Apresentação

O curso

A enfermagem enquanto prática social, política e historicamente determinada tem produzido inovações científicas e tecnológicas que demanda das instituições formadoras a missão da excelência na formação de seus profissionais.

O curso Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG – campus São João del-Rei busca formar profissionais com competências e habilidades para se inserir em todos os níveis de atenção à saúde, valorizando a interdisciplinaridade na compreensão de fenômenos que envolvem o processo saúde-doença.


O Profissional

Os profissionais Técnicos de Enfermagem com exercício regulamentado pela Lei nº 7.489/1986, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do Enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.

Para atender às exigências educacionais demandadas pelo mundo do trabalho, os profissionais Técnicos de Enfermagem deverão receber uma formação ampla, sistêmica, constituída por competências gerais e específicas que lhes permitam acompanhar as transformações da área.

Especificamente, prepara-se o profissional com habilidade para identificar e avaliar as condições de saúde individual e coletiva, intervindo no processo saúde-doença com medidas de promoção da saúde, prevenção de agravos e/ou doenças, proteção e recuperação e reabilitação da saúde; com competências e habilidades para realizar o cuidado integral ao indivíduo, família e à coletividade.


Campos de atuação

Hospitais. Unidades de pronto atendimento. Unidades básicas de saúde. Clínicas. Home care. Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas. Consultórios. Ambulatórios. Atendimento pré-hospitalar. Instituições de longa permanência. Organizações militares.


DADOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM:

Denominação do curso - Curso Técnico em Enfermagem.

Habilitação conferida - Técnico (a) de Enfermagem.

Área de conhecimento/eixo tecnológico - Saúde.

Nível - Técnico de Nível Médio.

Modalidade de oferta - o curso é subsequente ao ensino médio e presencial.

Público-alvo - o Curso Técnico em Enfermagem tem como público-alvo alunos que concluíram o Ensino Médio e que foram aprovados no Processo Seletivo do IF Sudeste MG.

Quantitativo de vagas ofertadas - anualmente, são oferecidas 40 vagas. O curso tem duração de dois anos ou quatro períodos. As aulas teóricas são ministradas nos três primeiros períodos do curso e ocorrem no turno noturno. O estágio supervisionado obrigatório é ofertado no terceiro e quarto períodos e ocorre em ambientes externos à instituição, em horário não concomitante com as aulas das disciplinas teóricas, nos turnos matutino e vespertino.

Carga horária total/turno das aulas - a carga horária das aulas teóricas corresponde a 1.200 horas. Acrescidas a isso estão as 600 horas de estágio supervisionado obrigatório. Aulas teóricas são ofertadas nos três primeiros períodos do curso e ocorrem no turno noturno. O Estágio supervisionado obrigatório é ofertado no terceiro e quarto períodos do curso e ocorre no turno diurno. O curso tem tem horário integral.

Coordenação - Profa. Angélica Aparecida Amarante Terra. E-mail: angelica.terra@ifsudestemg.edu.br. Horário de atendimento: Segundas e quintas-feiras de 16:30 às 18:30. 

Coordenação do Programa: SUZANA VALE RODRIGUES

Telefone/Ramal:

E-mail: suzana.rodrigues@ifsudestemg.br

Título do Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Modalidade de Ensino: Subsequente
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 29/01/2024 - 07/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 15/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig08.ifsudestemg.edu.br.sig08