Proyecto Político Pedagógico

O egresso deve ser capaz de articular os saberes teóricos com a prática; expressar-se de forma escrita e oralmente com clareza e precisão; analisar, criar e adaptar alternativas pedagógicas ao seu ambiente de trabalho para desenvolver habilidade de estudo e a criatividade dos alunos, considerando as diferentes formas de aprendizagem; realizar aprendizagem continuada, fazendo da sua prática profissional fonte de produção de conhecimento, assim como desenvolver o pensamento crítico para compreender a realidade e nela intervir positivamente, através da utilização de práticas educativas que observem a diversidade social, cultural e intelectual dos alunos e contribuam para a argumentação e aprimoramento do papel social da escola, bem como para formação e consolidação da cidadania. Atualmente exige-se de um bom professor de matemática uma sólida formação matemática que seja abrangente e interdisciplinar e uma formação pedagógica que capacite o professor para a prática docente e suas diversas facetas. Para alcançar tal objetivo, o licenciado deverá ter oportunidade, durante a sua permanência na Instituição de vivenciar experiências de ensino-aprendizagem por meio dos contatos com os docentes, conferencistas, fontes bibliográficas, ferramentas de informática, intercâmbios, iniciação científica, atividades de extensão e outras. Bem como a participação em atividades de planejamento de ensino, que envolvam a formulação de problemas, busca de soluções e situações de avaliação do processo ensino-aprendizagem.

Atuação na educação básica, habilitados para trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática, desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática e aplicar teorias matemáticas na resolução de problemas relacionados às diversas áreas do conhecimento, nas quais o pensamento matemático se faz presente.

Permitir o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o avanço do ensino da Matemática como ciência e como profissão; Ampliar a oferta de vagas em cursos de formação de professores de Matemática no Estado de Minas Gerais.

Formar professores com autonomia e responsabilidade social, capazes de: tomar decisões, envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento matemático e de uma concepção adequada de ciência; analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico, a realidade específica em que atua em suas dimensões sociais, políticas e culturais, além da construção de conhecimento pelos alunos.

Visando atingir os objetivos do curso de licenciatura em matemática, o Campus Santos Dumont levará em consideração, em sua metodologia de trabalho pedagógico, a grande diversidade e as necessidades dos estudantes de acordo com os aspectos ou particularidades de cada disciplina.

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