IF Sudeste MG › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Juiz de Fora, 08 de Julho de 2024
O Ensino de Leitura (29/04/2022 - 29/04/2022)
   O ensino da leitura.pdf   
  Como lemos.pdf   
  Como lemos.pptx   
Coesão e Coerência textual (29/04/2022 - 29/04/2022)
      
Inicia em 29/04/2022 às 15h 0 e finaliza em 13/05/2022 às 23h 59
Infância, Alfabetização e Letramento (06/05/2022 - 06/05/2022)

 

1- Concepções de Infância(s):

  • Documentário: A invenção da infância;
  • Discussão do texto: Globalização e Infâncias (leitura completa).
 

2- Leis:

  • Estatuto da Criança e do Adolescente (páginas 07 a 12 e 20 a 24);
  • Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (páginas 01 a 20);
  • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação: Educação Infantil e Ensino Fundamental (99 a 102 e 132 a 144).
 

3- Alfabetização e Letramento:

  • Discussões dos textos:

a) Alfabetização e/ou letramento: implicações para o ensino (leitura completa);

b) Letramento e alfabetização: as muitas facetas (leitura completa).

  • Entrevista com Magda Soares: https://www.youtube.com/watch?v=k5NFXwghLQ8
 

4- Atividade avaliativa individual (1,00): construção de um pequeno texto dos conceitos compreendidos sobre Infância, Alfabetização e Letramento.

 

   

Documentário: A invenção da infância

  Remover Vídeo  Mover para direita 
   

Entrevista com Magda Soares sobre Alfabetização e Letramento

  Remover Vídeo  Mover para direita 
  Globalização e Infâncias   
Ler todo
  Estatuto da Criança e do Adolescente   
páginas 07 a 12 e 20 a 24
Atividades de Alfabetização e Letramento (13/05/2022 - 13/05/2022)

 

1- Discussão da Base Nacional Comum Curricular (51 e 52 e 89 a 111)

 

2- Fases da escrita:

  • Psicogênese da escrita (leitura completa);
  • Entrevista com Magda Soares

 

3- Atividade avaliativa em grupo (1,00) - cada grupo uma fase da escrita:

  • Fazer uma atividade de sondagem;
  • Responder como se fosse a criança na determinada fase da escrita;
  • Propor uma atividade para o desenvolvimento da alfabetização e letramento em acordo com a BNCC;
  • Apresentação para a turma.
 
  

Entrevista com Magda Soares sobre Fases da Escrita

  
Discussão sobre os conteúdos: 1- Letramento/Multiletramento e Oralidade e 2- Literacia Midiática./Seminários. (21/05/2022 - 21/05/2022)

 Divisão da turma em grupos para apresentação de trabalhos (Seminários). - Valor: 2 pontos.

 

Observação: A turma será dividida em 6 grupos - 3 grupos apresentarão os textos abaixo (dia 21/05), e outros 3 grupos apresentarão, no dia 28/05, os textos sugeridos na próxima aula.

 

   Leituras propostas para os seminários:

1)    KLEIMAN, A.B. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In.: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, 2006, p.23-36.

2)    CUSTÓDIO, M.A. Documentário e pichação: a escrita na rua como multissemiótica.In.: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo:  Parábola editorial, 2012, p.199-210.

3)    TEIXEIRA, A.; LITRON, F.F. O Manguebeat nas aulas de Português: videoclipe e movimento cultural em rede. In.: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo:Parábola editorial, 2012, p.167-180.

Discussão sobre os conteúdos: 1- Histórico do ensino de Língua Portuguesa no Brasil; 2- Gêneros textuais e Tipos textuais; 3- O ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais./Seminários (28/05/2022 - 28/05/2022)

   Divisão da turma em grupos para apresentação de trabalhos (Seminários). - Valor: 2 pontos.

 

    Leituras propostas para os seminários:

 

1)     BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio.  In.: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, 2006, p.139-161.

2)     CAVALCANTI, M.C.B.; MELO, C.T.V. de.  Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In.: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, 2006, p. 181-198.

3)     DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; PIETRO, J.F. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público. In.: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 247- 278.

 

Memorial (03/06/2022 - 03/06/2022)
      
Inicia em 30/05/2022 às 7h 0 e finaliza em 04/06/2022 às 23h 59
      
Inicia em 01/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 04/06/2022 às 23h 59

SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig11.ifsudestemg.edu.br.sig11 v3.32.17