial com os respondentes. Observou-se que a atuação das docentes nas disciplinas Eletivas e Projeto de Vida é recente. As docentes efetivas escolhem atuar em disciplinas que lhe são mais confortáveis e à designada foi atribuída a disciplina mais desafiadoras, como Projeto de Vida. Todas as docentes percebem a importância da integração dos conteúdos das disciplinas eletivas e apontaram problemas dos estudantes como desinteresse, defasagem de conteúdos e pouca assiduidade. Chama atenção o fato de que a formação demandada pelas professoras perpassa principalmente pela busca de metodologias ativas. Nenhuma apontou demanda de formação em currículo integrado, indicando que esta não é uma prioridade. Os estudantes apontaram que essa modalidade de ensino é uma preparação mais completa para o futuro, com habilidades técnicas que são altamente valorizadas. No entanto, também levantam desafios relacionados à carga horária intensiva e ao equilíbrio entre os aspectos técnicos e práticos do currículo. Muitos mencionam a necessidade de apoio e orientação para lidar com esses desafios. Os resultados obtidos subsidiaram a elaboração do produto educacional: Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida resultante da necessidade de integração e maior demanda de participação dos estudantes. A Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida estará disponível gratuitamente em PDF, contribuindo para o processo ensino integração e protagonismo dos estudantes do EMTI.
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RITA LUISA DE OLIVEIRA
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RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E COTAS NA EDUCAÇÃO: "um olhar sobre o acesso, permanência e êxito de estudantes do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio do IF Sudeste/MG – Campus Rio Pomba”
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Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
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Data: 30/10/2023
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O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre o acesso, permanência e êxito de estudantes que ingressaram no curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, por meio da Lei 12.711/2012 (lei de cotas). Consideramos fazer um recorte com foco nas cotas raciais pelas categorias L2 e L6, que ingressaram nos anos de 2017, 2018 e 2019. O estudo se insere na linha "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)" e no Macroprojeto "Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT" do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, com coleta de dados realizada em três etapas: bibliográfica, documental e pesquisa de campo, realizada por meio de questionários enviados aos servidores da CGAE (Coordenação Geral de Assistência Estudantil) e aos diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como ao NEABI (Núcleo de Estudos afro-brasileiros e Indígenas). Foram analisados documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso em destaque, dentre outros documentos. A análise dos dados foi realizada com base na metodologia de Bardin (2016). A pesquisa resultou na elaboração de um Produto Educacional em formato de cartilha digital, com o objetivo de socializar informações relacionadas à Lei 12.711/2012, principalmente quanto à forma de ingresso pelas cotas raciais, apresentando também informações sobre os procedimentos de heteroidentificação. Um pequeno resumo contendo informações sobre o PNAES está inserido na cartilha. O objetivo geral foi atingido, proporcionando um entendimento das iniciativas implementadas no campus Rio Pomba que possam contribuir com a permanência e êxito de estudantes cotistas negros. Além disso, exploramos as dinâmicas das relações étnico-raciais no processo educativo, reforçando a importância de integrar um investimento mais substancial nas questões relacionadas a essa dimensão nas estruturas educacionais, visando assegurar a permanência e êxito de nossos estudantes. Confirmamos, portanto, a necessidade de desenvolver ações de assistência estudantil direcionadas especificamente para o segmento racial em destaque nesse estudo.
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ROBERTO ALVES DUTRA
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USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO CURSO TÉCNICO EM ZOOTECNIA
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Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
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Data: 28/11/2023
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O ensino da matemática é fundamental para a formação acadêmica dos jovens, e a geometria, uma das principais áreas da matemática, é uma ferramenta importante para a compreensão dos elementos matemáticos que compõem o cotidiano. A tecnologia, agregada a essa disciplina, pode facilitar o ensino e trazer novas perspectivas para a aprendizagem. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades de uso do software GeoGebra para integração entre conhecimentos matemáticos que envolvem cálculo de volumes e disciplinas de formação profissional do curso Técnico em Zootecnia, de forma a propiciar a efetivação do currículo integrado. Como metodologia, a investigação apoiou-se na pesquisa-ação, na análise documental da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Projeto Pedagógico e dos planos de ensino do curso, e na entrevista semiestruturada com o coordenador de curso. Após a análise desses dados, foi desenvolvido um produto educacional que visa contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial no curso Técnico em Zootecnia integrado ao ensino médio: o ZOOMAT. Esse produto educacional é composto por três sequências didáticas para ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra no smartphone. A aplicação do produto educacional foi realizada com 26 alunos do curso Técnico em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rio Pomba-MG, e os resultados apontados por eles indicam que o material auxilia na aprendizagem e na integração do curso. Os resultados mostraram que o uso do GeoGebra favoreceu a compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos no cálculo de volumes, bem como a integração entre os conhecimentos matemáticos e as disciplinas de formação profissional. Conclui-se que a tecnologia e a matemática são ferramentas que podem contribuir significativamente para a efetivação do currículo integrado e, consequentemente, para a aprendizagem de geometria espacial no ensino médio.
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