Projeto Político Pedagógico

O perfil profissional do egresso está de acordo com as diretrizes do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, visando a suprir as necessidades locais e regionais, sendo ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, tais como lidar com a diversidade humana nas organizações, desenvolver um trabalho criativo e inovador e atuar com foco nas novas transformações tecnológicas, tais como a Indústria 4.0.

O Tecnólogo em Logística poderá atuar em qualquer empresa ou setor que utilize e/ou gere serviços dentro da cadeia logística de suprimentos, tais como a indústria, comércio (varejistas e atacadistas, incluindo o comércio eletrônico), transportadoras, operadores logísticos, prestadores de serviços, instituições financeiras, empresas de consultoria em logística, entidades de ensino técnico e superior, dentre outras.

O tecnólogo em Logística será capaz de organizar e planejar a aquisição de matéria-prima, controlar o estoque, o manuseio e a armazenagem de produtos, planejando a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo, além de planejar e controlar o processo produtivo. Os egressos deverão ter habilidades e competências de identificar as demandas em cadeias de suprimentos; bem como analisar aspectos contratuais e legais; entender a relação e influência da logística em outras áreas funcionais, incluindo a formulação de sistemas de informação, o comércio eletrônico, o planejamento e controle para a manufatura, o gerenciamento de estoques, o desenvolvimento de recursos humanos, o planejamento financeiro, previsão de consumo, gestão da qualidade, além de outras áreas.

No Curso Superior de Tecnologia em Logística do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei, são utilizadas metodologias adequadas a cada conteúdo, a partir dos objetivos previstos para o curso e o perfil esperado dos egressos, tendo como alvo o trabalho a ser desenvolvido e a eficiência do desempenho discente.

Para tanto, destacam-se: aulas expositivas dialogadas, seminários, debates, atividades individuais, confecção de materiais, atividades práticas diversas, filmes, estudos de caso, visitas técnicas, dentre outras. A implementação destas diferentes metodologias vem ao encontro da busca pela inovação no ensino superior, tão importante nos dias atuais para que os estudantes tenham aprendizagens significativas e articuladas com a futura profissão.

As disciplinas possuem programas analíticos que orientam a atividade docente e permitem o acompanhamento por parte do discente. Os estudantes de uma mesma disciplina seguem uma ementa pré-estabelecida que busca guiar as atividades ao longo do período letivo. São explicitados os conteúdos programáticos, assim como os seus respectivos objetivos, os quais servem de parâmetro para a mensuração da competência do aluno de instrumentalizar o conhecimento adquirido e utilizá-lo na resolução de problemas inerentes à área de Logística.

A interdisciplinaridade empregada na matriz curricular do curso de Logística do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei – contribui para a formação de alunos capazes de sistematizar os conhecimentos obtidos no curso para a solução de problemas complexos, comuns na área de logística das organizações, diminuindo a distância entre as disciplinas. A forma com que várias disciplinas do curso são organizadas pelos docentes permite verificar a ocorrência da interdisciplinaridade.

Nesse contexto, a metodologia aplicada pelos docentes nos mais diversos conteúdos busca valorizar a interdisciplinaridade e complementação de informações entre disciplinas diferentes, além de incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área, a participação em eventos científicos, dentre outros, em que se exercite a observação e a reflexão, e a proposição de soluções de problemas. Ao longo dos dois anos de curso, procura-se valorizar os conhecimentos prévios dos discentes, sua autonomia e necessidades específicas, assim como seus diferentes ritmos de aprendizagem.

Como suporte ao processo de ensino e de aprendizagem também está disponível o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) que permite a realização de atividades avaliativas por meio de questionários, enquetes, tarefas e fóruns. Além disso, funciona como uma interface de interação entre docentes e discentes, repositório de conteúdo diário eletrônico com plano de ensino, notas, frequências e notícias relacionadas ao curso.

 


Núcleo Docente Estruturante (NDE):  De acordo com o RAG (2018), o Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, responsável pela concepção do Projeto Pedagógico de cada Curso, e tem por finalidade a implantação, a implementação, a atualização e a complementação do mesmo. O NDE deve ser constituído pelo coordenador(a) (presidente), vice-coordenador(a) e, pelo menos, cinco docentes do curso.


Colegiado do Curso: Os Colegiados dos Cursos Superiores “são órgãos responsáveis pela supervisão das atividades didáticas, pelo acompanhamento do desempenho docente e pela deliberação de assuntos referentes aos discentes do curso, dentro da Instituição”. O Colegiado deverá ser composto por: I - 4 (quatro) representantes docentes, eleitos por seus pares, assim entendidos os docentes que ministram disciplinas do Curso afeto a cada Colegiado, com mandato de 02 (dois) anos, permitida recondução; II - dois representantes discentes, eleitos por seus pares, dentre os discentes do curso com mandato de 01 (um) ano, permitida recondução; III - o Coordenador de Curso (presidente); IV - o Vice-coordenador de curso.


Coordenação de Curso: Atualmente a Coordenação do Curso é exercida pela professora Elke Carvalho Teixeira, Mestre em Administração (Cadeias Produtivas) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA e Bacharel em Administração de Empresas. Profissional da área de Logística, tendo atuado por onze anos em uma multinacional do setor de autopeças e como Gestora de Ciência e Tecnologia no Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) na UFLA. Atuou como Coordenadora e Professora do Curso de Administração da UNIPAC Perdões/MG; Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Logística na UNITEN (Lavras/MG); Professora temporária do IF Sul de Minas; tutora do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD). Atua desde 2010 como professora adjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei, em regime de dedicação exclusiva e está à frente da coordenação do Curso desde junho de 2022, conforme Portaria nº 228, de 14 de julho de 2022. Com especialização em Docência do Ensino Superior e aperfeiçoamento em Educação Ambiental, possui experiência em Educação à Distância e nas áreas de Logística/Administração Geral, com ênfase em Administração da Produção, Administração de Materiais/Estoques, Logística Empresarial

A avaliação da qualidade do Curso Superior de Tecnologia em Logística, incluindo a adequação do PPC, dar-se-á em relação a: cumprimento de seus objetivos; perfil do egresso; habilidades e competências; estrutura curricular; flexibilização curricular; pertinência do curso no contexto regional; corpo docente e discente. Essa avaliação será efetuada periodicamente pelo Colegiado do Curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) no decorrer do curso.

Inclui-se também como ferramenta de avaliação, o processo de autoavaliação do curso, presente no programa institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, tratando-se de um processo contínuo com permanente interação que visa ao aperfeiçoamento do curso.

Ao final de cada semestre letivo, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) aplica instrumentos junto aos alunos, professores e técnicos administrativos, que avaliam não somente a Instituição, mas também o Curso, os Professores e a Coordenação do Curso.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, instituída pela Portaria-R nº 120/2010, de 8 de março de 2010, em atendimento ao que preceitua a Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), constitui-se num órgão responsável pela coordenação, articulação do processo de autoavaliação do IF Sudeste MG e disponibilização de informações.

O Campus São João del-Rei possui a Subcomissão Própria de Avaliação (SPA), o qual tem, dentre uma de suas atribuições, a de efetuar a avaliação interna institucional; atividade que consiste em um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, observados os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as singularidades do IF Sudeste MG.

Desta avaliação é possível detectar possíveis falhas e traçar novas metas tanto para a instituição, quanto para o curso. Os resultados são analisados juntamente com os professores e os membros do NDE para reavaliação e posterior adequação do PPC.

Das análises desses instrumentos, podem-se propor mudanças na estrutura e no funcionamento do curso que vão desde propostas de alteração da matriz curricular, pré-requisitos e processos avaliativos das disciplinas. Acredita-se que a avaliação do projeto pedagógico deve ser um ato constante e periódico e visa a adequar a realidade do discente com as metas traçadas no perfil esperado do egresso, bem como a pertinência do curso no contexto regional.

Todos esses elementos são levados ao NDE do curso, que tem como objetivo formular e atualizar o PPC, bem como verificar a sua efetiva implantação de forma a garantir a qualidade e constante aperfeiçoamento do curso.

Com relação às avaliações externas já realizadas pelo curso de Logística do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei, destacam-se as notas 4 obtidas nos ENADE’s (Exame Nacional de Desempenho) de 2015 e 2018 e a também nota 4 na avaliação in loco do processo de reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, em 2014.

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