Projeto Político Pedagógico

A organização curricular do Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica está estruturada de tal forma que os conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos foram organizados e distribuídos de forma adequada e progressiva para estabelecer a formação de um profissional com competências indicadas para: ● Conhecer e interpretar projetos e montagens de sistemas integrados eletroeletrônicos e mecânicos, empregados em sistemas elétricos; ● Conhecer, avaliar e implementar técnicas de diagnóstico de falhas para localização de defeitos em sistemas elétricos; ● Conhecer e saber utilizar recursos computacionais aplicados a sistemas de projeto, análise e manufatura em engenharia; ● Conhecer, avaliar e implementar redes computacionais e industriais; ● Conhecer e avaliar os materiais, componentes e equipamentos aplicados em sistemas elétricos; ● Ter conhecimento na área de administração, sendo assim capaz de desempenhar a gerência dos sistemas de produção; ● Conhecer e avaliar técnicas, instrumentos e aparelhos específicos para controle da qualidade de produtos e processos; ● Saber interpretar a legislação e as normas técnicas referentes à saúde e à segurança do trabalho; ● Ter consciência e saber atuar na preservação e conservação do meio ambiente; ● Atuar como empreendedor, conhecendo, interagindo e influenciando nos processos decisórios nos contextos social, ambiental e econômico; ● Compreender a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

Engenharias IV

A organização curricular do Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica está estruturada de tal forma que os conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos foram organizados e distribuídos de forma adequada e progressiva para estabelecer a formação de um profissional com competências indicadas para: ● Conhecer e interpretar projetos e montagens de sistemas integrados eletroeletrônicos e mecânicos, empregados em sistemas elétricos; ● Conhecer, avaliar e implementar técnicas de diagnóstico de falhas para localização de defeitos em sistemas elétricos; ● Conhecer e saber utilizar recursos computacionais aplicados a sistemas de projeto, análise e manufatura em engenharia; ● Conhecer, avaliar e implementar redes computacionais e industriais; ● Conhecer e avaliar os materiais, componentes e equipamentos aplicados em sistemas elétricos; ● Ter conhecimento na área de administração, sendo assim capaz de desempenhar a gerência dos sistemas de produção; ● Conhecer e avaliar técnicas, instrumentos e aparelhos específicos para controle da qualidade de produtos e processos; ● Saber interpretar a legislação e as normas técnicas referentes à saúde e à segurança do trabalho; ● Ter consciência e saber atuar na preservação e conservação do meio ambiente; ● Atuar como empreendedor, conhecendo, interagindo e influenciando nos processos decisórios nos contextos social, ambiental e econômico; ● Compreender a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

A metodologia de ensino-aprendizagem será norteada pelas regras estabelecidas pelo RAG vigente. Em geral, as aulas são expositivas mescladas a metodologias ativas de ensino. Recursos visuais diversos e uso de modelos concretos, bancadas didáticas e programas computacionais matemáticos e de simulação são estimulados para consolidação do processo de ensino-aprendizagem e possibilidade de desenvolvimento do pensamento crítico, científico e aplicado dos discentes. Disciplinas com possibilidade de uso de laboratório incentivam a curiosidade e descoberta do discente alicerçada nos procedimentos de segurança seguindo normas técnicas, planejamento de experimentos e análise de resultados. Os discentes são incentivados à produção de relatórios técnicos e realização de projetos integradores de conhecimento com outras disciplinas, concatenando conceitos de diferentes áreas. Trabalhos em grupo, incluindo seminários ou desenvolvimento de projetos contribuem também para a integração de conteúdos bem como no desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, liderança, seleção e construção de dispositivos, unindo os conhecimentos teóricos e práticos em prol de uma aplicação.

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A Avaliação institucional é um mecanismo constante de avaliação das instituições de ensino superior para conhecer cada instituição. A Avaliação institucional do IF Sudeste MG é promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Subcomissões Próprias de Avaliação (SPA) do Instituto. A Avaliação institucional é um mecanismo constante de avaliação das instituições de ensino superior, criado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Brasil (SINAES). Tem como objetivo conhecer o funcionamento e a estrutura de cada instituição para que elas, conhecendo a realidade na qual atuam, possam promover mudanças no sentido de garantir a qualidade do Ensino Superior, identificando pontos fortes e aquilo que precisa ser melhorado em cada instituição. A CPA junto com as SPA são as responsáveis por essa avaliação. A avaliação do curso deve ocorrer tendo como base o Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IF Sudeste MG (2016). Conforme proposto pelo Plano Estratégico, o IF Sudeste MG realiza um diagnóstico qualitativo aplicado pela CPA e subcomissões constituídas que coletam os dados, analisam e divulgam os resultados da avaliação. Cada subcomissão realiza a pesquisa diagnóstica para levantamento dos dados qualitativos e aponta os fatores individuais, internos e externos promotores da evasão/retenção nos cursos técnicos e superiores

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