IF Sudeste MG › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Juiz de Fora, 08 de Julho de 2024
PAPR 1 - Introdução à Disciplina (11/05/2021 - 25/05/2021)

Olá turma. Espero que estejam todos bem!

Vamos dar início a mais um semestre de atividades no curso de Licenciatura em Ed. Física.

Para que tenhamos sucesso nessa jornada será mais que importante a participação ativa de todos nós, por meio de uma parceria franca e transparente entre professora e alunos/alunas. Para isso, o comprometimento de todos é fundamental!

Estude sozinho, estude online com seus colegas de turmas, estude comigo, analise, reflita, questione, posicione-se sobre os temas/assuntos abordados em aula. Faça você mesmo suas atividades avaliativas e de retenção de conhecimento. Não será a nota obtida nos trabalhos que vai garantir seu aprendizado de fato. Mas, sim o seu envolvimento com as atividades de estudo propostas ao longo da disciplina.

 Vamos começar?!

 

Trilha de Aprendizagem 1 - Orientações:

1. Leia e estude o artigo de Othopaulo Böhm (2015), intitulado “Jogo, Brinquedo e Brincadeira na Educação”. Nesse texto você encontrará informações introdutórias sobre conceitos que definem esses três elementos que iremos estudar ao longo da disciplina ‘Recreação e Jogos’. O artigo está disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Ottopaulo-B%C3%B6hm.pdf

 Uma versão em PDF também está anexada no SIGAA.

 2. A partir da leitura desse artigo realize suas buscas pela internet por informações complementares sobre aspectos cutlutais e históricos que envolvem o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Tome como referência para as suas buscas por conhecimento na rede os autores que Othopaulo menciona em seu artigo.

 3. Não esqueça de fazer anotações sobre dúvidas, reflexões individuais acerca do tema estudado, apontamentos sobre relações entre esses elementos (jogo, brinquedo e brincadeira) e a educação física escolar.

 4. Acesse o material (slides) “Aula 1 - O que é recreação”. Faça a leitura desse material somente após ter lido o artigo de Othopaulo (listado acima). Ao final do material você encontrará uma imagem mostrando o “Círculo Mágico” de Huizinga. Fique atento a essa expressão!!!

 5. Participe da nossa primeira aula síncrona, a ser realizada no dia 25/05/2021 de 09h às 09h45min via google meet:https://meet.google.com/nej-fwgs-oja?hs=122&authuser=1

.

Não fique aflito caso não consiga participar da aula online, ela será gravada e disponibilizada para a turma.

 

 

   PAPR Recreação e Jogos 1.pdf   
      
Inicia em 12/05/2021 às 12h 0 e finaliza em 22/05/2021 às 11h 59
      
Inicia em 12/05/2021 às 12h 0 e finaliza em 22/05/2021 às 11h 59
Introdução à Disciplina (18/05/2021 - 18/05/2021)
Atividades de Reposição - Aula Extra [Reposição] (22/05/2021 - 22/05/2021)
Aula Extra.
Introdução à Disciplina (25/05/2021 - 25/05/2021)
PAPR 2 - O jogo na perspectiva de Huizinga (01/06/2021 - 15/06/2021)

 

Bem, já sabemos que Jogo, Brinquedo e Brincadeira tratam de “coisas” distintas embora interligadas pela ludicidade. Agora chegou a hora de aprofundar conhecimentos acerca desses elementos, em especial, do jogo. Compreendendo quais são suas principais carcaterísticas e como elas podem ser empregadas pedagogicamente na educação física escolar.

Trilha de Aprendizagem 2 - Orientações:

1. Estude o artigo “Reflexões sobre o jogo: conceitos, definições e possibilidades”, escrito por Rosângela Ramos Veloso e Antônio Villar Marques Sá (2009), disponível em: https://www.efdeportes.com/efd132/reflexoes-sobre-o-jogo.htm

2. Estude o Capítulo 1 “1. Natureza e Significado do Jogo como Fenômeno Cultural” (página 05 a 23) do livro ‘Homo Ludens’ de Johan Huizinga. O livro em PDF está anexo ao material disponibilizado no SIGAA.

 

TAREFA - Caracterização do Jogo segundo Johan Huizinga (1,0 ponto)

Orientações:

  • Elabore um mapa mental para representar seus aprendizados/compreensões sobre a caracterização de JOGO feita por Johan Huizinga.
  • NÃO copie trechos do artigo ou do livro. NÃO copie frases/parágrafos da internet. Elabore seus entendimentos e os insira no mapa mental.

 

 CRITÉRIOS de avaliação:

  • Identificação completa (instituição, curso, período, disciplina, professor, nome completo) - até 0,06
  • Aparência visual do mapa mental (organização das informações, conexões estabelecidas, identificação do teórico em estudo, destaque para informações importantes - cores, formas -, informações complementares) - até 0,44
  • Abordagem de todas as características definidas ao Jogo pelo autor/teórico - até 0,5 

 

 

      
Inicia em 01/06/2021 às 13h 0 e finaliza em 25/06/2021 às 23h 59
O jogo na perspectiva de Huizinga (08/06/2021 - 08/06/2021)
O jogo na perspectiva de Huizinga (15/06/2021 - 15/06/2021)
PAPR 3 - Os jogos na perspectiva de Wallon (22/06/2021 - 06/07/2021)

Tópico de ensino: Teorias, classificações e funções dos jogos – Henri Wallon 

E aí, como foram os estudos sobre o jogo a partir da teoria de Johan Huizinga?

Espero que tenham conseguido assimilar bem as característica atribuídas ao jogo por esse teórico!

Agora vamos estudar um pouco da teoria dos jogos e brincadeiras a partir da perspectiva teórica de Henri Wallon.

.

Trilha de Aprendizagem 3 - Orientações:

 1. Acesse o e-book “Os jogos e a educação física escolar - parte II/Henri Wallon”. Não deixe de acessar todos os links contidos no e-book. Para isso será necessário estar on-line.

 2. A atividade proposta ao final do material vale nota! ATENÇÃO - ela será encerrada em 10/07/2021 às 23h59min. NÃO PERCA O PRAZO.

 Não esqueça de inserir seu nome e sobreome (apenas o último sobrenome) antes de iniciar o jogo para que eu possa visualizar sua participação e atribuir nota!

TAREFA 1 - jogo on-line, disponibilizado ao final do e-book (0,5 ponto)

 

TAREFA 2 - Caracterização do Jogo segundo Henri Wallon (1,5 ponto)

 

      
Inicia em 21/06/2021 às 19h 0 e finaliza em 10/07/2021 às 23h 59
PAPR 4 - Os jogos na perspectiva de Caillois (13/07/2021 - 27/07/2021)

Teorias, classificações e funções dos jogos – Roger Caillois: 1) Jogos de Agon 2) Jogos de Alea 3) Jogos de Mímica 4) Jogos de Ilinx

Então, ficou clara a tipificação que Henri Wallon faz dos jogos e a importância que eles tem no desenvolvimento da criança?

Vamos seguir conhecendo um pouco dos estudiosos do jogo?

 1. Assista ao vídeo:

2. Leia o artigo:

  • LARA, L. M.; PIMENTEL, G.G. de A. Resenha do Livro ds Jogos e os Homens: a Máscara e a Vertigem, de Roger Caillois. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 179-185, jan. 2006.

3. Realize a tarefa do PAPR.

  

“Olhar para o Jogo - Roger Caillois”

  
      
Inicia em 14/07/2021 às 16h 0 e finaliza em 31/07/2021 às 23h 59
Os jogos na perspectiva de Caillois (20/07/2021 - 20/07/2021)
Os jogos na perspectiva de Caillois (27/07/2021 - 27/07/2021)
PAPR 5 - Os Jogos na perspectiva de Jean Piaget (03/08/2021 - 21/08/2021)

Tópico de ensino: Classificações e funções dos jogos na perspectiva de Jean Piaget; Revisão das classificações de Huizinga, Wallon e Cailois.


Olá meus queridos e queridas!!! Espero que estejam todos bem!

E os estudos sobre os jogos e suas classificações como andam? Vamos continuar com os aprendizados em jogos e recreação?

Agora vamos entrar em uma ‘nova fase’ da nossa disciplina, que podemos chamar de ‘fase das aulas práticas’. Vamos brincar e jogar juntos?

Os últimos dois PAPRs (5 e 6) serão desenvolvidos por meio de aulas síncronas semanais, sempre às terça-feiras de 09h às 10h pelo mesmo link: meet.google.com/nej-fwgs-oja


 

  • DIA 03/08/2021 - Classificações e funções dos jogos na perspectiva de Jean Piaget. ( meet.google.com/nej-fwgs-oja )

  •  DIA 10/08/2021 - Revisão das classificações de jogos por J. Huizinga, E. Wallon e R. Cailois; produção de material didático-pedagógico para o trabalho com jogos recreativos. ( meet.google.com/nej-fwgs-oja )

  •  DIA 17/08/2021 - Produção de materiais didático-pedagógicos para o trabalho com jogos recreativos. ( meet.google.com/nej-fwgs-oja )  

  Ao final do PAPR há indicações de material de apoio sobre os Jogos e Jean Piaget.

Agora que já conhecemos a titpificação dos jogos proposta por diferentes teóricos (Huizinga; Wallon; Caillois e Piaget), vamos tentar produzir alguns materiais que nos sirvam de apoio didático para o emprego dos jogos recreativos como recurso pedagógico nas atividades escolares. 

"Veja as orientações na aba TAREFA"

 

 

      
Inicia em 02/08/2021 às 7h 0 e finaliza em 21/08/2021 às 23h 59
  

TEORIAS DA APRENDIZAGEM (PARTE2) CONSTRUTIVISMO E PIAGET: Assimilação Acomodação Equilíbrio [...]

  
Os Jogos na perspectiva de Jean Piaget - introdução à teoria (10/08/2021 - 10/08/2021)
Os Jogos na perspectiva de Jean Piaget - construção de materiais (17/08/2021 - 17/08/2021)
PAPR 6 -Empregabilidade do Jogo e da Recreação na Escola (24/08/2021 - 31/08/2021)

Olá meus queridos e queridas!!! Vamos finalizar nossos estudos?

Como as aulas síncronas tem contado com baixa participação dos alunos, seja em quantidade seja em interação, vamos finalizar de maneira assíncrona mesmo. É muito provável que já no próximo semestre possamos nos encontrar presencialmente!

 

Para finalizar nossos estudos, acesse o material abaixo listado:

 

O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA. Disponível em: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/ef/pages/cultura/jogos_e_brincadeiras/brincadeiras_populares/Leitura/O%20papel%20dos%20jogos%20e%20%20brincadeiras%20nos%20processos%20de%20ensinoaprendizagem.pdf

 

      
Inicia em 24/08/2021 às 0h 0 e finaliza em 31/08/2021 às 23h 59

SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig10.ifsudestemg.edu.br.sig10 v3.32.17