Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei é caracterizado como um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia junto às organizações dos setores públicos e privados, exercendo atividades e competências no uso estratégico das tecnologias da informação, baseando seu trabalho nos seguintes princípios:

- Sólida e atualizada formação tecnológica;
- Conhecimentos fundamentais da área de informática e gestão;
- Capacidade de adaptação a novas tecnologias;
- Compromisso social e respeito ao meio ambiente.


E conforme catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, o egresso será capaz de: “Especificar e gerenciar os recursos de hardware, software e pessoal de Tecnologia da Informação em articulação com os objetivos e o planejamento estratégico das organizações. Implementar e gerenciar os sistemas informatizados nas empresas.
Projetar soluções de TI para o processo de gerenciamento das empresas. Analisar e gerenciar contratos de serviços de tecnologia. Mapear processos de TI, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação”.


Desta forma, o domínio de conhecimentos fundamentais da área de informática e a atualização tecnológica permite que o formando em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação possa exercer funções diversas. Esse profissional estará capacitado para ingressar no mercado de trabalho consciente de sua dinâmica e das exigências que lhe serão feitas em termos de habilidades técnicas e competências
estando aptos a:

- Gerenciar recursos tecnológicos em organizações públicas e privadas;
- Liderar equipe relacionada à Tecnologia da Informação;
- Conduzir projetos, programas e atividades de aplicação da Tecnologia da Informação, primando pela qualidade e segurança;
- Gerenciar e implantar sistemas integrados de gestão, auditoria de sistemas informatizados, comércio eletrônico e gestão do conhecimento;

- Elaborar planos estratégicos e táticos de aplicação da tecnologia da informação nas organizações;

- Projetar e implantar soluções que utilizem o computador como ferramenta de trabalho.


Nesse sentido, a atuação profissional desse egresso compreende: planejamento, implantação, acompanhamento, controle, coordenação, administração e manutenção de Tecnologia da Informação nas organizações.

O profissional formado no curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação terá uma formação que lhe permitirá trabalhar com desenvolvimento de produtos de software, gestão dos processos de negócio, consultor de gestão de projetos e governança de TI, coordenador d  Sistemas de Informação, gerente de recursos patrimoniais, tecnológicos e humanos, empreendedor autônomo entre outros, podendo atuar em diversos setores tais como empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria. Empresas de tecnologia. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa e Instituições de Ensino.

 

Os egressos do curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação terão as seguintes competências e habilidades para gerir projetos de TI, de teleprocessamento, de segurança, de suporte, de manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, entre outros; especificar e gerenciar os recursos de hardware, software e pessoal de Tecnologia da Informação em articulação com os objetivos e o planejamento estratégico das organizações; gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação; Mapear processos de TI, interagir com outras áreas; administrar equipes; governar e planejar estrategicamente a TI; implantar e gerenciar os sistemas informatizados nas empresas; projetar soluções de TI para o processo de gerenciamento das empresas; analisar e gerenciar contratos de serviços de tecnologia; avaliar e emitir parecer técnico na área de formação.

 

 São utilizadas metodologias adequadas a cada conteúdo, a partir dos objetivos previstos para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da tecnologia da Informação e o perfil esperado dos egressos, tendo como alvo o trabalho a ser desenvolvido e a eficiência do desempenho discente.

Para tanto, são utilizadas aulas expositivas e práticas, onde professores e alunos trabalharão de forma efetiva e produtiva para a construção do conhecimento.

Seminários são organizados visando à criatividade e a capacidade analítica dos alunos bem como o enriquecimento dos conteúdos programáticos, além de aulas em laboratórios que permite o manuseio de ferramentas específicas e adequadas às disciplinas.

As disciplinas possuem Programas Analíticos que orientam a atividade docente epermitem o acompanhamento  por parte do discente. Nos Programas Analíticos são explicitados os conteúdos programáticos, assim como os seus respectivos objetivos (geral e específico), os quais servem de parâmetro para a mensuração da capacidade do (a) aluno (a) de instrumentalizar o conhecimento adquirido e de sua aptidão para utilizá-lo para reflexão teórica e na resolução de problemas inerentes à área da linguagem.

A metodologia aplicada nos diversos conteúdos busca valorizar a interdisciplinaridade e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Gestão da Tecnologia da Informação, a participação em eventos científicos, dentre outros, em que se exercite a observação e a reflexão, e a proposição de soluções de
problemas. Procura-se valorizar os conhecimentos prévios dos (as) discentes, sua autonomia e necessidades específicas, seus diferentes ritmos de aprendizagem.

Acrescente-se que são utilizadas diversas estratégias didático metodológicas, como: aulas expositivas dialogadas, seminários, debates, atividades em grupo, atividades individuais, confecção de materiais, atividades práticas diversas, dentre outras.

 Neste sentido, é estimulada a percepção das possibilidades de aplicação do conhecimento, a constante reflexão sobre problemas como a educação ambiental e das relações Étnico-Raciais que permeiam a sociedade e sobre os processos pedagógicos.

 

 

Núcleo Docente Estruturante – NDE

É o órgão consultivo, responsável pela concepção do Projeto Pedagógico de cada Curso, e tem por finalidade a implantação, a implementação, a atualização e a complementação dele.


Colegiado do Curso

O Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação é um órgão responsável pela supervisão das atividades didáticas, pelo acompanhamento do desempenho docente e pela deliberação de assuntos referentes aos discentes do curso, dentro da Instituição.

A avaliação INTERNA do curso é realizada periodicamente através:

Avaliação do PPC do curso
A avaliação periódica do PPC é fundamental para assegurar que os resultados estão dentro dos objetivos previamente estabelecidos. Proporcionando ao Colegiado a oportunidade de verificar continuamente os resultados, avaliá-los e aprimorar o que for necessário para que os objetivos sejam alcançados.

Esta avaliação contínua depende da participação de toda a comunidade acadêmica: professores, alunos, técnico-administrativos, Direções Sistêmicas e Direção Geral, para a busca de qualidade do ensino. A avaliação do PPC ocorrerá a partir de questionários estruturados e formulados pelo NDE, aprovado pelo Colegiado do Curso e submetido ao Conselho de Campus – Consul para aprovação.

Avaliação Institucional
De acordo com o Regimento da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, na avaliação Institucional a Comissão Própria de Avaliação, tem por finalidade a implementação do processo interno de avaliação do IF Sudeste MG, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A CPA, atuará com autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes no IF Sudeste MG.

Além da Avaliação Institucional, a CPA tem por finalidade a implementação da sistematização e a prestação das informações solicitadas pela CONAES. No âmbito do Campus São João del-Rei, a Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) do IF Sudeste MG, constitui-se num órgão responsável pela coordenação, articulação do processo de Autoavaliação e a disponibilização de informações. Esta comissão é constituída por representantes de cada segmento do Campus.

A avaliação interna institucional consiste em um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, observando os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as singularidades do IF Sudeste MG.

Ao final de cada ano letivo, a SPA aplica instrumentos junto aos alunos, professores e técnicos administrativos, que avaliam não somente a instituição, mas também o curso, os professores e a Coordenação do Curso no qual o aluno está inserido.

Desta forma, é possível detectar possíveis falhas e traçar novas metas para o curso. Os resultados são divulgados no site da instituição e também são anexados nos murais da Instituição.

Das análises desses instrumentos, podem-se propor mudanças na estrutura e no funcionamento da Instituição. Acredita-se que a avaliação institucional realizada de forma constante e periódica, visa adequar a atuação do Campus às diretrizes do IF Sudeste MG, de forma a garantir a qualidade e aperfeiçoamento de cada Campus.

Avaliação com os egressos
O IF Sudeste MG – Campus SJDR faz uma pesquisa com os alunos quando conclui o Curso. Esta pesquisa é enviada à coordenação do curso para que juntamente com o NDE e Colegiado do Curso possam ter diretrizes para formular e implementar o PPC, bem como verificar a sua efetiva implantação de forma a garantir a qualidade e constante aperfeiçoamento do curso. Ressalta se que os resultados nas autoavaliações e nas avaliações docentes são muito importantes para alcançar os objetivos propostos no PPC, bem como indicadores relevantes para avaliar a qualidade do Curso.

Além do mais a coordenação do curso mantém contatos com os egressos através de grupos e redes sociais de forma a informar as oportunidades de emprego bem como acompanhar
os egressos.


AVALIAÇÃO EXTERNA

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

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