O Tecnólogo em Design de Moda do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé – tem como diretriz a formação de profissionais habilitados para transformar ideias em produtos e propor soluções eficazes, em consonância com o contexto socioeconômico e cultural da região onde situa. A Instituição, através de seu curso, assume o compromisso com a formação de massa crítica capaz de desenvolver o pólo de indústrias de moda de Muriaé, valorizando as potencialidades locais, sem, no entanto estar desconectado com outras possibilidades mercadológicas.
A atividade profissional de um Tecnólogo em Design de Moda exige uma formação multifuncional, por isso a necessidade de um plano pedagógico multidisciplinar, no sentido tanto de conhecimentos específicos do campo do design, mas recorre a áreas afins e campos conhecimentos técnicos e específicos aplicados ao segmento de moda vestuário. Portanto, a formação em questão deve contemplar as relações entre o conhecimento teórico e as exigências da prática cotidiana da profissão.
O sucesso profissional do Tecnólogo em Design de Moda será garantido pela solidez da formação técnica e criativa, da ampla formação cultural, adquiridas durante o curso de graduação. Serão fatores fundamentais para este sucesso, o desenvolvimento de uma oferta curricular que garanta a formação e informação, métodos, técnicas e meios que habilite o aluno trabalhar em equipe, que tenha facilidade de adaptação a contextos novos, saiba objetivar sua criatividade, seu espírito inovador, seu poder de liderança, de gerenciamento e decisão, sua confiabilidade e habilidade comunicativa; capacidade de síntese, de crítica e de inovação; além de estar atualizado das inovações tecnológicas e dos novos meios de distribuição do produto.
Os Tecnólogos em Design de Moda egressos do curso são habilitados a atuarem efetivamente no segmento de moda e em áreas correlatas, portanto este é o universo de atuação:
Confecção de moda;
Indústria de aviamentos e acessórios;
Empresas de varejo e atacado de moda;
Fiações, tecelagens, malharias;
Estamparias de tecidos e produtos prontos;
Empresas prestadoras de serviços de bordados;
Lavanderias industriais voltadas para o segmento de moda;
Empresas de assessoria e produção de moda;
Empresas de comunicação de moda.
O conhecimento de todas as etapas de projeto desde a prospecção de tendências a retirada dos produtos do mercado, além de um forte conhecimento do processo produtivo, credencia o profissional a atuar não somente nas fases de gestão do design, mas também com habilidades para o planejamento e controle da produção e da gestão comercial das empresas do segmento. São diversas as competências, entre elas estão as seguintes:
Capacidade de objetivação da criatividade de forma sistematizada em soluções inovadora, utilizando domínio de técnicas e de processos de criação;
Conhecimento das linguagens próprias do campo profissional aplicados em conceitos e soluções em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
Habilidade de convivência com especialistas de outras áreas, para trabalhar com equipes multifuncionais, planejando, organizando, implantando e gerindo programas de design;
Conhecimento de todas as etapas da atividade projetual, desde percepção das demandas, das técnicas de coleta e análise de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração e conformação das soluções de design propostas;
Capacidade de gerir a produção a partir de uma abordagem da qualidade e produtividade, da otimização dos custos e do gerenciamento dos recursos humanos para a produção;
Capacidade de prosseguir estudos de pós-graduação em programas de Lato Senso e Stricto Sensu.
A proposta metodológica para o curso de Tecnólogo em Design da Moda do Campus Muriaé do IF Sudeste MG está fundada na articulação teoria-prática que resulta na formação do especialista no campo da moda e também, ao mesmo tempo, numa abordagem interdisciplinar que articule os três eixos que norteiam o campo de atuação dos Institutos Federais, respectivamente: o ensino, a pesquisa e a extensão.
Uma concepção de prática como componente curricular implica vê-la como uma dimensão do conhecimento, que tanto está presente nos cursos de formação nos momentos em que se trabalha a reflexão sobre a atividade profissional, como durante o estágio nos momentos em que se exercita a atividade profissional. Dessa forma, a prática desenvolvida nos laboratórios e sedimentadas nos estágios nas indústrias e outros locais, oferece ao educando a possibilidade de relacionar direta ou indiretamente o ambiente escolar com os centros de produção.
Ao final do curso, deverá ser exigido como um dos processos relevantes para a qualificação do profissional em Moda um Trabalho de Conclusão de Curso. Nesse sentido, é importante buscar estudos que sejam relevantes para a área de Moda, contribuindo para a construção de novos saberes na área e favorecendo a edificação de novas proposições para o seu ensino.
A abordagem metodológica é interdisciplinar no intuito de abranger uma compreensão da produção de conhecimento de forma dinâmica, de modo que o real não se fixe em formas estáticas do próprio conhecimento. Entende-se assim, que a tarefa é integrar as disciplinas, superando esse caráter disciplinar, a partir do diálogo permeado por diferentes configurações epistêmicas.
A organização curricular parte de uma reorientação dos modelos tradicionais das grades curriculares estruturadas em disciplinas isolada para a organização em grupos por áreas de conhecimento. É enfatizada a promoção do conhecimento artístico que poderá ser capaz de articular método entre a criação em Moda e o processo de contextualização histórico e social. No que se refere ao fazer é necessário conhecer e experenciar os diferentes segmentos que compõem o universo da Moda e principalmente o mercado industrial.
A contextualização do profissional a ser formado deve se processar através do estudo da dinâmica histórica e cultural, da estética e do exercício critico da Moda, como também, da identificação da realidade sócio-cultural dos diversos espaços que ela ocupa como, por exemplo: ateliês, galerias, vitrines de shoppings e a rua, entre outros espaços, diagnosticando interesses e necessidades do consumidor.
A articulação do ensino, pesquisa e extensão são efetuadas por intermédio do desenvolvimento de projetos institucionais que incentivem a colaboração entre o Campus Muriaé do IF Sudeste MG e organizações comunitárias, envolvendo equipes multiprofissionais que possam compartilhar o trabalho de pensar, gerenciar e avaliar o interesse pela Moda com o quadro docente desse curso e outros profissionais de atuação em moda.Quanto aos recursos metodológicos utilizados no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda são compreendidos por:
Técnicas de Ensino: Expositiva-Dialogada; Técnica de Laboratório; Técnica do Estudo Dirigido; Técnica de Trabalho em Pequenos Grupos; Pesquisa; Dramatização; Projeto; Debate; Estudo de Caso; Seminário; Painel Integrado; Visitas Técnicas; Brainstorming. Recursos Didáticos:Transparências; Slides; Computador; Mapas/Catálogos; Laboratório/Oficina; Impressos (Apostila); Lousa.
O Núcleo Docente Estruturante – NDE – é o órgão consultivo e deliberativo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso, e tem por finalidade a implantação, acompanhamento e atualização do mesmo. Além disso, entre as atribuições do NDE estão o estabelecimento do perfil do egresso do curso, a condução – sempre que necessária – dos trabalhos de reestruturação curricular, a supervisão das formas de avaliação e acompanhamento do curso, a análise e avaliação dos Planos de Ensino dos componentes curriculares e o acompanhamento das atividades do corpo docente, subsidiando as atividades do Colegiado do Curso por meio de indicações de contratações ou substituições de docentes. A constituição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso segue a Resolução do CONAES no 1, de 17 de junho de 2010 e respectivo Parecer no 4, de 17 de junho de 2010 .
O NDE do Curso Superior de Tecnólogo em Design de Moda do IF Sudeste MG – Campus Muriaé é composto pelos seguintes membros:
Composição do NDE |
Situação |
Rui Gonçalves de Souza |
Presidente (Coordenador do Curso) |
Carolina Angelo Jeronimo Domingues |
Membro Docente |
Clarissa Alves de Novaes |
Membro Docente |
Erika Rodrigues Coelho Martins |
Membro Docente |
Júnia de Magalhães V. M. de Mesquita |
Membro Docente |
Rodrigo Fonseca Caixeta |
Membro Docente |
Tatiana Machado Resende Guedes |
Membro Docente |
A manutenção da excelência no ensino, pesquisa e extensão envolvidos no Curso Superior de Tecnólogo de Design de moda do IF Sudeste MG – Campus Muriaé depende, essencialmente, de um processo de avaliação, comparação, controle e realimentação, uma vez que diversas variáveis exógenas podem afetar o desempenho do referido curso.
De acordo com a Lei n° 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, o referido Sistema tem por objetivo, entre outros aspectos, a busca pela eficácia institucional e o aprofundamento nos compromissos sociais das instituições de ensino superior. Em função disto, o IF Sudeste MG - Campus Muriaé construiu este Projeto Pedagógico de Curso orientado pelas premissas estipuladas na lei supracitada (BRASIL, 2004).
Com o objetivo de assegurar a qualidade do curso, o IF Sudeste MG –Campus Muriaé também realiza processos de avaliação interna, coordenados pela Subcomissão Própria de Avaliação – SPA. Além disso, o monitoramento da qualidade do curso é realizado por meio de entrevistas e questionários com alunos, professores, egressos, reuniões periódicas do Colegiado do Curso e de reuniões entre o Núcleo Estruturante Docente – NDE – e a Coordenação Geral de Graduação e Pesquisa – CGGP – do IF Sudeste MG – Campus Muriaé.
Baixar Arquivo