Projeto Político Pedagógico

Fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN ́s), Resolução CNE/CES no 01/2006, o curso de Agronomia do IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu enseja formar egressos com:

  • Sólida formação científica e geral que os possibilite a absorver e desenvolver tecnologia;
  • Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
  • Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional os recursos disponíveis, além de conservação o equilíbrio do ambiente; e
  • Capacidade para adaptação flexível, crítica e criativa às novas situações.


A partir do conhecimento deste documento pelos docentes e discentes do curso de Agronomia, o IF Sudeste MG - Campus Manhuaçu, visa contribuir para o atendimento às demandas da sociedade no nível de graduação, bem como auxiliar no desenvolvimento regional e nacional. Para tanto, esse objetivo está embasado na qualidade do ensino, pautado por valores democráticos como princípios fundamentais à educação, à produção de conhecimento, à luta contra a exclusão social, à ética, à cidadania e aos valores humanos. Nesse sentido, tais aspectos serão consolidados por meio de ações que permitam a integração efetiva entre o estudante do Campus Manhuaçu e a sociedade.

Espera-se assim, que os egressos tenham as seguintes habilidades ao final do curso: responsabilidade, dinamismo, capacidade de observação, capacidade de organização, fácil entendimento de processos, metodologia e praticidade na execução dos trabalhos. Além disso, com a inserção de atividades extensionistas na matriz curricular do curso, é esperado também que haja maior contribuição na formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico, possibilitando a ele diálogo construtivo e transformador com setores da sociedade brasileira, respeitando e promovendo a interculturalidade e incentivando à atuação da comunidade acadêmica na contribuição para o enfrentamento das questões da sociedade brasileira, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural.

 
 

 

 
 

O currículo do referido curso possibilitará condições a seus egressos para adquirirem competências e habilidades a fim de:

  • Diagnosticar, analisar, projetar, coordenar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente, projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
  • Realizar vistorias, perícias, avaliações; arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
  • Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
  • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
  • Exercer atividade de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico-profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios, e divulgação técnica e extensão; e
  • Enfrentar desafios das rápidas transformações da sociedade, das formas de produção, do trabalho, adaptando-se às novas situações emergentes.

A metodologia de ensino adotada segue as DCN´s para o curso de Agronomia (Resolução CNE/CES nº 01/2006) e as estratégias e atividades educacionais conforme dispostas no RAG. Todos os componentes curriculares do referido curso possuem ementas que orientam a atividade docente e permitem o acompanhamento por parte do estudante.

Todos os docentes de uma mesma disciplina seguem um roteiro unificado que guia as atividades (ensino, pesquisa e extensão) ao longo do período letivo. São explicitados os conteúdos programáticos, os quais servem de parâmetro para a mensuração da capacidade do estudante de instrumentalizar o conhecimento adquirido e a aptidão para utilizá-lo na resolução de problemas.

A metodologia aplicada busca uma formação profissional completa e ensino de excelência. Para isso, diversas estratégias didático-metodológicas serão adotadas, incluindo métodos e técnicas para desencadear, promover e potencializar o processo de ensino-aprendizagem de maneiras inovadoras e embasadas em recursos que proporcionam aprendizagens diferenciadas dentro da área. Os Componentes Curriculares valorizam a interdisciplinaridade e permeiam a participação em atividades na área de Agronomia, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, participação em eventos científicos, dentre outros, empregando observação e reflexão, resolução de situações-problema, simulações e estudos de casos como abordagens metodológicas da prática/teórica. São adotadas metodologias que buscam valorizar os conhecimentos prévios dos discentes, sua autonomia e necessidades específicas, seus diferentes ritmos de aprendizagem e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Ademais, o uso das TIC´s oferece possibilidade de maior desenvolvimento, aprendizagem e comunicação para as pessoas com necessidades especiais.

Acrescenta-se que são utilizadas diversas estratégias didático-metodológicas como: seminários, palestras, debates, atividades em grupo, atividades individuais, estudos dirigidos, confecção de maquetes, atividades práticas diversas, utilização de sistemas computacionais, consultas à biblioteca, visitas técnicas, pesquisas temáticas e bibliográficas, além do uso das TIC´s.

Para essa maior interação, entre os discentes e docentes, o instituto utiliza o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Ainda, como forma de disseminar as informações de toda a rede do IF Sudeste MG, o campus conta com sistema wireless, que permite acesso ao site institucional e às redes sociais da unidade. No site institucional os estudantes têm acesso às principais notícias do campus e podem buscar informações sobre abertura de editais de iniciação científica, eventos e cursos, horário de aulas, programação de visitas técnicas, vagas de estágio e informações sobre os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos no campus.

Além da disponibilização de acesso à internet nos ambientes escolares, serão utilizados os softwares BrOffice, programas assistidos por computador (CAD), Google Earth, SketchUp, Genes e Rbio, de modo a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. 

Adicionalmente, a adoção de metodologias ativas, tais como: estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas (ABP), Philips 66, tempestade mental (Brainstorming), sala de aula invertida, Peer Instruction, ciclo de aprendizagem vivencial (CAV), grupo de verbalização – grupo de observação (GV-GO), dentre outras, poderão promover o protagonismo discente, favorecendo a aprendizagem.

Complementando a linha de formação, será dado ênfase às atividades práticas de campo, através da utilização da estrutura da unidade educacional de produção vegetal e laboratorial no campus; realização de aulas práticas; visitação a propriedades e empresas rurais na região, tudo com o propósito de que os acadêmicos possam colocar em prática e aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula não restringindo, desta forma, sua formação exclusivamente a preceitos teóricos, mas sim na construção de conhecimentos que considerem as habilidades e competências tácitas, como preconizado pela resolução CNE/CES nº. 11, de 11 de março de 2002 em seu artigo 5.

Para a condução das práticas pedagógicas, o campus conta com professores com títulos de mestres e doutores atuando nas respectivas áreas de especialidade de forma integrada com outras, visando à promoção das interpelações entre as ciências. Além dos docentes, conta-se, também, com servidores técnico administrativos já capacitados, ou em processo de capacitação promovido pelo IF Sudeste MG, bem como com infraestrutura de laboratórios em funcionamento e outros em fase de implantação para atendimento das necessidades das disciplinas do curso de Agronomia.

Por fim, a obrigatoriedade das atividades complementares, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso permitem a percepção dos estudantes que o conhecimento adquirido em sala de aula e nas aulas práticas é reforçado em palestras, seminários, congressos, conferências ou eventos na área de Agronomia, assim como nos projetos de extensão e pesquisa. Neste sentido, é estimulada a percepção das possibilidades de aplicação do conhecimento nos processos de tomada de decisão que se dão no ensino das diversas disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Agronomia.

 

 
 

A avaliação do curso deve ser institucionalmente acompanhada e permanentemente avaliada, a fim de permitir os ajustes que se fizerem necessários à sua contextualização e aperfeiçoamento. A avaliação deve basear-se no domínio dos conteúdos e das experiências, com vistas a garantir a qualidade da formação acadêmico-profissional, no sentido da consecução das competências político-sociais, ético-morais, técnico-profissionais e científicas. Também será levado em consideração os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Conceito Preliminar de Curso (CPC), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e outros instrumentos avaliativos pertinentes.

A avaliação da qualidade do Curso de Agronomia, incluindo a adequação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), dar-se-á em relação a:

  • Cumprimento de seus objetivos; 

  • Perfil do egresso;


  • Habilidades e competências;


  • Matriz curricular;


  • Flexibilização curricular;


  • Pertinência do curso no contexto regional;


  • Corpo docente e discente.


Essa avaliação será efetuada periodicamente pelo Colegiado do Curso no decorrer do curso, mesmo antes da integralização do currículo pela primeira turma, onde os resultados deverão ser registrados por meio de ata elaborada por esse órgão.

Desta avaliação será possível detectar possíveis falhas e traçar novas metas tanto para a instituição quanto para o curso. Os resultados serão analisados juntamente aos docentes para reavaliação e posterior adequação do PPC.

Além das avaliações realizadas durante o curso, também será realizado o acompanhamento de egressos do Curso de Agronomia. Para este acompanhamento, seguirá a Política de Acompanhamento de Egressos do IF Sudeste MG, que tem os seguintes princípios:

  1. Relacionamento contínuo;

  2. Valorização profissional;

  3. Educação continuada;

  4. Avaliação e autoavaliação institucional pelo egresso;

  5. Compromisso e responsabilidade com a comunidade;

  6. Sistematização na gestão e produção do conhecimento, articulando as ações extensionistas às práticas e às políticas voltadas aos egressos do IF Sudeste MG.

A partir das análises realizadas, podem-se propor mudanças na estrutura e no funcionamento do curso que vão desde propostas de alteração da matriz curricular, pré-requisitos e processos avaliativos das disciplinas. Acredita-se que a avaliação do projeto pedagógico deve ser um ato constante e periódico e visa adequar a realidade do discente do curso às metas traçadas no perfil esperado do egresso, bem como a pertinência do curso no contexto regional.


 
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