Projeto Político Pedagógico

O curso deverá formar profissionais com o perfil para desempenhar as seguintes atividades:
a) projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
b) realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
c) atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
d) produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
e) participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
f) exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
g) enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

A atuação do profissional formado em Agronomia é regulamentada e suas atividades são atribuídas pelo CREA. Trata-se de uma profissão versátil, tradicional e consagrada, com boa aceitação pelas instituições públicas e privadas e com baixa probabilidade de ser substituída pelo avanço tecnológico

Os objetivos do curso estão alinhados com as Diretrizes curriculares Nacionais para cursos de Agronomia (Resolução CNE/CES Nº 01, de 02 de fevereiro de 2006) e legislações vigentes; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) e com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9394/1996 Assim, o objetivo do curso é formar profissionais com:

I - sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
II - capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
III - compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e
IV - capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

A metodologia de ensino aprendizagem do curso de agronomia, está em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IF Sudeste MG. O processo ensino-aprendizagem proporcionará conhecimentos técnico-científico aprofundados e contato com prática em ações de pesquisa, extensão e inovação, curricularizadas ou não. Desta forma, os discentes estarão em sintonia com a realidade concreta, reunindo conhecimento, apropriação das tecnologias e desenvolvimento sustentável.
A proposta do curso é valorizar a autonomia, a autogestão e o protagonismo dos discentes no processo de aprendizagem. Para tanto, serão estimuladas as metodologias ativas de ensino em que o discente é protagonista na busca pelo aprendizado, assumindo responsabilidades, propondo soluções para problemas, pesquisas, debates, realizando experimentos, entre outros. Neste contexto, serão utilizadas diversas estratégias didático-metodológicas, como: seminários, visitas técnicas, debates, atividades em grupo, atividades individuais, projetos de trabalho, estudos dirigidos, atividades práticas e outras. Essas metodologias incitam os sujeitos da educação profissional a se colocarem verdadeiramente como sujeitos da reflexão e da pesquisa, abertos ao trabalho coletivo e à ação crítica cooperativa, o que se traduz como um lidar reflexivo que realmente trabalhe a tecnociência.
As ações de ensino do curso terão o suporte das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), cuja utilização passa a ser parte das demandas sociais e do mundo do trabalho no contexto pós-pandemia. Desta forma, será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do SIGAA para integração com as atividades presenciais, complementando e aprimorando as atividades do curso. Além disso, a utilização das estratégias de ensino a distância será utilizada para permitir a flexibilidade do currículo por meio da oferta de até 20% da carga horária em disciplinas a distância. Esta flexibilidade também será consolidada por meio dos encontros síncronos mediados por plataformas como o Google Meet e o sistema de web conferencias da RNP.

A coordenação de curso será exercida por professor que faz parte do corpo docente do curso, que trabalhe em Regime de Dedicação Exclusiva e que possua, preferencialmente, o grau de Doutor. A escolha e exercício do coordenador será realizado de acordo com que está estabelecido no RAG e no Regimento Geral do IF Sudeste MG.

No IF Sudeste MG, a avaliação é um componente do processo ensino-aprendizagem, e deve ser desenvolvida de forma contínua, diversificada e cumulativa. Sendo assim, os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos, considerando, quando necessária, a retomada de conteúdos durante o processo educativo e a revisão das estratégias didático-pedagógicas. Nesse sentido, o acompanhamento dos discentes deverá ser realizado para verificar a aprendizagem efetiva do conteúdo e quando necessário intervir, utilizando diferentes ferramentas, através de um processo de avaliação formativo.
Estas disposições estão expressas na regulamentação da avaliação do processo ensino-aprendizagem é parte integrante do Regulamento Acadêmico de Graduação do IF Sudeste MG. O Regulamento pode ser acessado no sítio da Coordenação Geral de Graduação do Campus Rio Pomba pelo endereço: .
Além dos aspectos ligados de forma mais direta à avaliação das diferentes disciplinas que compõem o currículo, o IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba conta com equipes multidisciplinares que atuam no acompanhamento e na avaliação do processo ensino-aprendizagem como um todo.

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