Projeto Político Pedagógico

De acordo com as Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de
Computação e Informática, o objetivo de um curso da área de Computação e
Informática é formar recursos humanos com o propósito de atender às demandas
da sociedade, buscando o desenvolvimento tecnológico-científico da computação
(hardware e software) e a aplicação das tecnologias na solução de problemas
diversos..
As características desejadas para o Egresso do curso são:
 Ter afinidade e interesse em assuntos de natureza tecnológica;
 Possuir conhecimento básico que lhe permita desenvolver a capacidade crítica para avaliar a adequação e os impactos no emprego das diferentes tecno logias existentes, e criar novas tecnologias, para o desenvolvimento de siste mas automatizados, acompanhando a evolução do setor;
 Possuir habilidades de raciocínio lógico dedutivo, bem como de lingüística,
para entender a implementação de sistemas em diferentes linguagens de
programação;
 Ser capaz de conhecer os fundamentos teóricos da computação e com

preender a influência desses resultados teóricos na prática;
 Demonstrar capacidade para trabalhar como membro de equipe de desenvolvimento de projetos, inclusive com responsabilidades gerenciais;
 Entender e saber lidar com todas as influências, negativas ou positivas, que
a computação produz na sociedade;
 Saber apresentar, de forma oral e escrita, problemas técnicos e suas solu ções;
 Assessorar a tomada de decisões quanto à implantação de novas tecnologi as computacionais na indústria.

O Curso oferece uma vasta gama de disciplinas cobrindo
de forma abrangente as várias áreas de desenvolvimento tecnológico da Ciência da
Computação: sistemas operacionais, redes de computadores, sistemas distribuídos,
compiladores, bancos de dados, engenharia de software, interfaces homem-máquina,
computação gráfica, inteligência artificial. Através do oferecimento de disciplinas eletivas
mais avançadas e de disciplinas de tópicos especiais, o aluno pode aprofundar seus
conhecimentos em uma ou mais áreas de formação tecnológica.

preparar o egresso para enfrentar as freqüentes
modificações tecnológicas e suas tendências, caracterizadas pelo dinamismo da área da
Ciência da Computação, desenvolvendo novas tecnologias em computação e dominando
as atuais. Na sociedade moderna, faz-se necessária a formação de profissionais com
habilidades e competências próprias dessa área do conhecimento.

A metodologia de ensino das matériasde formação profissional, além
de se desenvolverem através dos tradicionais recursos da exposição didática,
estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos
e seminários, deverão contemplar também mecanismos que garantam a
articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os
avanços tecnológicos, incluindo assim alternativas como multimídia, visitas
técnicas, internet e projetos desenvolvidos com parceiros geograficamente
dispersos, via internet.

A gestão do curso é feita pelo coordenador do curso e conta com o apoio da Coordenação Geral de Graduação (CGG), Coordenação Geral de Assuntos e Registros Acadêmicos (CGARA) e Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE). 

O IF Sudeste-MG – Campus Rio Pomba conta ainda com o processo
de auto-avaliação institucional, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA),
que avalia várias dimensões, inclusive a referente à política para o ensino,
pesquisa, extensão. Dessa forma, a avaliação da qualidade do Curso é realizada
mediante aplicação de questionários aos discentes e docentes, solicitando que
pontuem os diversos tópicos com notas que variam da seguinte forma:
0–caso não tenham condições de responder,
1 – Péssimo,
2 – Ruim,
3 – Regular,
4 – Bom,
5 – Ótimo.
Os tópicos são compreendidos de questões a respeito da infraestrutura e serviços (biblioteca, laboratórios, mecanografia, recursos audiovisuais,

salas de aula, secretaria, unidades de processamento), da coordenação de curso
(repasse de informações, disponibilidade de atendimento e de forma geral), dos
docentes (relacionamento, pontualidade, assiduidade, dentre outros), além de uma
auto-avaliação dos discentes. Essa avaliação é mensurada pela coordenação de
curso e comparada.
Finalmente, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciência da
Computação é composto por professores efetivos com regime de dedicação
exclusiva, com objetivo de formular, implementar e desenvolver o Projeto
Pedagógico do Curso, bem como verificar sua efetiva implantação de forma a
garantir a qualidade do Curso.

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