Apresentação















Conheça o curso de Bacharelado em Agronomia

 

Percurso formativo

O curso foi proposto seguido o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE 01/2006) para o curso de graduação em Agronomia. Assim, está distribuído em três núcleos de conteúdos:

I - O núcleo de conteúdos básicos será composto dos campos de saber que forneçam o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. Esse núcleo será integrado por conhecimentos das áreas Matemática, Física, Química, Biologia, Estatística, Informática e Expressão Gráfica predominantemente nos três primeiros semestres do curso.

II - O núcleo de conteúdos profissionais essenciais será composto por campos de saber destinados à caracterização da identidade do profissional. O agrupamento desses campos gera grandes áreas que caracterizam o campo profissional e agronegócio, integrando as subáreas de conhecimento que identificam atribuições, deveres e responsabilidades. Esse núcleo está contido predominantemente nas disciplinas do terceiro ao décimo semestre e abrange os conhecimentos relativos às áreas de: Agrometeorologia e Climatologia; Avaliação e Perícias; Biotecnologia, Fisiologia Vegetal e Animal; Cartografia, Geoprocessamento e Georeferenciamento; Comunicação, Ética, Legislação, Extensão e Sociologia Rural; Construções Rurais, Paisagismo, Floricultura, Parques e Jardins; Economia, Administração Agroindustrial, Política e Desenvolvimento Rural; Energia, Máquinas, Mecanização Agrícola e Logística; Genética de Melhoramento, Manejo e Produção e Florestal. Zootecnia e Fitotecnia; Gestão Empresarial, Marketing e Agronegócio; Hidráulica, Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrográficas, Sistemas de Irrigação e Drenagem; Manejo e Gestão Ambiental; Microbiologia e Fitossanidade; Sistemas Agroindustriais; Solos, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nutrição de Plantas e Adubação; Técnicas e Análises Experimentais; Tecnologia de Produção, Controle de Qualidade e Pós-Colheita de Produtos Agropecuários.

III - O núcleo de conteúdos profissionais específicos deverá ser inserido no contexto do projeto pedagógico do curso, visando a contribuir para o aperfeiçoamento da habilitação profissional do formando. No curso proposto pelo Campus Rio Pomba, a característica de agricultura de montanha, a preservação ambiental, agroecologia e a interação com atividades zootécnicas atendem às peculiaridades locais e regionais reforçando a identidade própria do Campus.

 

Optativas

No contexto do curso um mínimo de 72 horas deverá ser cursado em disciplinas optativas. Estas disciplinas poderão ser cursadas pelos estudantes a partir do segundo semestre, respeitando os pré-requisitos de cada disciplina.

 

Estágio, TCC e atividades curricularizadas

Em paralelo às disciplinas, serão realizadas atividades de estágio, as atividades de curricularização da extensão, curricularização da pesquisa e o trabalho de conclusão de curso. Estas atividades permitirão ao estudante vivenciar as atividades agrícolas e profissionais, o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança por meio das atividades de extensão e desenvolverão, na prática, um projeto com o envolvimento de metodologia científica direcionado para sua área de atuação.

 

Atividades complementares

O curso estimula a participação dos estudantes em atividades complementares de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação, cultura, artes, esportes e representação estudantil. Estes componentes serão utilizados para promover a inter- e transdisciplinaridade permitindo ao estudante a contextualização prática e aplicada dos conhecimentos técnicos. Estas vivências são fundamentais para a formação humanística e crítica, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas da sociedade como autonomia, liderança e responsabilidade socioambiental.

A realização destas atividades são fomentadas, em grande parte, pela própria instituição com a publicação de editais de monitoria, de projetos de ensino, de projetos de extensão e de inovação. Além disso, existem as representações estudantis no colegiado de curso e do centro acadêmico. O desenvolvimento na área de gestão e empreendedorismo se dará por meio da criação da empresa júnior para as atividades do curso.

 

Monitoria

Os estudantes do curso poderão participar do programa de monitoria já instituído no campus, o que permitirá maior contato do mesmo com o meio acadêmico e com a docência, contribuindo com a ampliação dos seus conhecimentos, o seu desenvolvimento e protagonismo, além de contribuir para o melhor desempenho dos demais discentes nas disciplinas as quais participam do programa.

 

Bolsas de ensino, pesquisa e extensão

Além disso, anualmente são lançados editais para seleção de projetos ensino,  de pesquisa de Iniciação Científica e Tecnológica e de Extensão com o objetivo de incentivar a construção do conhecimento nos discentes, oportunizando o estímulo ao pensamento crítico e o estabelecimento das relações entre teoria e prática, além de contribuir com a melhoria/desenvolvimento da comunidade externa. Os estudantes serão incentivados a participar como voluntários e/ou bolsistas nestes programas.

 
 
 
 
 
 
 
 
Coordenação do Programa: ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS

Telefone/Ramal:

E-mail: agronomia.riopomba@ifsudestemg.edu.br

Título do Profissional: Engenheiro Agrônomo Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Agrárias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
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  • 05/02/2024 - 08/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
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