Projeto Político Pedagógico


De acordo com o documento Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura (Brasil, 2010), o Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Física, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico. A formação pretendida neste projeto é de um profissional que concebe de forma indissociável as atividades de ensino, pesquisa e extensão para que suas competências sejam construídas contemplando todas as possíveis áreas de atuação pedagógica. Os discentes visualizarão sua formação de maneira contínua e inacabada, o que possibilitará a busca incansável por uma qualificação consistente e desenvolvimento profissional, capacitando-o a participar de programas de pós-graduação em todos os níveis.


Sobre os ambientes de atuação do licenciado em educação física os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura (Brasil, 2010) apontam que:


O Licenciado em Educação Física trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Como exemplos de atividade que podem ser desenvolvidas na educação básica, é possível destacar para as áreas de pesquisa e extensão as seguintes atividades:


Pesquisa: discutir e produzir conhecimento com os discentes através do estudo em forma de pesquisa, elaborando projetos, orientando trabalhos de pesquisa escolar, orientação de grupos em feiras de ciência, organização de seminários, palestras e outras atividades como “Semana da Saúde” que podem ser realizados no ambiente escolar. Quando a situação pedagógica permitir o licenciado deve trabalhar os temas da cultura corporal de movimento de forma interdisciplinar buscando contribuir para uma abordagem holística dos conteúdos. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.


Extensão: o profissional elabora e organiza com os alunos eventos esportivos internos como jogos interclasses, gincanas, festivais, desafios e atividades de exibição esportivas e participa de competições esportivas externas como os Jogos Escolares, visando sempre a formação ética, moral e social, contribuindo para aformação global do educando. Também estará habilitado a desenvolver atividades de lazer, atividades ao livre em contato com o meio ambiente além de desenvolver práticas corporais de aventura, cuidando sempre para desenvolver no educando noções básicas de segurança para a realização dessas atividades.


Em todas as possibilidades e âmbitos de atuação do profissional, deve ainda ser incluído sua habilitação para intervir em atividades de inclusão para os alunos com deficiência.


O Licenciado em Educação Física trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.


 Formar professores que identifiquem o saber própriodo campo de conhecimento de que trata a Educação Física dentre o conjunto dos saberes relativos ao movimento culturalmente construído, adequando-os ao espaço e tempo escolares;


✓ Formar professores que compreendam o processo histórico-social no qual estão inseridos e que busquem um papel atuante na transformação social utilizando-se como objeto de intervenção a cultura corporal do movimento humano;


✓ Formar professores que reconheçam o papel da escolae a Educação Física como uma disciplina componente do currículo desta instituição, buscando estreita interação da cultura corporal com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares;


✓ Formar professores que reconheçam a escola como local apropriado para a produção de conhecimentos buscando sistematizá-los e socializá-los, assumindo a condição de professor-pesquisador;


Formar professores conscientes da importância da continuidade dos estudos em nível de pós-graduação permitindo-lhes conhecimento atualizado por meio da educação continuada.


O curso é ministrado em aulas que contemplem de forma articulada os saberes práticos e acadêmicos em uma relação de complementaridade, em que o processo de apropriação do conhecimento por parte dos alunos permita o aprimoramento teórico-prático. Deste modo, são aulas expositivas e dialogadas, com uso de recursosaudiovisuais, apostilas e materiais de apoio, aulas práticas de campo, sempre na perspectiva de construção do conhecimento, mediante a valorização dos saberes profissional. Faz-se necessário ressaltar que os aportes teóricos trabalhados em aula devem obrigatoriamente “fazer sentido” na realidade em questão. Isso não significa deturpar o conhecimento científico, nem mesmo tornar igual, mas sim provocar novos saberes nesses sujeitos. O desenvolvimento de cada um dos conteúdos propostos busca estimular o estudo e produção individual e coletiva de cada estudante, não só na realização das atividades propostas, mas também na experimentação de práticas centradas na compreensão e experimentações, além da formulação de situações-problema que permitam aoaluno a percepção das possibilidades de aplicação do conhecimento nos processos de tomada de decisão que se dão no ensino da Educação Física.


A gestão do curso é feita pelo coordenador do curso e conta com o apoio da Coordenação Geral de Graduação (CGG), Coordenação Geral de Assuntos e Registros Acadêmicos (CGARA) e Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE). 


A prática de autoavaliação do curso é realizada periodicamente em reuniões do Colegiado de Curso e em intercâmbio com os discentes. Periodicamente a equipe da Coordenação Geral de Graduação se reunirá com o coordenador do curso para a discussão do Projeto Político Pedagógico do curso, visando uma melhor adequação do mesmo às necessidades da instituição, dos discentes, dos docentes e de uma graduação de qualidade. O processo de autoavaliação do curso estará presente no programa de avaliação institucional do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. É um processo contínuo com permanente interação que visa o aperfeiçoamento do curso. Todofinal de semestre a CPA (Comissão Própria de Avaliação) aplica instrumentos junto aos alunos para avaliação do desenvolvimento do curso.


Os resultados são trabalhados juntamente com os professores para reavaliação. Realiza-se também, avaliação com os docentes e pessoal técnico-administrativo. Portanto, com o referido programa pode-se, todo início de semestre, traçar novas metas e implementar o planejamento estratégico.


A avaliação institucional é uma preocupação constante e atividade perene no Instituto, que visa a busca da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, como decorrência da procura de aprimoramento permanente do profissional, exigido pelas novas expectativas sociais. Uma escola de qualidade depende da cooperação de quatro elementos fundamentais: os administradores, os professores, os funcionários e os alunos. Sem o concurso desses quatro elementos, a escola não pode subsistir.

Baixar Arquivo
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig11.ifsudestemg.edu.br.sig11