1- Concepções de Infância(s):
2- Leis:
3- Alfabetização e Letramento:
a) Alfabetização e/ou letramento: implicações para o ensino (leitura completa);
b) Letramento e alfabetização: as muitas facetas (leitura completa).
4- Atividade avaliativa individual (1,00): construção de um pequeno texto dos conceitos compreendidos sobre Infância, Alfabetização e Letramento.
1- Discussão da Base Nacional Comum Curricular (51 e 52 e 89 a 111)
2- Fases da escrita:
3- Atividade avaliativa em grupo (1,00) - cada grupo uma fase da escrita:
○ Divisão da turma em grupos para apresentação de trabalhos (Seminários). - Valor: 2 pontos.
Observação: A turma será dividida em 6 grupos - 3 grupos apresentarão os textos abaixo (dia 21/05), e outros 3 grupos apresentarão, no dia 28/05, os textos sugeridos na próxima aula.
Leituras propostas para os seminários:
1) KLEIMAN, A.B. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In.: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, 2006, p.23-36.
2) CUSTÓDIO, M.A. Documentário e pichação: a escrita na rua como multissemiótica.In.: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012, p.199-210.
3) TEIXEIRA, A.; LITRON, F.F. O Manguebeat nas aulas de Português: videoclipe e movimento cultural em rede. In.: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo:Parábola editorial, 2012, p.167-180.
Divisão da turma em grupos para apresentação de trabalhos (Seminários). - Valor: 2 pontos.
○ Leituras propostas para os seminários:
1) BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In.: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, 2006, p.139-161.
2) CAVALCANTI, M.C.B.; MELO, C.T.V. de. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In.: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, 2006, p. 181-198.
3) DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; PIETRO, J.F. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público. In.: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 247- 278.
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig11.ifsudestemg.edu.br.sig11 v3.32.17