Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Muriaé, é caracterizado como um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia junto às organizações públicas e privadas, em diferentes setores da área de TI, organizações de pequeno, médio e grande porte, indústria, comércio (varejistas e atacadistas, incluindo o comércio eletrônico), prestadores de serviços, instituições financeiras, empresas de consultoria em informática, entidades de ensino técnico e superior, dentre outras, exercendo atividades e competências no uso estratégico das tecnologias da informação. Espera-se que o egresso tenha a capacidade de analisar os problemas apresentados no seu dia a dia, propor soluções computacionais criativas e de alto desempenho; prospectar novas tecnologias, contribuir para o desenvolvimento de boas práticas organizacionais.

O Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação tem uma formação acadêmica sólida e abrangente em conteúdos das diversas áreas de T.I. e uma preparação adequada à aplicação do seu conhecimento e experiência na atuação profissional em qualquer empresa ou setor que utilize e/ou gere serviços dentro da área de Informática.

Almeja-se a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, conscientes da dinâmica e das exigências que lhes serão feitas em termos de habilidades técnicas, profissionais, exigidas para a Gestão da Tecnologia da Informação de acordo com as necessidades das organizações empresariais e educacionais.

Os cursos de tecnologia têm por finalidade desenvolver competências tanto para utilizar e aplicar tecnologias quanto para adaptar ou desenvolver novas aplicações relacionadas aos setores produtivos e às necessidades da sociedade. Na estrutura curricular do curso, as componentes curriculares foram concebidas de modo a articular a formação de um profissional com as seguintes competências e habilidades:

 

  1. obter uma formação em ciência de dados, estatística e programação científica sólida e atualizada, visando o desenvolvimento e a gestão de soluções para os processos de tomada de decisões das organizações de forma que elas atinjam, efetivamente, seus objetivos estratégicos de negócio;

  2. entender o contexto e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas de engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados;

  3. desenvolver pensamento sistêmico que permita projetar, desenvolver, testar, avaliar, implantar e manter sites de internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a internet;

  4. avaliar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais. Elaborar e desenvolver roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais adequados as plataformas selecionadas;

  5. especificar e desenvolver softwares para microcontroladores, e dispositivos de lógica reconfigurável. Projetar hardware para sistemas embarcados e IOT;

  6. determinar os requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva;

  7. atingir capacidade de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;

  8. desenvolver métodos para uso dos dados no apoio à tomada de decisões gerenciais, agindo de forma criativa, crítica e sistêmica na análise, através da compreensão e resolução de problemas;

  9. adquirir capacidade de compreender os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional, desenvolvendo atividades de forma colaborativa em equipes multidisciplinares.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Muriaé o processo de avaliação é considerado um momento de verificação e construção de conhecimentos e que contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do discente, e de reflexão do docente sobre sua prática educativa, convertendo-se verdadeiramente em um instrumento pedagógico. Neste sentido, seu resultado é usado para a reflexão de todos os atores envolvidos no processo, com o objetivo de avaliar e replanejar os procedimentos adotados no dia-a-dia da sala de aula.

São utilizadas metodologias adequadas a cada conteúdo, a partir dos objetivos previstos para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e o perfil esperado dos egressos, tendo como alvo o trabalho a ser desenvolvido e a eficiência do desempenho discente.

Para tanto, são utilizadas aulas expositivas e práticas, onde professores e alunos trabalham de forma efetiva e produtiva para a construção do conhecimento.

A organização dos seminários visa à criatividade e à capacidade analítica dos alunos, bem como o enriquecimento dos conteúdos programáticos, além de aulas em laboratórios que permitem o manuseio de ferramentas específicas e adequadas às disciplinas.

As disciplinas possuem Programas Analíticos que orientam a atividade docente e permitem o acompanhamento por parte do discente. Os (as) docentes de uma mesma disciplina seguem uma ementa preestabelecida, a qual guia as atividades ao longo do período letivo. São explicitados os conteúdos programáticos, assim como os seus respectivos objetivos (geral e específicos), os quais servem de parâmetro para mensuração da capacidade do aluno instrumentalizar o conhecimento adquirido e de sua aptidão para utilizá-lo na resolução de problemas.

A metodologia aplicada nos diversos conteúdos busca valorizar a interdisciplinaridade e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Gestão da Tecnologia da Informação, promovendo a participação em eventos científicos, dentre outros, em que se exercite a observação, a reflexão e a proposição de soluções de problemas. Valoriza-se, portanto, os conhecimentos prévios dos (as) discentes, sua autonomia e necessidades específicas, seus diferentes ritmos de aprendizagem.

Acrescente-se que são utilizadas diversas estratégias didático metodológicas, como: aulas expositivas dialogadas, seminários, debates, atividades em grupo, atividades individuais, confecção de materiais, atividades práticas diversas, dentre outras.

As Coordenadorias de Cursos e o NDE (Núcleo Docente Estruturante) são responsáveis por executar atividades relacionadas com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, nas respectivas áreas e cursos. O NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Muriaé é composto pelos seguintes membros:

 

 

 

 

 

 

Composição do NDE

Situação

Prof. Gustavo Willam Pereira

Presidente do NDE (coordenador do curso)

Prof. Diego Rossi

vice-coordenador do curso

Prof. Marcus Vinicius Souza Costa

Membro docente

Prof. Paulo Vinícius Moreira Dutra

Membro docente

Prof. Jean Henrique de Souza Câmara

Membro docente

Prof. Sandro Feu de Souza

Membro docente

Prof. Junio Vasconcelos Soares

Membro docente

Profª. Leísa Pires Lima

Membro docente

 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Muriaé, na modalidade presencial, no turno noturno, organizado em regime seriado semestral, com idêntico regime de matrícula (semestral), com carga horária mínima de 2.000 (duas mil) horas de efetivo trabalho acadêmico, teve início em 2021, autorizado pela Resolução CONSU 54/2020, de 29 de Outubro de 2020. Tem sua periodicidade de oferta anual.

 

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