Apresentação

Dados do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente

Área de conhecimento/eixo tecnológico: Ambiente e Saúde.

Modalidade de oferta: Presencial.

Forma de oferta: Integrado.

Habilitação/Título Acadêmico conferido: Técnico(a) em Meio Ambiente.

Carga horária total: 3233,33 h/relógio, 3840 h/aula.

Número de períodos: Três anos.

Periodicidade da oferta: Anual.

Turno: Integral

Requisitos e formas de acesso: Idade mínima de 14 anos; Ensino Fundamental concluído (1° ao 9° ano).

 

O curso

O Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, presencial, tem como objetivo desenvolver no estudante a capacidade de interpretar o ambiente em que vive e estabelecer relações de causa e efeito sobre o uso sustentável dos recursos naturais. O profissional elaborará melhor as informações, dados e estatísticas para a confecção de ambientais e estará apto para colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxiliará na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Identificará as intervenções ambientais, analisando suas consequências e coordenará ações de preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos efeitos sobre o meio ambiente.

 

A profissão

A profissão é reconhecida pelo Conselho Federal dos Técnicos (CFT). Ademais o surgimento da Política Nacional dos Lei de Resíduos Sólidos – PNRS demanda que as operações inerentes à esta área, conforme Art. 22., sejam designadas a responsável técnico devidamente habilitado com competências para elaborar, implementar, operacionalizar e monitorar as etapas de planos de gerenciamento de resíduos sólidos, incluído o controle da disposição final ambientalmente adequada que pertence à atribuições e qualificação dada aos técnicos formados no Curso Técnico de Meio Ambiente.

 

Campos de atuação

Além de atender aos pressupostos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o Técnico Integrado em Meio Ambiente tem uma formação generalista, como também se apresenta como um profissional qualificado para atuar em órgãos de pesquisa, consultoria ambiental, ONGs, órgãos públicos – municipal, estadual, federal - empresas privadas, estações de controle, monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes, resíduos sólidos, entre outros.

 

Cooredenadora: Viviane Vasques da Silva Guilarduci

e-mail: meioambiente.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Telefone: 3379-4500

 

Coordenação do Programa: RAFAEL SANTIAGO SOARES

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Modalidade de Ensino: Integrado
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 02/01/2024 - 31/01/2024 · Matrícula para o período 2024.0.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.0.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig07.ifsudestemg.edu.br.sig07