O curso de graduação em Ciência da Computação é o curso mais abrangente dentre os cursos da área da computação: Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, dentre outros.
O curso oferece ao aluno alta empregabilidade. Vários de nossos alunos conseguem inserção profissional mesmo antes do término do curso, seja por estágio e até mesmo vínculo empregatício formal.
Além disso, por oferecer ampla e sólida formação na área de computação, o curso abre as portas para a pós graduação: especialização e mestrado.
O curso desenvolve várias habilidades e competências, dentre elas:
✓ Capacidade crítica para avaliar a adequação e os impactos no emprego das diferentes tecnologias existentes, e criar novas tecnologias, para o desenvolvimento de sistemas automatizados, acompanhando a evolução do setor;
✓ Possuir habilidades de raciocínio lógico dedutivo, bem como de linguística, para entender a implementação de sistemas em diferentes linguagens de programação;
✓ Ser capaz de conhecer os fundamentos teóricos da computação e compreender a influência desses resultados teóricos na prática;
✓ Demonstrar capacidade para trabalhar como membro de equipe de desenvolvimento de projetos, inclusive com responsabilidades gerenciais e sociais;
✓ Entender e saber lidar com todas as influências, negativas ou positivas, que a computação produz na sociedade, bem como seus impactos éticos e sociais;
✓ Saber apresentar, de forma oral e escrita, problemas técnicos e suas soluções;
✓ Assessorar a tomada de decisões quanto à implantação de novas tecnologias computacionais na indústria, dentre outras.
Preparar o concluinte para enfrentar as frequentes modificações tecnológicas e suas tendências, caracterizadas pelo dinamismo da área da Ciência da Computação, desenvolvendo novas tecnologias em computação e dominando as atuais. Na sociedade moderna, faz-se necessária a formação de profissionais com habilidades e competências próprias dessa área do conhecimento.
A metodologia de ensino das matérias de formação profissional, além de se desenvolverem através dos tradicionais recursos da exposição didática, estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos e seminários, deverão contemplar também mecanismos que garantam a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos, incluindo assim alternativas como multimídia, visitas técnicas, internet e projetos desenvolvidos com parceiros geograficamente dispersos, via internet, bem como a articulação ensino, pesquisa e extensão, além de atividades complementares extra classe, como cursos, semana acadêmica e Empresa Júnior.
O IF Sudeste-MG – Campus Rio Pomba conta ainda com o processo de auto-avaliação institucional, por meio da omissão Própria de Avaliação (CPA), que avalia várias dimensões, inclusive a referente à política para o ensino, pesquisa, extensão. Dessa forma, a avaliação da qualidade do Curso é realizada mediante aplicação de questionários aos discentes e docentes, solicitando que pontuem os diversos tópicos com notas que variam da seguinte forma:
0– caso não tenham condições de responder;
1 – Péssimo;
2 – Ruim;
3 – Regular;
4 – Bom;
5 – Ótimo.
Os tópicos são compreendidos de questões a respeito da infraestrutura e serviços (biblioteca, laboratórios, mecanografia, recursos audiovisuais, salas de aula, secretaria, unidades de processamento), da coordenação de curso (repasse de informações, disponibilidade de atendimento e de forma geral), dos docentes (relacionamento, pontualidade, assiduidade, dentre outros), além de uma auto-avaliação dos discentes. Essa avaliação é mensurada pela coordenação de curso e comparada.
Finalmente, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciência da Computação é composto por professores efetivos com regime de dedicação exclusiva, com objetivo de formular, implementar e desenvolver o Projeto Pedagógico do Curso, bem como verificar sua efetiva implantação de forma a garantir a qualidade do Curso.
Baixar Arquivo