Political-Pedagogic Project


O curso de administração procura possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:


✓coordenar, analisar e elaborar planos para o desenvolvimento das organizações, levando em conta as influências de fatores econômicos, socioculturais, históricos, ambientais e políticos;


✓reconhecer, definir problemas e equacionar soluções;


✓pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo;


✓atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;


✓desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;


✓refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;


✓desenvolver raciocínio lógico, críticoe analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;


✓ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política, vontade administrativa e vontade de aprender;


✓buscar abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;


✓desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se  profissional adaptável.


✓coordenar, analisar e elaborar planos para o desenvolvimento das organizações, levando em conta as influências de fatores econômicos, socioculturais, históricos, ambientais e políticos;


✓ reconhecer, definir problemas e equacionar soluções;


✓ pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo;


✓ atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;


✓formar profissionais com competências e habilidades capazes de reconhecer e solucionar problemas;


✓proporcionar aos alunosoportunidades de interagirem com as organizações da região, realizando trabalhos e projetos capazes de transpor os conhecimentos teóricos para a aplicação prática;


✓capacitar os alunos para atuarem com pensamento crítico e sistêmico em diferentes tipos de organizações em consonância com princípios éticos e responsabilidade social;


✓capacitar os alunos a assumirem os diversos níveis de responsabilidades diretivas dentro da organização,promovendo ações de integração e trabalhos em equipe;


✓desenvolver, na formação do profissional, a capacidade para planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar processos técnicos que visem a otimizar as áreas de gestão de pessoas, de finanças, de produção, e de mercadologia nas organizações;


✓proporcionar um espaço de articulação e interação entre os diferentes níveis de ensino, pesquisa e extensão, com o corpo docente, técnico administrativos do Instituto e a comunidade, objetivando uma formação integrada e interdisciplinar;


✓estimular a realização de pesquisas e estudos que contribuam para o contexto social, regional e local.


A metodologia de ensino das matériasde formação profissional, além de se desenvolverem através dos tradicionais recursos da exposição didática, estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos e seminários, deverão contemplar também mecanismos que garantam a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos, incluindo assim alternativas como multimídia, visitas técnicas, internet e projetos desenvolvidos com parceiros geograficamente dispersos, via internet.


A gestão do curso é feita pelo coordenador do curso e conta com o apoio da Coordenação Geral de Graduação (CGG), Coordenação Geral de Assuntos e Registros Acadêmicos (CGARA) e Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE). 


O processo de auto avaliação do curso está presente no programa de avaliação institucional do IF SUDESTE MG, Campus Rio Pomba. É um processo contínuo com permanente interação que visa o aperfeiçoamento do curso. Todo finalde semestre a SPA (Subcomissão Própria de Avaliação) aplica instrumentos junto aos alunos para avaliação do desenvolvimento do curso. Os resultados são trabalhados juntamente com os professores para reavaliação. Realiza-se também, avaliação com os docentes e pessoal técnico-administrativo. Portanto, com o referido programa pode-se, todo início de semestre, traçar novasmetas e implementar o planejamento estratégico.

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