Projeto Político Pedagógico

O Tecnólogo em Gestão Ambiental formado pelo IF Sudeste-MG - Campus São João del-Rei deverá ter uma consistente formação técnica, pautada em princípios éticos e que o torne capaz de atuar individualmente ou em equipe nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pretende disponibilizar para o mercado de trabalho egressos capacitados para a execução de inúmeras atividades relacionados à gestão ambiental. Este profissional terá um perfil interdisciplinar, com conhecimentos teóricos e práticos que possam ser empregados na redução da pressão constante sob os recursos naturais.

Para tal, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC (2016), o egresso será capaz de planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, propondo a mitigação e recuperação de ambientes impactados. Caberá também a este profissional à coordenação de equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, bem como será o responsável pela implantação, avaliação e acompanhamento de políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental. Além disso, o profissional deverá estar apto para o atendimento da NBR 14001:2015, para a qual faz-se necessário o domínio de conhecimentos modernos nas áreas de gerenciamento ambiental de resíduos, tratamento de efluentes, monitoramento da qualidade de águas, educação ambiental, entre outros.
O mercado de trabalho nas esferas locais e regionais apresentam uma grande perspectiva para a área ambiental, baseado na cobrança imposta pelo mercado de que as empresas de grande e médio porte desempenhem suas atividades de forma ambientalmente correta, o que muitas vezes, se dá na implementação do Sistema de Gestão Ambiental normatizado pela NBR 14001:2015. Para atender tal demanda, o tecnólogo em Gestão Ambiental deverá ser capaz de dominar as leis ambientais e os processos de medidas corretivas e preventivas previstas para que as empresas obtenham o certificado NBR 14001:2015.

A concepção do Curso também está baseada nas novas necessidades de formação do profissional na área ambiental devido as constantes inovações tecnológicas que por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e Geoprocessamento buscam tornar a Gestão Ambiental muito mais qualificada tecnicamente, uma vez que estas tecnologias permitem a obtenção, manipulação e análise de dados ambientais espaciais de forma integrada, o que melhora consideravelmente a análise e busca de soluções nas mais variadas áreas relacionadas à Gestão Ambiental, entre outras.

O conhecimento em Pedologia, Geologia, Ecologia, Recursos Hídricos, Hidrologia, entre outros, são indispensáveis e necessários para a formação de todos os profissionais da área de Gestão Ambiental, uma vez que esta análise sempre deve ser feita de forma integrada, seja em busca de soluções para empresas privadas, órgãos públicos e Consultorias Ambientais. As decisões pertinentes à gestão ambiental devem estar respaldadas por conhecimentos consolidados dos mais diversos recursos naturais: ar, água, solo, fauna e flora. O domínio desses conteúdos científicos também irá contribuir para a capacidade de análise, planejamento e gestão ambiental de áreas protegidas.

Os futuros tecnólogos em Gestão Ambiental deverão estar aptos para a recorrente análise e proposição de soluções para a Gestão e Planejamento Ambiental urbano e rural, também no nível local, atuando, por exemplo em Secretarias de Meio Ambiente, nas quais esses profissionais serão importantes tomadores de decisão. Muitas vezes, essa atuação será junto aos profissionais de outras secretarias municipais, especialmente, Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, juntamente a vários representantes de diversas entidades da sociedade civil, especialmente nas análises conjuntas realizadas no âmbito do Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de São João del-Rei (CODEMA). Para que os Tecnólogos em Gestão ambiental tenham suas decisões pautadas pelo necessário embasamento científico, serão necessários todos os conhecimentos das grandes áreas do conhecimento já apresentadas, e por conteúdos mais específicos abordados pelas disciplinas, Fundamentos de Geotecnia Ambiental, Risco Ambiental, Hidrologia e Fundamentos de Drenagem Urbana e Rural.

De acordo com Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC (2016), os locais de atuação do profissional egresso são os seguintes:

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
  • Empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar;
  • Organizações não-governamentais;
  • Órgãos públicos;
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

O profissional egresso ainda terá a possibilidade de prosseguimento de estudos na Pós-Graduação nas seguintes áreas:

  • Pós-graduação interdisciplinar na área de Meio Ambiente e Agrárias;
  • Pós-graduação na área de Administração;
  • Pós-graduação na área de Engenharia Sanitária, entre outras.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, as competências do Tecnólogo em Gestão Ambiental são:

  • Aplicar e desenvolver pesquisa aplicada relacionada às questões ambientais;
  • Analisar os aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões de exploração dos recursos naturais em suas diversas formas;
  • Conhecer princípios básicos de fitofisionomias e classificação de ecossistemas;
  • Elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental em ambientes formais e não-formais;
  • Aplicar a Legislação Ambiental em nível federal, estadual e municipal;
  • Auxiliar na implementação de Sistemas de Gestão Ambiental em organizações;
  • Utilizar métodos de análises para identificação, monitoramento e interpretação dos parâmetros de qualidade ambiental do solo, da água e do ar;
  • Dominar e aplicar conhecimentos sobre recursos naturais, intervenções antrópicas e uso de tecnologias de prevenção, correção e monitoramento;
  • Elaborar estudos de impactos ambientais referentes aos processos de licenciamento ambiental;
  • Coletar, armazenar, analisar, disseminar e gerenciar dados ambientais;
  • Gerenciar o manejo de resíduos na perspectiva do desenvolvimento sustentável;
  • Identificar e monitorar as fontes e os processos de degradação ambiental e aplicar métodos de recuperação;
  • Gerenciar áreas ambientalmente protegidas e unidades de conservação;
  • Elaborar produtos cartográficos por meio dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s);
  • Operar estações de tratamento de efluentes, afluentes e de resíduos sólidos;
  • Executar análises físico-químicas e microbiológicas de águas, efluentes e resíduos sólidos;
  • Interpretar e avaliar dados qualitativos e quantitativos, relacionados aos recursos hídricos e compreender a Política Nacional de Recursos Hídricos e Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente relacionadas a esta temática;
  • Colaborar principalmente no planejamento urbano e rural com soluções referentes à drenagem;Planejar, executar e avaliar Estudos, Planos e Relatórios Ambientais previstos na legislação brasileira e na análise de risco.

As metodologias constam no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e são adequadas aos conteúdos de forma a atingir os objetivos previstos para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Todas as disciplinas do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental possuem Programas Analíticos que orientam a atividade docente e permitem o acompanhamento por parte dos discentes. Em tal documento são explicitados os conteúdos programáticos, assim como os seus respectivos objetivos os quais servem de parâmetro para a mensuração da capacidade do aluno de instrumentalizar o conhecimento adquirido e de sua aptidão para utilizá-lo na resolução de problemas.

Além disso, é estimulado o uso, pelos docentes, de laboratórios para aulas práticas que contribuem para a construção de um sólido conhecimento nas diversas áreas do conhecimento.

A metodologia aplicada nos diversos conteúdos busca a valorização da interdisciplinaridade e o incentivo do desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Tecnologia em Gestão Ambiental, a participação em eventos científicos, a participação em projetos de monitoria, projetos de extensão, entre outros. Procura-se valorizar os conhecimentos prévios dos (as) discentes, sua autonomia e seus diferentes ritmos de aprendizagem.

Os docentes têm liberdade para utilizar inúmeras estratégias metodológicas, como: aulas expositivas, seminários, debates, atividades em grupo, atividades individuais, atividades práticas diversas, dentre outras.
Como suporte ao processo de ensino aprendizagem utiliza-se o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), um software livre, de fácil acesso, que possui ferramentas que podem aumentar a eficácia de um curso ou disciplina em particular, bem como o SIGAA acadêmico.

Os órgãos, abaixo discriminados, fazem parte do Sistema de Gestão do curso:

  • Núcleo Docente Estruturante (NDE), que de acordo com o Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG, 2018), em seu art.º 45, é o órgão consultivo, responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, e tem por finalidade a implantação, a implementação, a atualização e a complementação do documento em questão;
  • Colegiado, que de acordo com o artigo do Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG, 2018), é um órgão responsável pela supervisão das atividades didáticas, pelo acompanhamento do desempenho docente e pela deliberação de assuntos referentes aos discentes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental passa continuamente por uma série de avaliações, que vão desde avaliações internas, quanto externas.

Com relação ao Projeto Político Pedagógico, ele é avaliado periodicamente para assegurar que os resultados estejam dentro dos objetivos previamente estabelecidos, proporcionando ao Colegiado a oportunidade de verificar continuamente os resultados, avaliá-los e aprimorar o que for necessário para que os objetivos sejam alcançados. Esta avaliação contínua é fundamental e depende da participação de toda a comunidade acadêmica: professores, alunos, técnico-administrativos, Direções Sistêmicas e Direção Geral, para a busca de qualidade do ensino. A avaliação do PPC ocorrerá a partir de questionários estruturados e formulados pelo Colegiado do Curso, que terão como objetivo avaliá-lo em todos os seus aspectos.

No âmbito do Campus São João del-Rei, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental é também avaliado pela Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) do IF Sudeste MG. Ela constitui-se num órgão responsável pela coordenação, articulação do processo de Autoavaliação e a disponibilização de informações. Esta comissão é constituída por representantes de cada segmento do Campus.

A avaliação interna institucional consiste em um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação por meio de suas atividades, dos cursos, programas, projetos e setores, observando os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e as singularidades do IF Sudeste MG.

De acordo com o Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IF Sudeste MG, na avaliação Institucional, são consideradas as seguintes dimensões:

  • A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e a gestão, e as respectivas formas de operacionalização;
  • A responsabilidade social;
  • A comunicação com a sociedade;
  • As políticas de pessoal;
  • A organização e a gestão;
  • A infraestrutura física;
  • O planejamento e a avaliação;
  • As políticas de atendimento aos estudantes;
  • A sustentabilidade financeira.

Ao final de cada ano letivo, a SPA aplica instrumentos junto aos alunos, professores e técnicos administrativos, que avaliam não somente a instituição, mas também o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, os professores e a Coordenação do Curso no qual o aluno está inserido. Desta forma, é possível detectar possíveis falhas e traçar novas metas para o curso. Os resultados são divulgados no site da instituição e também são anexados nos murais da Instituição.

Com relação à avaliação dos egressos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, o IF Sudeste MG – Campus SJDR faz uma pesquisa com os alunos quando estes concluem o Curso. Esta pesquisa é enviada à coordenação do curso para que juntamente com o NDE e Colegiado do Curso possam ter diretrizes para formular e implementar o PPC, bem como verificar a sua efetiva implantação de forma a garantir a qualidade e constante aperfeiçoamento do curso. Ressalta se que os resultados nas autoavaliações e nas avaliações docentes são muito importantes para alcançar os objetivos propostos no PPC, bem como indicadores relevantes para avaliar a qualidade do Curso.

Além do mais a coordenação do curso mantém contatos com os egressos através de grupos e redes sociais de forma a informar as oportunidades de emprego bem como acompanhar os egressos.

 

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