Projeto Pedagógico do Curso

O campo de atuação do profissional de Letras ultrapassa o domínio filosófico e científico dos estudos linguísticos e literários para inserir-se no contexto mais amplo das relações sócio político-culturais, que perpassam as atividades da docência e a ação do pesquisador e do estudioso das Ciências da Linguagem. Isso requer do profissional a consciência das implicações de sua atuação no campo de trabalho e uma atitude de responsabilidade política e social.

O Curso promove o desenvolvimento de competências relacionadas à atuação como docente de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas literaturas, primando por conhecimentos didáticos, específicos e de ordem pragmática no estudo da linguagem e em seu ensino.

O profissional licenciado em Letras deverá ser capaz de compreender  a dimensão social da docência;  interagir com a sociedade em que vai atuar de forma crítica e consciente no que se refere à diversidade, à inclusão e ao meio ambiente, bem como  analisar as diferentes linguagens nos contextos orais e escritos em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola e suas relações com condicionantes sociais, culturais e ideológicos. Além disso, espera-se que o licenciado  esteja apto a atuar, de forma ética, em áreas afins dentro da multiplicidade de saberes que envolvem a sua formação

São utilizadas metodologias adequadas a cada conteúdo especificado nos programas analíticos das disciplinas ofertadas. A metodologia aplicada nos diversos conteúdos busca valorizar a interdisciplinaridade e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Letras, a participação em eventos científicos, dentre outros, em que se exercite a observação e a reflexão, e a proposição de soluções de problemas. Procura-se valorizar os conhecimentos prévios dos discentes, sua autonomia e necessidades específicas, seus diferentes ritmos de aprendizagem e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

São utilizadas diversas estratégias didático metodológicas, como: aulas expositivas dialogadas, seminários, debates, atividades em grupo, atividades individuais, elaboração de materiais didáticos, atividades práticas diversas como oficinas e estágios, dentre outras. Como suporte ao processo de ensino aprendizagem utiliza-se tecnologias da informação disponibilizadas pela instituição como o portal SIGAA, a Plataforma Moodle, o Google Meet, entre outras.

A avaliação do curso de Letras é feita por meio de  reuniões do Colegiado, NDE e professores que atuam no curso;  a avaliação feita pelos discentes em formuário específico no ato da rematrícula semestralmente, por avaliação interna institucional e avaliação externa promovida pelo MEC.

Baixar Arquivo
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - (32) 3198-1456 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig20.ifsudestemg.edu.br.sig20