Projeto Político Pedagógico


Um bom professor precisa de uma formação estruturada de forma abrangente e interdisciplinar. Para tanto, o curso promove condições reais e quantitativamente significativas de atividades e experiências práticas, aplicadas e estágios.  As experiências de aprendizagem ultrapassam as tradicionais técnicas usadas em salas de aula, criando condições e incentivos para que os estudantes participem efetivamente do mesmo. Nesse contexto, o curso de Licenciatura em Matemática, garante que seus egressos tenham o seguinte perfil:


 Sólida formação de conteúdos matemáticos;


 Formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor;


✓ Vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática;


✓ Formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério;


✓ Capacidade de estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;


✓ Visão histórica e crítica da matemática e o papel social do educador;


✓ Capacidade de expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e precisão;


✓ Capacidade de trabalhar em equipe.


O curso de Licenciatura em Matemática se destina à formação de professores para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; prepara o licenciado para progressão de sua formação em cursos pós-graduação, o que possibilita atuação na docência para o Ensino Superior. É possível atuar em editoras e órgãos públicos e privados, na elaboração e avaliação de materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, o profissional em Matemática pode contribuir significativamente em áreas diversificadas como, por exemplo, Economia e Informática.


 Visão abrangente em equipes multidisciplinares e de exercer liderança;


✓ Integrar vários campos da matemática para elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados;


✓ Trabalhar com conceitos abstratos para resolução de problemas;


✓ Comunicar ideias e técnicas matemáticas;


✓ Analisar criticamente textos matemáticos, interpretar gráficos, visão geométrica espacial e trato no sentido numérico;


✓ Ter capacidade de disseminar difundir e/ou utilizar conhecimento relevante para a comunidade;


✓ Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias;


✓ Capacidade de analisar e selecionar material didático e elaborar propostas alternativas;


✓ Capacidade de planejamento de cursos com criação e adaptação de métodos pedagógicos;


✓ Visão histórica e crítica da Matemática tanto no estado atual, quanto nas várias fases de sua evolução.


A metodologia adotada consiste no ensino sob uma perspectiva crítica, que articule teoria e prática, contemple a interdisciplinaridade, fomente a utilização de tecnologias de informação e comunicação a fim de estimular uma prática pautada na interação entre aluno e professor. As estratégias abordadas são diversificadas, com: aulas expositivas dialogadas, apresentação de slides, explicação dos conteúdos, exploração dos procedimentos, demonstrações, análise de situações-problema, esclarecimento de dúvidas e realização de atividades individuais ou em grupo. Além disso, os conteúdos poderão ser desenvolvidos por meio de aulas práticas em laboratório, de projetos, pesquisas, trabalhos, seminários, debates, estudos dirigidos, orientação individualizada, entre outros.


A gestão do curso é feita pelo Coordenador do Curso e conta com o apoio da Coordenação Geral de Graduação (CGG), Coordenação Geral de Assuntos e Registros Acadêmicos (CGARA) e Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE). 


O processo de autoavaliação do curso está presente no programa de avaliação institucional do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. É um processo contínuo com permanente interação que visa o aperfeiçoamento do curso. Todo final de semestre a SPA (Subcomissão Própria de Avaliação) aplica instrumentos junto aos alunos para avaliação do desenvolvimento do curso. Os resultados são trabalhados juntamente com os professores para reavaliação. Realiza-se também, avaliação com os docentes e pessoal técnico-administrativo. Portanto, com o referido programa pode-se, todo início de semestre, traçar novas metas e implementar o planejamento estratégico.

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