Proyecto Político Pedagógico


O profissional formado em Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Laticínios deve ser capaz de planejar, organizar e fabricar produtos lácteos de acordo com as normas técnicas a fim de garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor. Também poderá atuar em instituições de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvimento e inovação, participando de projetos de implantação e gestão de laticínios, melhorando as tecnologias de processamento do setor, reduzindo custos de produção, desenvolvendo produtos, e garantindo a qualidade higiênico-sanitária dos mesmos.

Compete ao (a) Bacharel (a) em Ciência e Tecnologia de Laticínios formado no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba desempenhar atividades profissionais no setor lácteo que  o permitirá:

 Reconhecer, selecionar e diferenciar a matéria-prima láctea de qualidade e destinar seu uso correto para fabricação de derivados;


 Aplicar os princípios de conservação de alimentos para garantir a sanidade e qualidade dos derivados lácteos;


 Pesquisar, desenvolver, acompanhar e inovar processos, produtos e serviços na área de tecnologia em laticínios;


 Desenvolver produtos lácteos de alta qualidade e capacitar pessoas para a realização das atividades na indústria;


 Selecionar e utilizar aditivos alimentares na fabricação de lácteos, assim como realizar a seleção de embalagens visando a conservação das propriedades sensoriais dos produtos;


 Aplicar e elaborar legislação reguladora das atividades relacionadas à área.


 Supervisão, promoção, implementação e gerenciamento de programas de qualidades (BPF, APPCC, etc.), em propriedades rurais e nas indústrias;


 Orientação e execução da coleta, transporte e acondicionamento e recepção de amostras para análises em propriedades rurais e nas indústrias;


 Realização de análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais do leite e derivados, bem como a interpretação correta dos resultados;


 Supervisão ou desenvolvimento de alimentos, especialmente os produtos lácteos;


 Controle de qualidade em laticínios e indústrias alimentícias em geral, ou ainda em estabelecimentos comerciais que atuam no setor alimentício;


 Fiscalização ou consultoria para laticínios;


 Pesquisador ou servidor em órgãos públicos ou privados.


 Reconhecer, selecionar e diferenciar a matéria-prima láctea de qualidade e destinar seu uso correto para fabricação de derivados;

 Capacitar pessoas para aplicação dos sistemas de gestão industriais e das diversas tecnologias de fabricação dos derivados lácteos;

 Aplicar os princípios de conservação de alimentos para garantir a sanidade e qualidade dos derivados lácteos;

 Planejar, orientar, avaliar e monitorar o funcionamento de uma planta de processamento de produtos lácteos, utilizando adequadamente equipamentos, utensílios e ambiente de trabalho de forma a garantir o bom andamento das atividades do setor, a saúde e bem estar dos trabalhadores, dando maior segurança e vida de prateleira ao produto final;

 Selecionar e usar corretamente embalagens, garantindo conservação e boa aparência aos produtos lácteos;

 Atuar na seleção e uso de aditivos alimentares usados nos processos de fabricação de produtos lácteos, reconhecendo o efeito dos mesmos na saúde dos consumidores;

 Aplicar e elaborar legislação reguladora das atividades relacionadas à área;

 Pesquisar, desenvolver, acompanhar e inovar processos, produtos e serviços na área de tecnologia em laticínios.


A metodologia de ensino visa à exposição de conteúdos de conhecimentos gerais e específicos, exercícios aplicados, realização de dinâmicas, seminários e estudos dirigidos, que devem contemplar mecanismos que garantam a  articulação da vida acadêmica com a realidade da sociedade. A realização de aulas práticas, visitas técnicas e demais atividades práticas é vital para o aprendizado, pois facilita a compreensão da relação entre a teoria e a prática. No processo de ensino são utilizadas alternativas como multimídia, salas virtuais, sistemas institucionais automatizados, e projetos desenvolvidos de forma remota, com parceiros geograficamente  dispersos.

A gestão do curso é feita pelo(a) coordenador(a) do curso e conta com o apoio da Coordenação Geral de Graduação (CGG), Coordenação Geral de Assuntos e Registros Acadêmicos (CGARA) e Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE). 


O  processo  de  autoavaliação  do  curso  estará  presente  no  programa  de avaliação institucional do IF SUDESTE MG  -  Campus Rio Pomba. É um processo contínuo  com  permanente  interação  que  visa  o  aperfeiçoamento  do  curso.  Todo final  de  semestre  a  CPA  (Comissão  Própria  de  Avaliação)  aplica  instrumentos junto  aos  alunos  para  avaliação  do  desenvolvimento  do  curso.  Os  resultados  são trabalhados juntamente com os professores para reavaliação. Realiza-se também, avaliação  com  os  docentes  e  pessoal  técnico-administrativo.  Portanto,  com  o referido  programa  pode-se,  todo  início  de  semestre,  traçar  novas  metas  e implementar o planejamento estratégico.


A avaliação institucional é uma preocupação constante e atividade perene no Instituto, que visa a busca da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, como decorrência da procura de aprimoramento permanente do profissional, exigido pelas novas expectativas sociais. Resulta, daí, a meta de perseguir a qualidade, por meio da participação e da autocrítica, com o envolvimento da totalidade da comunidade acadêmica, partindo do  equacionamento  e  identificação  dos  fatores  positivos  ou  negativos  nos desempenhos docente, discente e administrativo para o planejamento na tomada de decisões.  Tudo  isto  está  organizado  e  sistematizado  nas  diversas  atividades  de avaliação, já existentes, em um processo de qualificação implementado em todos os campi do IF Sudeste MG.


Observando  a  legislação  pertinente  ao  assunto,  inserta  nos  seguintes diplomas legais:

 o art. 209 da Constituição Federal de 1988;


 o art. 3º e seus parágrafos e o art. 4º, da Lei 9.131/95;


 o Decreto nº 3860 de 9 de julho de 2001;


 a Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB);


Estão  envolvidos  na  avaliação  institucional  todos  os  serviços  prestados  pela Instituição, nas atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão) e nas atividades –meio (apoio  administrativo).  Nenhum  setor  fica  de  fora,  desde  a  Direção  Geral,  seus integrantes, até a zeladoria, conservação e limpeza.


Assim, são avaliados os seguintes aspectos na instituição:


✓ na  administração  geral:  efetividade  (atividade  real,  resultado  verdadeiro,  regularidade)  e  do  funcionamento  da  organização  interna,  relações  entre  a entidade  mantenedora  e  a  instituição  de  ensino,  eficiência  (ação,  força,  eficácia)  das  atividades-meio  em  relação  aos  objetivos  finalísticos  (fatores  humanos, biblioteca, recursos materiais, etc.);


 na  administração  acadêmica:  adequação  dos  currículos  dos  cursos  de  graduação  e  da  gestão  de  sua  execução,  adequação  do  controle  do atendimento às exigências regimentais de execução do currículo, adequação dos critérios e procedimentos de avaliação do rendimento escolar.


A  avaliação,  específica  para  cada  curso  de  graduação,  leva  em  conta, ainda,  os  parâmetros  fixados  pelo  MEC,  os  exames  nacionais  de  curso  e  os seguintes indicadores:


 taxas de escolarização bruta e líquida; taxas de disponibilidade e de utilização de vagas para ingresso;


 taxas de evasão e de produtividade;


 tempo médio para conclusão do curso;


 índices de qualificação do corpo docente;


 relação média alunos por docente; 


 tamanho médio das turmas.


A  avaliação  da  qualidade  do  curso  é  realizada  mediante  aplicação  de questionários  aos  discentes  e  docentes,  solicitando  que  pontuem  os  diversos tópicos com notas que variam da seguinte forma:


0 – Caso não tenham condições de responder,

1 – Péssimo,

2 – Ruim,

3 – Regular,

4 – Bom,

5 – Ótimo.

Descarga de Archivos
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig10.ifsudestemg.edu.br.sig10