Projeto Político Pedagógico

O curso de Licenciatura em Matemática do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora pretende oferecer uma sólida formação tanto para os conhecimentos em Matemática quanto para a construção da identidade docente, que permita aos professores e profissionais egressos deste curso ter facilidade de inserção na educação básica, sua área prioritária de trabalho, bem como de buscar a continuidade de seus estudos seja na formação continuada ou na pós- graduação.

Dessa maneira, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Matemática, o professor egresso de um curso de Licenciatura deve ter, além de uma sólida formação de conteúdos matemáticos, uma formação pedagógica dirigida a sua prática que possibilite tanto a vivência crítica da realidade quanto a experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos da educação matemática e uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento, necessários ao exercício do magistério.

Neste sentido as Diretrizes Curriculares indicam que o profissional formado no curso de Matemática deve possuir uma visão abrangente do papel social do educador, abertura para aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias, visão histórica e crítica da Matemática, capacidade de aprendizagem continuada e de trabalhar em equipes multidisciplinares, capacidade de comunicar-se matematicamente e compreender Matemática, de estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, de utilizar os conhecimentos para compreensão do mundo que cerca, capacidade de criação e adaptação de métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho, de expressar-se com clareza, precisão e objetividade. Deve, também, ser capaz de despertar o hábito da leitura e do estudo independente e incentivar a criatividade dos seus alunos, além de estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, assim como outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

O perfil do profissional egresso deve ainda seguir o disposto na política de formação de professores da educação básica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Ainda, segundo essa política, será realizado acompanhamento dos egressos do curso, através de aplicação de questionário aos egressos, pesquisa acerca da inserção no mercado de trabalho e verificação de ingresso em cursos de pós-graduação, com vistas ao desempenho em tais cursos de pós-graduação e sua possível relação com os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Os resultados deste acompanhamento devem ser levados ao conhecimento do colegiado do curso, para que este possa sugerir ações necessárias à adaptação do curso, se necessário.

A organização curricular do curso baseia-se na política de formação de professores da educação básica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

O desenvolvimento da capacidade de investigação, de utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação e o desenvolvimento de hábitos de colaboração e  de trabalho em equipe também se constituem conhecimentos e habilidades, entre tantas outras, a serem desenvolvidas no âmbito do curso.

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