Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • RENATA MOREIRA PINHEIRO
  • UMA ANÁLISE SOBRE OS ESTUDOS DE DEMANDAS DOS CURSOS TÉCNICOS APROVADOS PELA RESOLUÇÃO CONSU/IF SUDESTE MG Nº 47, DE 22 DE SETEMBRO DE 2022

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 18/03/2024
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  • Este trabalho visa investigar como os estudos de demanda dos cursos técnicos aprovados pela Resolução CONSU/IF Sudeste MG nº 47, de 22 de setembro de 2022, foram percebidos pelos membros do Órgão Colegiado responsável pela aprovação da abertura de cursos nesta instituição, o Conselho Superior, quando da tomada de decisão pela autorização de oferta dos mencionados cursos. E, também, desenvolver um produto educacional que oriente na confecção das propostas de novos cursos no âmbito do IF Sudeste MG, de forma a dar suporte aos responsáveis pelos processos administrativos de abertura de curso, auxiliando-os tanto na formalização da documentação quanto no momento da deliberação. O percurso metodológico adotado foi de método misto, com abordagem explanatória sequencial, de caráter quantiqualitativo. As etapas deste estudo perpassaram pela pesquisa bibliográfica, análise documental e coleta de dados, com aplicação de questionários aos membros do Conselho Superior do IF Sudeste MG. Entre os principais resultados obtidos está o reconhecimento da importância de um estudo de demanda nos processos que tratam de abertura de cursos e a necessidade de mais esclarecimentos e informações sobre a temática, como por exemplo, uma clara definição das informações que devem estar contidas nesses processos administrativos. Em sequência, foi confeccionado um produto educacional denominado “Guia Orientador para Elaboração de Estudo de Viabilidade de Abertura de Curso”, onde constam conteúdos produzidos e selecionados em referência à temática do estudo de demanda, com o objetivo de orientar na construção de um estudo de viabilidade de abertura de curso adequado e realista, trazendo benesses sociais, pedagógicas, administrativas e financeiras para a unidade ofertante. Tal produto foi avaliado positivamente pelos participantes da pesquisa. Em suma, observou-se que os estudos de demanda para abertura de cursos respaldaram os membros do Conselho Superior em suas decisões, mesmo que de forma não consubstanciada, e que a apuração da demanda real e o atendimento de seus aspectos internos e externos à instituição estão diretamente ligados ao sucesso administrativo e social dos Institutos Federais e suas comunidades.

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  • PEDRO HENRIQUE DE CASTRO APOLINÁRIO
  • “O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO CAMPUS JUIZ DE FORA: as percepções da saúde mental docente"

  • Orientador : ADRIANO REDER DE CARVALHO
  • Data: 27/03/2024
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  • “O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO CAMPUS JUIZ DE FORA: as percepções da saúde mental docente"

3
  • WANDREIA DE PAULA LIMA
  • Avaliação da Aprendizagem sob a ótica dos docentes e discentes do Curso Técnico em Serviços Jurídicos.

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 01/04/2024
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  • Avaliação da Aprendizagem sob a ótica dos docentes e discentes do Curso Técnico em Serviços Jurídicos.

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  • REGINALDO LÚCIO LOPES DA VEIGA
  • ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

  • Orientador : LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
  • Data: 20/11/2024
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  • Artes na formação humana integral de estudantes de cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG- campus Rio Pomba

2023
Dissertações
1
  • LUCIANA NARCISO DE MATTOS
  • ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: tensões e mobilizações trazidas para o trabalho docente

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 16/01/2023
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  • ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: tensões e mobilizações trazidas para o trabalho docente

2
  • EDUARDO LUIZ DE MORAES FERREIRA
  • JUVENTUDES, MUNDO DO TRABALHO E CONTEMPORANEIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o caso do Curso Técnico em Mecânica

  • Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Data: 18/04/2023
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  • Analisam-se as motivações que mobilizaram estudantes a frequentarem o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IF Sudeste MG, Campus Muriaé, visando compreender aspectos relevantes das suas relações com o EMI e com os desafios do mundo do trabalho. Objetivou-se: compreender as percepções dos jovens que optam por ingressar nessa unidade da rede federal de ensino; identificar demandas vinculadas a processos de formação humana integral; fornecer subsídios para a organização e o planejamento do currículo integrado; apontar indicadores para elaboração e apresentação de um produto educacional; elaborar e disponibilizar esse produto educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, opta-se pelo método qualitativo, estudo de caso e técnicas de pesquisas bibliográfica, documental e legislativa e observação direta extensiva, permeada pela aplicação de um questionário semiestruturado. O público selecionado para a aplicação da abordagem e das técnicas selecionadas é composto por 22 (vinte e dois) discentes do 3° ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IF Sudeste MG, Campus Muriaé. Como resultado, apresentam-se e discutem-se características contemporâneas da juventude e suas percepções sobre o mundo do trabalho, identificam-se demandas relacionadas a processos de formação humana integral e profissional e, elaborado com base em indicadores coletados e analisados, disponibiliza-se um produto educacional consubstanciado em guia didático/instrucional – validado por alunos e professores do curso – que visa contribuir para a formação plena dos jovens alunos. Constata-se que um dos prováveis objetivos do público jovem é se inserir, socialmente, principalmente na realidade da universidade e do mundo do trabalho. Apontam-se as percepções dos jovens discentes sobre o mundo do trabalho e suas motivações para ingresso, participação e permanência no citado curso técnico. Preconiza-se que a condição juvenil seja cada vez mais contemplada e respeitada nas práticas de elaboração curricular, socioeducativas e didático-pedagógicas não só pelo IF Sudeste MG, Campus Muriaé, mas também pelos demais IFs e por todas as instituições que oferecem EMI, articulada com seu objetivo principal; qual seja: formação integral e omnilateral no Ensino Médio.

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  • NAGIMAR GARCIA FERREIRA
  • RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Aplicação de videoaula como proposta de implementação do ensino híbrido no curso técnico em soldagem no SENAI de Cataguases

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 29/05/2023
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  • As mudanças na educação são constantes e demandam novas ferramentas de ensino e revisão das metodologias. O cenário atual é voltado para um mundo midiático e não tem sido diferente no contexto educacional, principalmente no âmbito profissionalizante, um ambiente mais complexo e diversificado, com novas tendências. Por conta disso, o presente estudo objetivou analisar e propor a utilização de recursos midiáticos através de videoaulas como metodologia de ensino híbrido no curso técnico de Soldagem no SENAI de Cataguases. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e desenvolvimento do tema, balizando o contexto em autores como Moran (1998), Freire (1995), Frigoto (2009), Saviani(2003), entre outros. Em seguida um estudo de caso foi desenvolvido uma turma de Técnico em Soldagem do Senai Cataguases – Centro de Formação Profissional José Ignácio, com discentes e docentes, em que foi possível analisar a viabilidade de implementação do ensino híbrido. A partir dos resultados e análises da pesquisa, o produto educacional foi desenvolvido através de um e-book, contendo videoaulas em formato de pílulas de aprendizagem, disponibilizadas na plataforma digital utilizada pelo Senai Cataguases que é o Google For Education através do Classroom, na disciplina de Comunicação e Redação Técnica. Foram cinco pílulas gravadas e postadas, abordando especificamente o conteúdo programático contido no plano de curso, suas aplicações e importância. Portanto, com a implantação do produto educacional, por meio da videoaula no ensino híbrido, foi possível despertar no aluno a capacidade de se tornar o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como mediador do conhecimento, e assim, proporcionou uma aprendizagem significativa, o que favoreceu os resultados da educação profissional e tecnológica, formando alunos mais proativos e atuantes na busca pelo conhecimento.

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  • LIGIA MARIA LIMA
  • O Centro de Vivência como ferramenta de socialização dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Barbacena: um estudo de caso.

  • Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
  • Data: 31/05/2023
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  • No último século, deparamo-nos com novas formas de socialização e a escola vem se transformando em uma agência socializadora por excelência. A condição juvenil depende das situações concretas dos alunos, mas também dos processos de vinculação definidos nos seus percursos de vida, onde a forma escolar de socialização se consagra. Assim, inegáveis são as influências que todos os ambientes de uma escola exercem na formação do educando, nos mais diversos aspectos, como acontece no caso dos espaços que vão além das salas de aula. Diante disso, teve-se como objetivo principal desta pesquisa investigar as contribuições dos espaços escolares de socialização que se estendem além das salas de aula, para uma formação omnilateral dos alunos do ensino médio integrado, dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. A importância que o tema da socialização tem na vida escolar de ensino médio e a baixa produção de pesquisas que tentem explicar esse fenômeno, indicam para a necessidade de que tal temática seja constantemente estudada e revista. Esta pesquisa procura, também, investigar em que medida as relações estabelecidas pelos jovens em espaços ou áreas de convivência interferem nas significações de sua condição juvenil, através das percepções dos alunos e servidores do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Para atender aos objetivos propostos, foi realizada pesquisa no formato de estudo de caso, com aporte teórico à luz dos ensinamentos de autores como Dayrell (1999, 2003, 2007, 2009), Luckesi (2000), Cabrera e Salvi (2005), Simmel (2006), Durkheim (2007), Brenner, Dayrell e Carrano (2008), Brougère (2010), Martins e Carrano (2011) e Kishimoto (2017). Inicialmente, foram aplicados questionários estruturados aos alunos dos primeiros anos do ensino médio integrado. Após, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, onde os depoentes foram servidores usuários do Centro de Vivência durante o período do seu funcionamento. Buscando abranger todas as dimensões da escola, abordou-se também a temática do lazer e da ludicidade, visto que os espaços escolares de socialização só ganham vida a partir da apropriação e dos significados que lhes são conferidos, sendo a escola um espaço fecundo para a manifestação do lúdico e vivência do lazer. Os resultados obtidos através da análise dos dados apontam para o interesse da comunidade acadêmica quanto à possibilidade de reabertura do Centro de Vivência, visto que, na sua percepção, o espaço se constitui em um importante campo de socialização. Considerando tais resultados e com o objetivo de contribuir, caso ocorra a reabertura do Centro, foi desenvolvido, como produto educacional, um Documento Base que buscou compilar todas as características informacionais relativas ao funcionamento do espaço. O objetivo é de que esse protótipo possa ser utilizado em futuras regulamentações, já que o Centro de Vivência não dispõe de qualquer tipo de normatização institucional.

5
  • GILMARA MOREIRA GONCALVES NETTO
  • Contribuições que a educação empreendedora pode esrabelecer com o ensino profissional e tecnológico

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 10/07/2023
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  • O presente estudo teve como objetivo avaliar de que forma o ensino do empreendedorismo pode contribuir na formação do cidadão no âmbito da EPT. Os objetivos específicos foram: a) Identificar e analisar as percepções e concepções iniciais dos docentes e estudantes com relação ao tema empreendedorismo; b) Consultar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio da instituição, a fim de verificar as concepções empreendedoras que direcionam as práticas pedagógicas; c) Realizar a sequência didática com os estudantes; d) Verificar se a metodologia proposta na sequência didática estimulou a identificação das capacidades empreendedoras dos alunos e analisar a contribuição destas em sua formação. O lócus para esta pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba. Foi adotada uma abordagem qualitativa, os participantes da pesquisa foram docentes do Curso Técnico Integrado em Zootecnia. A pesquisa está estruturada em seis capítulos: o primeiro e segundo discute o referencial teórico, o qual trata da concepção do Ensino Empreendedor e a construção de capacidades empreendedoras. O terceiro capítulo descreve a metodologia baseada no modelo qualitativo. O quarto capítulo traz os resultados da pesquisa, onde se analisa a identificação das capacidades pelos estudantes e a relação da concepção empreendedora do Projeto Pedagógico de Curso da instituição com as práticas pedagógicas. No quinto capítulo apresentou-se o produto educacional, seu desenvolvimento e avaliação. A respeito dos resultados da pesquisa, foi realizado o produto educacional – “Sequência Didática - IF Empreendedor: fazendo acontecer”, aplicada a uma turma de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Zootecnia. A sequência didática adotou as metodologias ativas, como base as teorias de Paulo Freire e John Dewey e teve como proposta, oferecer aos professores uma alternativa metodológica que os auxilie no processo de desenvolvimento das capacidades empreendedoras de seus estudantes, contribuindo assim para uma formação integral. Por fim, nas considerações finais, faz-se uma análise da contribuição do Ensino do Empreendedorismo para a formação do cidadã na educaçao profissional tecnonológica

6
  • CAROLINA GOUVÊIA DA SILVA
  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ETECNOLÓGICA: contribuições do Plano Individualizado de Transição (PIT) para o desenvolvimento de habilidades sociais no mundo do trabalho

  • Orientador : LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
  • Data: 10/08/2023
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  • O presente estudo trata a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tanto na
    Educação Profissional quanto na Tecnológica e como a inserção no mundo do
    trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais. Foi proposta
    uma análise acerca do conhecimento do transtorno, bem como dos déficits nas
    habilidades sociais, na perspectiva dos discursos dos professores, do Núcleo de
    Ações Inclusivas (NAI), de um egresso do curso Técnico Integrado em Alimentos do
    campus Rio Pomba e seus pais. O motivo para a realização desta pesquisa deve-se
    ao fato da necessidade de se criar espaços de diálogo sobre capacitismo, preconceito,
    barreiras atitudinais e a importância da construção da autonomia, assim como a
    independência na vida de adolescentes e jovens com autismo, que anseiam por
    oportunidades sociais não só inclusivas, mas também igualitárias, tanto na área
    educacional, quanto laboral. A pesquisa consistiu num estudo de caso realizado por
    meio de uma análise qualitativa, dividida em duas fases. Na primeira fase, foi realizada
    uma análise documental. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas individuais
    com um egresso diagnosticado com TEA e seus pais, dois professores da área técnica
    do curso Técnico Integrado em Alimentos e com um servidor do NAI. O estudo dos
    conteúdos foi realizado por meio da metodologia de análise de conteúdo proposta por
    Bardin (2016). Os resultados das análises documentais e das entrevistas
    possibilitaram a identificação de barreiras como a capacitação, conhecimento sobre o
    TEA e habilidades sociais, necessidades de atualização do PEI, bem como
    associadas à preparação do aluno com deficiência para a inserção no mundo do
    trabalho. O Produto Educacional originado deste estudo, intitulado Plano
    Individualizado de Transição (PIT), foi construído com o objetivo de ser um documento
    de preparação para a inserção do aluno com TEA e outras deficiências na experiência
    profissional do estágio, plano este que, por contemplar um planejamento do
    desenvolvimento de habilidades tanto técnicas quanto comportamentais necessárias
    às atividades do estágio, pode contribuir para um processo efetivo de inclusão,
    aquisição de autonomia e protagonismo da pessoa com deficiência.

7
  • LAURIZA QUINA BARRETO DO NASCIMENTO
  • METODOLOGIAS ATIVAS: (Re)significação do fazer docente no ensino médio integrado, percepções e o diálogo entre teoria e prática na educação profissional e tecnológica (EPT)

  • Orientador : ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
  • Data: 09/10/2023
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  • No contexto da Educação Profissional Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI), esta pesquisa científica do programa ProfEPT - IF Sudeste MG aporta uma base teórica para a reflexão sobre as tendências nos processos ensino-aprendizagem no contexto do ensino híbrido. A problematização endereça responder as questões motivadoras e a problemática central: “Quais elementos estratégicos pedagógicoinstrucionais de suporte à didática, no contexto do ensino híbrido, impactam à elaboração pedagógica-instrucional de práticas disruptivas, a serem implementadas nos percursos de aprendizagem do aluno por metodologias ativas, quando em apropriação pelos docentes implicados na EPT?”. A modalidade de pesquisa é mista, de natureza quali-quantitativa exploratória sequencial. Propõe um estudo de avaliação de investigação aplicada, focalizado na estratégia de ensino-aprendizagem, envolvendo coordenadores e professores participantes da pesquisa. A relevância da pesquisa é prover uma reflexão acerca das técnicas de aprendizagem ativa, mediante o redesenho de Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI), pautadas por diferentes métodos sistematizados, bem como, dialogar com os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes. O resultado projeta possibilidades para a construção de um Produto Técnico -Tecnológico (PTT) - Guia Referencial a subdisidiar a formação docente, com foco na aprendizagem centrada no aluno, via métodos ativos, a propiciar o protagonismo do alunado na construção do próprio conhecimento, no contexto da educação unitária, politécnica e omnilateral, bases da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Evidencia a necessidade de mudança cultural na formação de professores e a atuação no contexto contemporâneo; o incentivo a experimentação de novos métodos, a utilização do componente social da aprendizagem ativa e; adequação da infraestrutura e layouts de sala de aula, para aplicação das técnicas de metodologias ativas (MA).

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  • ISAC DA SILVA HABER
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o caso do Instituto Federal Sudeste MG-campus Juiz de Fora

  • Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
  • Data: 17/10/2023
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  •  

    Esta dissertação tem como objetivo verificar as condições de aprendizagem
    oferecidas aos alunos com deficiência nos cursos profissionalizantes do IF Sudeste
    campus Juiz de Fora, abordando a inclusão de Pessoas com deficiência na Educação
    Profissional e Tecnológica (EPT) e destacando a importância de políticas inclusivas,
    acessibilidade e práticas educacionais adequadas. A metodologia utilizada neste
    estudo é de -de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, e inclui o estudo de
    caso, recorrendo-se a revisão bibliográfica, levantamento das tipologias e do
    quantitativo de seria com letra maiúscula mesmo? pessoas com deficiência e análise
    dos dados obtidos. Foram identificadas as tipologias de deficiências em maior
    evidência quantitativa, com foco nas Deficiências Intelectual e Auditiva/Surdez. A
    investigação também avaliou as condições de aprendizagem oferecidas, incluindo
    questões de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica e comunicativa. A
    coleta de dados foi realizada por meio de questionários direcionados aos diferentes
    grupos de participantes, incluindo alunos com deficiência, pais ou responsáveis,
    professores e integrantes do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), buscando
    compreender as percepções, conhecimentos, crenças e expectativas desses atores
    em relação à inclusão e acessibilidade no ambiente educacional. Os resultados
    revelaram desafios e limitações na promoção da Educação Inclusiva no IF Sudeste
    campus Juiz de Fora, tais como a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência
    intelectual ou auditiva, metodologias tradicionais de ensino e comunicação deficitária,
    motivando, ainda, a elaboração do E-book Guia para Educação Inclusiva: um olhar
    sobre a Pessoa com Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva/Surdez, com
    orientações e propostas de intervenções aos professores, alunos com deficiência, pais
    ou responsáveis e integrantes do NAI. Os professores desempenham um papel crucial
    na inclusão, mas é necessário um maior entendimento sobre as deficiências
    estudadas e as necessidades das pessoas com essas deficiências. Ressalta-se,
    portanto, a importância da empatia dos professores pelos alunos com deficiência, a
    continuidade de ações de fomento para a inclusão efetiva no Instituto Federal Sudeste
    de Minas Gerais, para efetivar as políticas inclusivas para todos os estudantes,
    independente de suas deficiências. Espera-se, assim, que a pesquisa ofereça insights
    para futuras ações e estudos sobre a Educação Inclusiva na EPT.

9
  • RENATA CRISTINA CONDE
  • Aprendizagem Baseada em Problemas: Contribuições para a Construção do Pensamento Crítico na Formação do Técnico em Enfermagem.

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 20/10/2023
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  • A Educação Profissional Tecnológica é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como foco a formação integral do aluno, com o objetivo de prepará-lo para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Esta articulação busca desenvolver um olhar crítico-reflexivo, contribuindo para a transformação das práticas pedagógicas. O tema deste estudo foi a formação do pensamento crítico junto ao aluno do Curso Técnico em Enfermagem a partir da utilização de uma metodologia ativa, como uma nova estratégia de aprendizagem na Educação Profissional Tecnológica. Um modelo especialmente dedicado ao campo da saúde é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sendo mais conhecida em inglês por Problem Based Learning (PBL). Contudo, em se tratando de cursos técnicos, a aplicação da variante deste método, denominada ABP no formato de estudo de caso, torna-se mais adequada. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições da metodologia ABP no formato de estudo de caso, em relação à construção do pensamento crítico na formação do Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG- Campus Barbacena. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza aplicada foi desenvolvida utilizando teoria e prática envolvendo as metodologias ativas como uma maneira de estimular a participação, a autonomia e a criticidade deste aluno, conduzindo-o à construção do seu próprio conhecimento, a partir de situações reais. O público-alvo da pesquisa foi composto por 25 alunos matriculados na disciplina de estágio curricular e 4 professores que supervisionam o estágio. Os dados foram coletados por meio de questionários onde foi verificada a percepção dos participantes sobre o pensamento crítico e sua articulação com a teoria e a prática, a partir do uso da ABP, além de avaliar a relação teórico-prática na disciplina de estágio curricular. Os dados foram submetidos à análise descritiva e de conteúdo e, após analisados à luz do referencial teórico, os resultados foram considerados na construção do produto educacional, no formato de uma sequência didática. Os resultados mostraram a relevância de se estimular o pensamento crítico junto aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, apresentando dados favoráveis sobre a utilização da metodologia em questão, contribuindo para a capacidade de reflexão dos alunos sobre suas práticas, de forma mais colaborativa, além de mostrar mais dinamismo e criatividade no processo de aprendizagem. Concluímos que a proposição de se usar a metodologia ABP no formato de estudo de caso foi algo visto como eficiente, visto que os alunos se envolveram com as atividades propostas, onde se posicionaram de forma mais crítica diante dos conteúdos trabalhados e da própria prática de estágio, apresentando-se mais satisfeitos diante do novo formato de aprendizagem, além de mais envolvidos na construção do seu saber.

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  • GLAURA APARECIDA LOPES DA VEIGA
  • CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS ELETIVAS E PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO MUNICÍPIO PONTE NOVA - MG

  • Orientador : ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS
  • Data: 30/10/2023
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  • Este trabalho teve o propósito de analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas Eletivas BNCC para o Enem e Raciocínio Lógico e Projeto de Vida, componentes curriculares do Curso Técnico em Tempo Integral Profissionalizante em Informática para a formação integral dos estudantes na Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira do município Ponte Nova/MG. Foi realizada a análise documental acerca da implantação do EMTI na escola avaliada. Também foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa com os docentes que ministram as disciplinas eletivas citadas e estudantes da turma do 1º ano do EMTI. A coleta de dados teve como técnica de pesquisa a utilização de questionários semiestruturados disponibilizados através do aplicativo Google Forms e enviados aos participantes via e-mail, após conversa presencial com os respondentes. Observou-se que a atuação das docentes nas disciplinas Eletivas e Projeto de Vida é recente. As docentes efetivas escolhem atuar em disciplinas que lhe são mais confortáveis e à designada foi atribuída a disciplina mais desafiadoras, como Projeto de Vida. Todas as docentes percebem a importância da integração dos conteúdos das disciplinas eletivas e apontaram problemas dos estudantes como desinteresse, defasagem de conteúdos e pouca assiduidade. Chama atenção o fato de que a formação demandada pelas professoras perpassa principalmente pela busca de metodologias ativas. Nenhuma apontou demanda de formação em currículo integrado, indicando que esta não é uma prioridade. Os estudantes apontaram que essa modalidade de ensino é uma preparação mais completa para o futuro, com habilidades técnicas que são altamente valorizadas. No entanto, também levantam desafios relacionados à carga horária intensiva e ao equilíbrio entre os aspectos técnicos e práticos do currículo. Muitos mencionam a necessidade de apoio e orientação para lidar com esses desafios. Os resultados obtidos subsidiaram a elaboração do produto educacional: Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida resultante da necessidade de integração e maior demanda de participação dos estudantes. A Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida estará disponível gratuitamente em PDF, contribuindo para o processo ensino integração e protagonismo dos estudantes do EMTI.

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  • RITA LUISA DE OLIVEIRA
  • RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E COTAS NA EDUCAÇÃO: "um olhar sobre o acesso, permanência e êxito de estudantes do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio do IF Sudeste/MG – Campus Rio Pomba”

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 30/10/2023
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  • O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre o acesso, permanência e êxito de
    estudantes que ingressaram no curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino
    Médio no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, por meio
    da Lei 12.711/2012 (lei de cotas). Consideramos fazer um recorte com foco nas cotas
    raciais pelas categorias L2 e L6, que ingressaram nos anos de 2017, 2018 e 2019. O
    estudo se insere na linha "Práticas Educativas em Educação Profissional e
    Tecnológica (EPT)" e no Macroprojeto "Inclusão e diversidade em espaços formais e
    não formais de ensino na EPT" do Programa de Pós-Graduação em Educação
    Profissional e Tecnológica - ProfEPT. A abordagem metodológica utilizada foi
    qualitativa, com coleta de dados realizada em três etapas: bibliográfica, documental e
    pesquisa de campo, realizada por meio de questionários enviados aos servidores da
    CGAE (Coordenação Geral de Assistência Estudantil) e aos diretores de Ensino,
    Pesquisa e Extensão, bem como ao NEABI (Núcleo de Estudos afro-brasileiros e
    Indígenas). Foram analisados documentos oficiais, como o Projeto Político
    Pedagógico Institucional (PPI), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o
    Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso em destaque, dentre outros documentos.
    A análise dos dados foi realizada com base na metodologia de Bardin (2016). A
    pesquisa resultou na elaboração de um Produto Educacional em formato de cartilha
    digital, com o objetivo de socializar informações relacionadas à Lei 12.711/2012,
    principalmente quanto à forma de ingresso pelas cotas raciais, apresentando também
    informações sobre os procedimentos de heteroidentificação. Um pequeno resumo
    contendo informações sobre o PNAES está inserido na cartilha. O objetivo geral foi
    atingido, proporcionando um entendimento das iniciativas implementadas no campus
    Rio Pomba que possam contribuir com a permanência e êxito de estudantes cotistas
    negros. Além disso, exploramos as dinâmicas das relações étnico-raciais no processo
    educativo, reforçando a importância de integrar um investimento mais substancial nas
    questões relacionadas a essa dimensão nas estruturas educacionais, visando
    assegurar a permanência e êxito de nossos estudantes. Confirmamos, portanto, a
    necessidade de desenvolver ações de assistência estudantil direcionadas
    especificamente para o segmento racial em destaque nesse estudo.

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  • GABRIELA SANTOS LEITE
  • A formação docente no âmbito da Educação Inclusiva:os currículos dos cursos de licenciatura do IF Sudeste MG- campus Juiz de Fora

  • Orientador : Gabriel Luís da Conceição
  • Data: 17/11/2023
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  • A formação docente no âmbito da Educação Inclusiva:os currículos dos cursos de licenciatura do IF Sudeste MG- campus Juiz de Fora

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  • ROSANI MARTINS DE MIRANDA
  • Trajetórias e  memórias da implentação do curso técnico de Meio- Ambiente do IF Sudeste MG- campus Rio Pomba

  • Orientador : ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS
  • Data: 21/11/2023
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  • Trajetórias e  memórias da implentação do curso técnico de Meio- Ambiente do IF Sudeste MG- campus Rio Pomba

14
  • ANA CAROLINA SOUSA DUTRA
  • O LETRAMENTO INFORMACIONAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a pesquisa científica como princípio pedagógico na formação do discente.

  • Orientador : ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Data: 22/11/2023
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  • O LETRAMENTO INFORMACIONAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a pesquisa científica como princípio pedagógico na formação do discente.

15
  • ITAMAR DE SOUZA GOMES
  • “A história da Educação Profissional do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG – um lugar de memória"

  • Orientador : ADRIANO REDER DE CARVALHO
  • Data: 24/11/2023
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  • “A história da Educação Profissional do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG – um lugar de memória"

16
  • ROBERTO ALVES DUTRA
  • USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO CURSO TÉCNICO EM ZOOTECNIA

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 28/11/2023
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  • O ensino da matemática é fundamental para a formação acadêmica dos jovens, e a geometria,
    uma das principais áreas da matemática, é uma ferramenta importante para a compreensão dos
    elementos matemáticos que compõem o cotidiano. A tecnologia, agregada a essa disciplina,
    pode facilitar o ensino e trazer novas perspectivas para a aprendizagem. A presente pesquisa
    teve como objetivo analisar as possibilidades de uso do software GeoGebra para integração
    entre conhecimentos matemáticos que envolvem cálculo de volumes e disciplinas de formação
    profissional do curso Técnico em Zootecnia, de forma a propiciar a efetivação do currículo
    integrado. Como metodologia, a investigação apoiou-se na pesquisa-ação, na análise
    documental da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Projeto Pedagógico e dos planos de
    ensino do curso, e na entrevista semiestruturada com o coordenador de curso. Após a análise
    desses dados, foi desenvolvido um produto educacional que visa contribuir para o processo de
    ensino-aprendizagem de geometria espacial no curso Técnico em Zootecnia integrado ao ensino
    médio: o ZOOMAT. Esse produto educacional é composto por três sequências didáticas para
    ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra no smartphone. A aplicação do produto
    educacional foi realizada com 26 alunos do curso Técnico em Zootecnia do Instituto Federal
    de Educação, Ciência e Tecnologia de Rio Pomba-MG, e os resultados apontados por eles
    indicam que o material auxilia na aprendizagem e na integração do curso. Os resultados
    mostraram que o uso do GeoGebra favoreceu a compreensão dos conceitos matemáticos
    envolvidos no cálculo de volumes, bem como a integração entre os conhecimentos matemáticos
    e as disciplinas de formação profissional. Conclui-se que a tecnologia e a matemática são
    ferramentas que podem contribuir significativamente para a efetivação do currículo integrado
    e, consequentemente, para a aprendizagem de geometria espacial no ensino médio.

17
  • MARILENE VEIGA DA SILVA
  • Os sentidos do trabalho sob a perspectiva dos alunos nos cursos concomitante e subsequente.

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 29/11/2023
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  • Os sentidos do trabalho sob a perspectiva dos alunos nos cursos concomitante e subsequente.

18
  • CÍNTIA FERNANDA MARQUES
  • Estratégias de Ensino-Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica
    dos Cursos Técnicos Concomitantes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz
    de Fora: antecedentes e subsecutivos da pandemia

  • Orientador : ADRIANO REDER DE CARVALHO
  • Data: 30/11/2023
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  • Estratégias de Ensino-Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica
    dos Cursos Técnicos Concomitantes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz
    de Fora: antecedentes e subsecutivos da pandemia

2022
Dissertações
1
  • MARCELO ANTONIO ROCHA DE OLIVEIRA
  •  

    AS POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DA DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA PERSPECTIVA EMANCIPADORA E OMNILATERAL

  • Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
  • Data: 11/01/2022
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  • AS POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DA DISCIPLINA DE ARTE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA PERSPECTIVA EMANCIPADORA E OMNILATERAL

2
  • JOSEFINA MARIA SUCASAS BRAZ
  • O BULLYING NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS: confrontando documentos e realidades

  • Orientador : ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
  • Data: 19/01/2022
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  • O BULLYING NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS: confrontando documentos e realidades

3
  • AURORA MARIA BAPTISTA DA SILVA
  •  

    A COMUNICAÇÃO/INTERAÇÃO ENTRE SURDOS, DEFICIENTES AUDITIVOS, OUVINTES E ESCOLA: um estudo de caso

  • Orientador : ADRIANO REDER DE CARVALHO
  • Data: 26/01/2022
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  • A COMUNICAÇÃO/INTERAÇÃO ENTRE SURDOS, DEFICIENTES AUDITIVOS, OUVINTES E ESCOLA: um estudo de caso

4
  • SANDRA APARECIDA PINHEIRO COELHO
  •  

    A EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desafios da sua consolidação no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 04/02/2022
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  • A EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desafios da sua consolidação no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba

5
  • RAFAEL ARCANJO DUARTE E SILVA
  • O “NOVO ENSINO MÉDIO” PROFISSIONAL: análises sob a ótica dos docentes do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont

  • Orientador : Gabriel Luís da Conceição
  • Data: 21/02/2022
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  • O “NOVO ENSINO MÉDIO” PROFISSIONAL: análises sob a ótica dos docentes do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont

6
  • HELEN CHRISTIAN PEROBELI BARBOSA
  •  

    INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: reflexões sobre a pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora

  • Orientador : Gabriel Luís da Conceição
  • Data: 24/02/2022
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  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: reflexões sobre a pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora

7
  • ISRAEL FORTUNATO GOMES DE OLIVEIRA
  • TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA: (im)possibilidades da integração entre a Química e as disciplinas do núcleo técnico.

  • Orientador : LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
  • Data: 25/02/2022
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  • O objeto principal desta pesquisa é o estudo da integração entre formação básica e técnica no Ensino Médio Integrado (EMI), tendo em vista a vital importância aos estudantes advindos das classes populares, necessitando uma educação que garanta preparo para o ensino superior e ao mesmo tempo os capacite a atuar no mundo de trabalho, visando atender àqueles que têm a necessidade de trabalhar ainda durante a formação acadêmica. Dessa forma, os Institutos Federais buscam promover a integração entre a formação básica e o ensino profissional, superando também a dualidade que culmina na divisão do trabalho e da própria sociedade. No entanto, em um contexto onde as instituições de ensino são pautadas pelo tradicionalismo, a integração dos eixos de formação é um grande desafio em vários aspectos. Esta pesquisa foi realizada com o intuito de conhecer as políticas voltadas ao processo integrativo, tendo como objeto de pesquisa o Curso Técnico Integrado em Agropecuária, sendo este o mais antigo e tradicional da instituição pesquisada, além de apresentar taxas de evasão elevadas. Para este trabalho, foi realizada uma análise na legislação e nos documentos institucionais a fim de se conhecer as propostas voltadas ao processo de integração. O estudo englobou, ainda, a caracterização socioeconômica dos alunos do terceiro ano do referido curso. Em seguida os estudantes, juntamente como os docentes atuantes em ambas as formações foram convidados a responder um questionário, no qual tiveram a oportunidade de expor sua visão sobre como o processo integrativo acontece na prática, mais especificamente entre as disciplinas do núcleo técnico e a disciplina de química na formação básica. As respostas desse questionário passaram por uma análise de caráter qualitativo, por meio de inferência e interpretação do conteúdo de seus discursos. Foi inferido que os documentos institucionais carecem de maior clareza e assertividade quanto as atividades integrativas. Os discentes, em sua maioria pobres e oriundos de cidades vizinhas, embora demonstrem relativa satisfação com o curso, apresentam algumas dificuldades em seu acompanhamento e dissonância de objetivos. Os professores revelam algumas dificuldades relativas à articulação de estratégias, alta carga horária do curso e insegurança jurídica para a tomada de novas ações. Os resultados da análise foram utilizados para o desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a apresentar uma sequência didática para o ensino a de um conteúdo de estequiometria pertencente à disciplina Química II, integrado ao conteúdo de fertilização em olericultura, pertencente à disciplina Agricultura II. O produto foi devidamente validado por professores de ambos os eixos formativos e considerado uma ferramenta útil para avançar rumo à integração do ensino.

8
  • MYRIAN APARECIDA MARTINS DA SILVA
  •  

     

    CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO OMNILATERAL: minimização da defasagem de aprendizagem matemática

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 08/07/2022
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  • CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO OMNILATERAL: minimização da defasagem de aprendizagem matemática

9
  • ANA CAROLINA CORREA SALVIO
  •  EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CURRÍCULO E OS DESAFIOS DO PNEDH nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena

  • Orientador : HELDER ANTONIO DA SILVA
  • Data: 18/07/2022
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  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CURRÍCULO E OS DESAFIOS DO PNEDH nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena

10
  • BYANCA TALARICO DE ARAÚJO
  • Abordagem das violências de gênero na formação para o trabalho

  • Orientador : ALEX FERNANDES DA VEIGA MACHADO
  • Data: 26/07/2022
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  • Abordagem das violências de gênero na formação para o trabalho

11
  • BEATRIZ ALVES MACHADO SANTOS
  • A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURSO TÉCNICO DE AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: Em contribuição para a Formação Omnilateral.

  • Orientador : EDIVANIA MARIA GOURETE DUARTE
  • Data: 28/07/2022
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  • A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURSO TÉCNICO DE AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: Em contribuição para a Formação Omnilateral.

12
  • JAMIDES LOPES ARNALDO
  • A formação em pedagogia da alternância: um estudo sobre egressos camponesesda Escola FAmília Agrícola Puris-Araponga

  • Orientador : EDIVANIA MARIA GOURETE DUARTE
  • Data: 29/07/2022
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  • A formação em pedagogia da alternância: um estudo sobre egressos camponesesda Escola FAmília Agrícola Puris-Araponga

13
  • SANDRO BALDO
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE

  • Orientador : Gabriel Luís da Conceição
  • Data: 22/11/2022
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  • AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE

2021
Dissertações
1
  • PATRICIA REGINA CERVINO
  • O TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE CONCESSÃO DAS BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG

  • Orientador : ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
  • Data: 25/01/2021
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  • O TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE CONCESSÃO DAS BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG

2
  • MARIA JOSÉ BATISTA
  •  

    A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO TÉCNICO: um estudo de caso no curso técnico em eletrotécnica, IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora

  • Orientador : LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
  • Data: 23/06/2021
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  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO TÉCNICO: um estudo de caso no curso técnico em eletrotécnica, IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora

3
  • JOSUÉ ESTEVES DE AGUIAR
  •  

    O PAPEL DA BIBLIOTECA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: um estudo no CEFET/MG, Campus Leopoldina

  • Orientador : ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Data: 20/07/2021
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  • O papel da biblioteca da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na formação para o trabalho: um estudo no CEFET/MG – Campus Leopoldina

4
  • NARA SOARES COSTA
  •  

    “EU LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE”: memórias do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA, do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 28/07/2021
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  • “EU LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE”: memórias do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA, do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

5
  • ROSANA MARIA GIUDICE BATISTA DE ARAUJO PORTO
  • O CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS DO IF SUDESTE MG CAMPUS JUIZ DE FORA: estudo de caso

  • Orientador : ADRIANO REDER DE CARVALHO
  • Data: 28/07/2021
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  • O presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo de caso no Curso Técnico em Transações Imobiliárias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – campus Juiz de Fora na Modalidade Subsequente, com o intuito de conhecer as percepções dos gestores, docentes, discentes matriculados, egressos e profissionais estabelecidos no mercado, sobre a estrutura, o funcionamento, a pertinência do Curso e o mundo do trabalho, não apenas para a formação do Técnico em Transações Imobiliárias, mas também do cidadão apto a transformar sua realidade. Como produto educacional foi elaborado um e-book contendo informações pertinentes à atividade do profissional corretor de imóveis, bem como informações essenciais a respeito do curso TTI do IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora. Tal e-book pretende ser um modo de divulgação do citado curso, além de material que esclareça a quem pretende ingressar em tão promissora carreira. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os coordenadores do Curso, seis professores e três profissionais estabelecidos no mercado de Transações Imobiliárias; ainda foram também aplicados questionários semiestruturados para todos os alunos matriculados e a dez egressos. Turmas heterogêneas, quanto à idade e percurso acadêmico, foram verificadas. Os discentes visam, mormente, o mercado de trabalho, optaram pela instituição e pelo curso, pela qualidade, gratuidade, empregabilidade e inovação, buscando retorno salarial e realização pessoal; acreditam que estarão capacitados para o mundo do trabalho após a formação; entre as maiores dificuldades apontadas pelos discentes estão àquelas relacionadas às características do mercado de trabalho, às técnicas de comunicação e em relação à sua própria formação profissional; metade dos discentes afirmou que vão permanecer na área de TTI, enquanto que um terço têm o desejo de continuar os estudos. Entre os egressos foi verificado que o curso e a instituição deram subsídios para uma boa formação profissional; afirmaram que se mantêm atualizados; metade dos egressos estão atuando na área; as principais críticas apresentadas se relacionaram à carga horária do curso, em particular àquelas das disciplinas específicas, e a pouca articulação entre as disciplinas; entre as sugestões figuraram modificações na carga horária e/ou de disciplinas, maior comprometimento de alguns professores, bem como o redimensionamento do material didático utilizado e cedido aos discentes. Entre os coordenadores e professores há uma visão de que o curso se presta ao que se propõe, a formação, célere, de profissionais qualificados para o mercado de trabalho; mesmo sem formação específica à modalidade de ensino, desenvolvem estratégias metodológicas diferentes para que seu conteúdo tenha significado para o discente; entre as principais dificuldades encontradas estão relacionadas às características dos discentes (cansaço, falta de pontualidade e falta de tempo para se dedicarem ao curso) e à heterogeneidade das turmas; a instituição oferece bons e variados materiais didáticos e de infraestrutura; os alunos apresentam bom rendimento; a proximidade com o aluno foi apontada como estratégia para prevenção da evasão; a estrutura político-pedagógica do curso é sempre discutida, principalmente entre os docentes que compõem o Núcleo de Gestão, proponente do curso; curso sempre atento a modificações no mercado de trabalho. Os profissionais do mercado imobiliário afirmaram que há vagas no mercado para os recém-formados; além de indicar que o mercado exige um profissional atualizado, proativo e ético, com foco no cliente e não no produto. O curso técnico em Transações Imobiliárias do IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora proporciona a formação de profissionais técnicos aptos para a inserção no mercado de trabalho; prepara os alunos para, não somente o mercado de trabalho, mas para o mundo do trabalho, oferecendo-lhes um currículo que, se não contempla a formação integral do aluno, ao menos sua formação cidadã, indo além do estabelecido pela legislação vigente; os professores se identificam com o curso e se empenham para o sucesso dos discentes e combate à evasão; as percepções dos alunos e egressos foram, em sua maioria, positivas e elogiosas, o que se pode interpretar como satisfação dos alunos e egressos para com o curso feito/que estão fazendo.

6
  • ELIMAR PIMENTEL SOARES
  • UMA DÉCADA DE PROEJA: percepções dos atores sobre o curso de Secretariado do campus JF

  • Orientador : ADRIANO REDER DE CARVALHO
  • Data: 30/07/2021
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  • UMA DÉCADA DE PROEJA: percepções dos atores sobre o curso de Secretariado do campus JF

7
  • MARCIA CRUZ CORREA NETTO SOARES
  • ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS RIO POMBA: a comunicação como ferramenta chave

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 06/08/2021
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  • ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS RIO POMBA: a comunicação como ferramenta chave

8
  • ANDRE LUIS DA SILVA GOMES
  • O uso de álcool e outras drogas por alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba - um diagnóstico necessário.

  • Orientador : LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
  • Data: 12/08/2021
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  • O uso de álcool e outras drogas por alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba - um diagnóstico necessário.

9
  • JOSUE ROCHA DE SOUZA
  • A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NO CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

  • Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Data: 12/08/2021
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  • A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NO CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

10
  • GABRIELA CASSIA DA SILVA
  • O CLIMA ESCOLAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA NO IF SUDESTE MG – CAMPUS BARBACENA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS

  • Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
  • Data: 25/08/2021
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  • O CLIMA ESCOLAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA NO IF SUDESTE MG – CAMPUS BARBACENA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS

11
  • NATALYA DA CONCEIÇÃO SOBRINHO GATO
  • As vozes da liberdade: narrativas docentes sobre metodologias ativas do IF Sudeste de Minas Gerais, campus Muriaé.

  • Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
  • Data: 26/08/2021
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  • As vozes da liberdade: narrativas docentes sobre metodologias ativas no IF Sudeste de Minas Geraisi, campus Muriaé

12
  • MARCIA MARIA PEREIRA DE ALMEIDA
  • OS ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS E A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET/RJ - CAMPUS PETRÓPOLIS

  • Orientador : Gabriel Luís da Conceição
  • Data: 27/08/2021
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  • OS ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS E A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET/RJ - CAMPUS PETRÓPOLIS

13
  • PAULO CEZAR DA SILVA
  • O papel da dança como componente curricular da disciplina de arte no ensino médio integrado no Instituto Federal Sudeste MG.

  • Orientador : BEATRIS CRISTINA POSSATO
  • Data: 30/08/2021
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  • O papel da dança como componente curricular da disciplina de arte no ensino médio integrado no Instituto Federal Sudeste MG.

14
  • MARCIA SIBELE LISBOA TAVARES
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: sedimentandocaminhos para a construção da omnilateralidade.

     

  • Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Data: 05/11/2021
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  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: sedimentandocaminhos para a construção da omnilateralidade.

15
  • JUSSARA DO AMARAL SILVA
  • LÍNGUA INGLESA NO PROEJA: propostas para o desenvolvimento do letramento crítico

  • Orientador : HELDER ANTONIO DA SILVA
  • Data: 18/11/2021
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  • LÍNGUA INGLESA NO PROEJA: propostas para o desenvolvimento do letramento crítico

16
  • FERNANDO DE OLIVEIRA ROCHA
  • O acompanhemento de egressos na rede federal de ensino:um estudo sobre o IF Sudeste MG - campus Muriáe

     

     

     

  • Orientador : ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Data: 23/11/2021
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  • O acompanhemento de egressos na rede federal de ensino:um estudo sobre o IF Sudeste MG - campus Muriáe

17
  • JULIANA VIEIRA AFONSO MAGALHÃES
  • O impacto da Extensão na formação acadêmica dos futuros técnicos da Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do Programa Institucional de Apoio à Extensão no IF Sudeste - Campus Rio Pomba.

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 12/12/2021
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  • O impacto da Extensão na formação acadêmica dos futuros técnicos da Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do Programa Institucional de Apoio à Extensão no IF Sudeste - Campus Rio Pomba.

18
  • GIANI NEVES SANTIAGO DORIGUETTO
  • Assistência estudantil no ensino médio: um olhar sobre o curso Técnico em Agropecuária do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba.

  • Orientador : LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
  • Data: 17/12/2021
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  • Assistência estudantil no ensino médio: um olhar sobre o curso Técnico em Agropecuária do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba.

2020
Dissertações
1
  • GRAZIELA APARECIDA DO NASCIMENTO RODRIGUES PEREIRA
  • Formação docente na perspectiva inclusiva: um estudo de caso do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 17/02/2020
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  • Formação docente na perspectiva inclusiva: um estudo de caso do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba

2
  • WELLINGTON MARTINS RIBEIRO DA SILVA
  • METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um estudo de caso sobre o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nas escolas Senai de Itabirito e Ouro Branco MG

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 19/02/2020
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  • METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um estudo de caso sobre o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nas escolas Senai de Itabirito e Ouro Branco MG

3
  • OSCAR DE SOUZA MOREIRA
  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DA ÁREA DE AGRÁRIAS E SEUS IMPACTOS LOCAIS

  • Orientador : HELTON NONATO DE SOUZA
  • Data: 20/02/2020
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  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DA ÁREA DE AGRÁRIAS E SEUS IMPACTOS LOCAIS

4
  • ADRIANA MAGALHAES VEIGA
  • Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectiva para uma formação integral

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 28/02/2020
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  • Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectiva para uma formação integral

5
  • MANUELA BELO LUCENA
  • Desafios e Perspectivas de um Estudante Trabalhador do IF Sudeste MG-campus Barbacena:Um Estudo de Caso nos Cursos Subsequentes 

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 13/04/2020
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  • Desafios e Perspectivas de um Estudante Trabalhador do IF Sudeste MG-campus Barbacena:Um Estudo de Caso nos Cursos Subsequentes 

6
  • ROSANGELA CANCELA SOARES
  •  

    Desafios e possibilidades no desenvolvimento da acessibilidade atitudinal em relação a estudantes surdos e
    ouvintes do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba.

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 16/04/2020
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  •  

    Desafios e possibilidades no desenvolvimento da acessibilidade atitudinal em relação a estudantes surdos e
    ouvintes do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba.

7
  • ENIETE DE OLIVEIRA CAMPOS FURTADO
  • TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: suas percepções sobre o ensino médio integrado, demais objetivos institucionais e formação do aluno

  • Orientador : ALEX FERNANDES DA VEIGA MACHADO
  • Data: 29/06/2020
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  • TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: suas percepções sobre o ensino médio integrado, demais objetivos institucionais e formação do aluno

8
  • EDUARDO DOS ANJOS MOTA
  • UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ZOOTECNIA

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 07/08/2020
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  • UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ZOOTECNIA

9
  • MARCIO ALVES DIAS
  • Abandono escolar no curso Técnico em Serviços Jurídicos do IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba.

  • Orientador : EDIVANIA MARIA GOURETE DUARTE
  • Data: 18/08/2020
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  • Abandono escolar no curso Técnico em Serviços Jurídicos do IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba.

10
  • ANDERSON NOVAIS SOARES
  • O ensino de literatura afro-brasileira nos cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba: contribuições com a proposta de formação omnilateral.

  • Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Data: 25/08/2020
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  • O ensino de literatura afro-brasileira nos cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba: contribuições com a proposta de formação omnilateral.

11
  • MARIANA SOARES CASTRO
  • Estágio supervisionado: espaço de formação do estudante da educação profissional e tecnológica

  • Orientador : HELTON NONATO DE SOUZA
  • Data: 28/08/2020
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  • Estágio supervisionado: espaço de formação do estudante da educação profissional e tecnológica

12
  • PRISCILA PATRÍCIA MOURA OLIVEIRA
  • Ubiquidade no ensino médio integrado: a utilização de smartphones como ferramenta de aprendizagem.

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 09/09/2020
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  • Ubiquidade no ensino médio integrado: a utilização de smartphones como ferramenta de aprendizagem.

13
  • PAULA SOUZA DA SILVA
  • MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IF SUDESTE MG - CAMPUS SANTOS DUMONT: uma proposta de museu virtual como contribuição à  formação humana integral

  • Orientador : ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Data: 25/09/2020
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  • MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IF SUDESTE MG - CAMPUS SANTOS DUMONT: uma proposta de museu virtual como contribuição à  formação humana integral

14
  • ANELISA DE CASTRO QUINTAO
  • Mundo do trabalho ou mercado de trabalho: concepções de educação profissional em currículos de cursos subsequentes/concomitantes do IF Sudeste MG/Campus Juiz de Fora.

  • Orientador : ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
  • Data: 29/10/2020
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  • Mundo do trabalho ou mercado de trabalho: concepções de educação profissional em currículos de cursos subsequentes/concomitantes do IF Sudeste MG/Campus Juiz de Fora.

15
  • ELISETE GONCALVES FONSECA
  • Ferramenta de conectividade virtual em espaços não formais de aprendizagem: uma experiência no Centro de Ciências da UFJF.

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 24/11/2020
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  • Ferramenta de conectividade virtual em espaços não formais de aprendizagem: uma experiência no Centro de Ciências da UFJF.

16
  • GERMANO DE OLIVEIRA MENEZES
  • Educação para as relações étnico-raciais: percepção dos professores de história do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG.

  • Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Data: 21/12/2020
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  • Educação para as relações étnico-raciais: percepção dos professores de história do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG.

17
  • MARIA LUIZA PEREIRA CERQUEIRA
  •  

    SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BOTELHO REIS

  • Orientador : EDIVANIA MARIA GOURETE DUARTE
  • Data: 22/12/2020
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  • SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BOTELHO REIS

2019
Dissertações
1
  • ELISA CARMO FRANCO DE ALMEIDA
  • "É este curso que eu quero": a comunicação pública na promoção de conhecimento e prevenção da evasão no Ensino Médio Integgrado.

  • Orientador : PAULA REIS DE MIRANDA
  • Data: 25/06/2019
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  • "É este curso que eu quero": a comunicação pública na promoção de conhecimento e prevenção da evasão no Ensino Médio Integgrado.

2
  • CAMILA BERNARDINO DE OLIVEIRA LAMAS
  • APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO JURÍDICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E ÉTICA

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 01/07/2019
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  • APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO JURÍDICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E ÉTICA

3
  • DANIELA FERREIRA DE SOUZA
  • PERFIL E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE LEOPOLDINA/MG

  • Orientador : EDIVANIA MARIA GOURETE DUARTE
  • Data: 02/07/2019
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  • PERFIL E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE LEOPOLDINA/MG

4
  • JOSY LUCIA GONCALVES
  • Caminho para integração curricular: uma proposta para o curso técnico integrado em agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé.

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 12/08/2019
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  • A Educação Profissional e Tecnológica tem como possibilidade a formação integrada baseada nas dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Considerando as características e a missão das instituições da Rede Federal, torna-se imprescindível a abertura do diálogo com os docentes que atuam diretamente neste processo. Este trabalho foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve como objetivo analisar as percepções dos docentes sobre a integração curricular e propor ações/atividades que possam contribuir com a efetivação do currículo integrado. A pesquisa foi desenvolvida no Curso Técnico Integrado em Agroecologia do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/ Campus Muriaé. A percepção dos docentes foi avaliada por meio de questionário semiestruturado, disponibilizado em formato eletrônico. A partir dos resultados, foi propiciado um espaço de interlocução virtual e formação presencial, na busca de práticas integradoras para a construção do currículo integrado do curso. Os resultados mostraram que os docentes têm sedimentada formação acadêmica em sua respectiva área de atuação e possuem concepção bastante consistente sobre a integração no que diz respeito aos pressupostos, sentidos, finalidades e características. Além disso, compreendem e aprovam a necessidade de uma reorganização curricular na realidade em que atuam. Apontou também a necessidade de revisão do PPC, principalmente nas ementas, e maior detalhamento das práticas integradoras já existentes e vivenciadas no currículo do curso. O produto educacional foi materializado em um guia orientador, contendo os primeiros passos para a integração, em que foi detalhado o movimento inicial rumo ao planejamento de práticas integradoras que podem constituir o currículo integrado através da figura de um articulador, do conhecimento e levantamento de informações sobre o grupo, da formação permanente do grupo, da utilização de um Ambiente de Interlocução Permanente (AIP) para finalmente ser possível planejar meios práticos de integrar as disciplinas.

5
  • PAULO SERGIO DAVID DE CASTRO
  • EDUCAÇÃO SEXUAL EM UM TRABALHO INTEGRADO ENTRE FAMÍLIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: Proposta de formação omnilateral dos discentes do ensino médio integrado do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

  • Orientador : ADRIANO REDER DE CARVALHO
  • Data: 14/08/2019
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  • EDUCAÇÃO SEXUAL EM UM TRABALHO INTEGRADO ENTRE FAMÍLIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: Proposta de formação omnilateral dos discentes do ensino médio integrado do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

6
  • GESSICA BRAGA BRUM BERTHOLDO
  • Website de bases conceituais da EPT: ampliando a formação docente no IF SUDESTE MG, Campus Muriaé

  • Orientador : BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
  • Data: 19/08/2019
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  • Website de bases conceituais da EPT: ampliando a formação docente no IF SUDESTE MG, Campus Muriaé

7
  • RAPHAEL FRANZONI BARBOSA
  • EVASÃO E REPROVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET-MG CAMPUS LEOPOLDINA: Uma proposta de Manual para a Comissão de Permanência e Êxito

  • Orientador : EDIVANIA MARIA GOURETE DUARTE
  • Data: 19/08/2019
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  • EVASÃO E REPROVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET-MG CAMPUS LEOPOLDINA: Uma proposta de Manual para a Comissão de Permanência e Êxito

8
  • VIVIAN PIMENTEL ARAUJO
  • INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Uma proposta de trabalho auxiliada pelas TDICs

  • Orientador : ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Data: 27/08/2019
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  • INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Uma proposta de trabalho auxiliada pelas TDICs

9
  • JONATAN ROCHA GOMES
  • A ADOÇÃO DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CEFET/RJ -CAMPUS PETRÓPOLIS

  • Orientador : HELTON NONATO DE SOUZA
  • Data: 29/08/2019
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  • A ADOÇÃO DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CEFET/RJ -CAMPUS PETRÓPOLIS

10
  • VANIA BENVENUTI BARBOSA
  • PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

  • Orientador : MARCOS PAVANI DE CARVALHO
  • Data: 30/08/2019
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  • PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

11
  • LUCIMERI MAURÍCIO RIBEIRO
  • Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em uma perspectiva humanista: vendo o sujeito no aluno

  • Orientador : ALEX FERNANDES DA VEIGA MACHADO
  • Data: 29/10/2019
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  • Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em uma perspectiva humanista: vendo o sujeito no aluno

12
  • CARLA CRISTINA VICENTE
  • Conhecendo o curso técnico em metalurgia do IFMG - Campus Ouro Preto: reconstrução histórica do curso como ação motivacional para permanência e êxito discente.

  • Orientador : ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Data: 25/11/2019
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  • Conhecendo o curso técnico em metalurgia do IFMG - Campus Ouro Preto: reconstrução histórica do curso como ação motivacional para permanência e êxito discente.

13
  • IVONETE ALVES DA SILVA
  • A contribuição da meditação para a qualidade de vida do discente da EPT: limites e possibilidades

  • Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Data: 09/12/2019
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  • A contribuição da meditação para a qualidade de vida do discente da EPT: limites e possibilidades

14
  • RINARA GRANATO SANTOS
  • Direitos Humanos e Sociabilidade no Ensino Médio: diálogos transversais e tecnológicos.

  • Orientador : NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Data: 09/12/2019
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  • Direitos Humanos e Sociabilidade no Ensino Médio: diálogos transversais e tecnológicos.

15
  • MÔNICA ESPÍNDOLA ZAPALÁ PIMENTEL
  • O efeito do Yoga na qualidade de vida dos alunos da Educação Profissioal e Tecnológica - uma perspectiva de educação onmilateral

  • Orientador : ALEX FERNANDES DA VEIGA MACHADO
  • Data: 10/12/2019
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  • O efeito do Yoga na qualidade de vida dos alunos da Educação Profissioal e Tecnológica - uma perspectiva de educação onmilateral

16
  • WALLACY OLIVEIRA PASQUALINI NERIO
  • "Ninguém é superior a ninguém": Sobre a importância de ensinar e aprender pensamento
    crítico social e cooperação humana

  • Orientador : ALEX FERNANDES DA VEIGA MACHADO
  • Data: 19/12/2019
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  • "Ninguém é superior a ninguém": Sobre a importância de ensinar e aprender pensamento
    crítico social e cooperação humana

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