Apresentação

Descrição geral: 

O Curso Técnico em Qualidade tem como objetivo formar profissionais com habilidades para operacionalizar programas de gestão da qualidade e aplicar ferramentas de controle da qualidade para atuar em processos de melhoria contínua nas organizações e para o exercício da cidadania, comprometidos com a ética, a sustentabilidade e a responsabilidade social. 

O(a) técnico(a) em Qualidade elabora manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios de processos de qualidade das organizações. Registra o controle da qualidade. Elabora e executa auditorias internas da qualidade. Acompanha auditorias externas. Divulga os procedimentos de qualidade e propõe ações de informação e formação específica. Identifica inconformidades em serviços, produtos e processos e suas possíveis causas. Propõe ações corretivas e preventivas.

 

Modalidade de oferta: Técnico Presencial

 

Legislação que regulamente a profissão: O Curso Técnico em Qualidade está amparado pela Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008 e consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC). Possibilidades de qualificação profissional com certificações intermediárias, no curso técnico, considerando ocupações previstas na CBO:

Assistente de Planejamento e Controle de Produção
Assistente de Controle de Qualidade
Assistente de Compliance

 

Carga horária total: 800 horas.

 

Tempo de integralização Mínimo: 1 (um) ano

 

Máximo: 5 anos (60 meses)

 

Turnos de oferta (atual): Noturno

 

Número de vagas ofertadas: 35 (trinta e cinco) 

 

Periodicidade da oferta: Anual

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM QUALIDADE

 

 

Coordenação do Programa: LUCIANO WALLACE GONCALVES BARBOSA

Telefone/Ramal:

E-mail: qualidade.cataguases@ifsudestemg.edu.br

Título do Profissional: Técnico em Qualidade Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Modalidade de Ensino: Concomitante/Subsequente Endereço Alternativo: https://sig.ifsudestemg.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=2496244&lc=pt_BR&nivel=T
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/01/2024 - 31/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 05/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig12.ifsudestemg.edu.br.sig12