Projet Pédagogique de Cours

O egresso do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação deve possuir conhecimentos sólidos em Tecnologia da Informação e Administração, capacitando-opara desempenhar funções de gestão em diversos setores da área de Tecnologia da Informação (TI), em organizações de pequeno, médio e grande porte, sendo capaz de analisar problemas cotidianos e propor soluções computacionais criativas e eficientes, além de explorar novas tecnologias e contribuir para o desenvolvimento de práticas organiza-
cionais sólidas.
Seguindo a Resolução CNE/CES no 5/2016, os egressos do curso devem:

a) Ter formação consistente em Ciência da Computação, Matemática e Administração, visando desenvolver e gerenciar soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações, garantindo que alcancem seus objetivos estratégicos.
b) Ser capazes de determinar requisitos, desenvolver, evoluir e gerenciar sistemas de informação nas organizações, garantindo que tenham os dados e sistemas necessários para suportar operações e obter vantagem competitiva.
c) Inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de TI nas organizações, evoluindo sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e individuais.
d) Escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para resolver problemas envolvendo coleta, processamento e disseminação de informações.
e) Compreender o contexto organizacional e social em que soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implementadas.
f) Conhecer modelos e áreas de negócios, agindo como agentes de mudança no ambiente organizacional.
g) Desenvolver pensamento sistêmico para analisar e compreender problemas organizacionais complexos.

Para desenvolver as competências necessárias à atuação em sistemas de informação e, assim, atender ao perfil do egresso pretendido, o Curso de Sistemas de Informação do Campus Barbacena organiza seus conteúdos em eixos de formação, de acordo com os Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação elabo-
rados pela Sociedade Brasileira de Computação (Zorzo et al, 2017).
Os eixos são descritos a seguir:
· Visão Sistêmica: Descrever a dinâmica de sistemas sociais e organizacionais, distinguindo seus elementos constituintes de forma interdisciplinar, analisando as dependências (objetivos, informação, atividades) entre eles, propondo soluções que os aprimorem, criticando os resultados do sistema e aplicando concei-
tos de sistemas de informação.
· Gestão de sistemas de informação e da tecnologia da informação: Gerir os sistemas de informação e a arquitetura de tecnologia da informação em organizações propondo soluções de sistemas de informação, de software, de informação e de infraestrutura de armazenamento e comunicação alinhadas aos objetivos e estratégias organizacionais. Realizar projetos de sistemas de informação e de tecnologia da informação e aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas adequadas à gestão e governança de sistemas de informação e tecnologia da informação.
· Desenvolvimento de software para sistemas de informação: Gerenciar os sistemas de informação em contextos sociais e organizacionais, avaliar as necessidades de informatização nestes sistemas, especificando soluções de software para sistemas de informação, produzir software para o atendimento destas necessidades, aplicando processos, técnicas e ferramentas de desenvolvimento de software, implantar software em contextos sociais e organizacionais de sistemas de informação, mantendo sua operação e avaliando o impacto de seu uso.
· Engenharia de dados e informação: Gerenciar dados e informação para as or-
ganizações e sociedade, selecionando sistemas e tecnologias para implementação de bases de dados e de informação, aplicar técnicas para a especificação de modelos conceituais, lógicos e físicos de dados e informação, implementando estruturas e mecanismos de armazenamento, busca, recuperação e mineração nas bases de dados e avaliar técnicas e ferramentas de inteligência de negócios.
· Infraestrutura para sistemas de informação: Gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação para organizações e negócios, selecionando elementos de hardware, software e de conectividade adequados às necessidades de seus sistemas, estabelecer serviços e processos de suporte aos sistemas de informação e avaliar o desempenho destes componentes de infraestrutura.
· Pesquisa, inovação e empreendedorismo: Desenvolver negócios, produtos, serviços ou processos inovadores por meio de sistemas de informação, identificando problemas e oportunidades em seu contexto de atuação profissional e/ou social, planejar, executar e gerenciar projetos de pesquisa, empreendedorismo e inovação para estas portunidades e problemas, avaliando seu impacto econômico, social e ambiental.
· Desenvolvimento pessoal e profissional: Atuar profissionalmente planejando continuamente o seu desenvolvimento pessoal e profissional, contemplando os desafios pessoais, profissionais e da sociedade de forma proativa e crítica, agin-
do de acordo com princípios éticos profissionais que considerem o respeito aos direitos humanos, o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Cada eixo de formação contempla um conjunto de habilidades e competências gerais e específicas, definidas pela Resolução CNE/CES no 05, de 16 de novembro de 2016, permitindo alcançar os objetivos do curso e, consequentemente, o perfil do egresso. As disciplinas foram mapeadas nas habilidades e competências gerais e específicas divididas em semestres sucessivos para abranger e construir, em etapas graduais, os eixos de formação, a interdisciplinaridade, a articulação entre teoria e prática e o perfil do egresso contemplado neste documento.

O levantamento da demanda e do público-alvo foi realizado por meio de um questionário online gerenciado pelo Google Forms com links divulgados no site da Instituição em primeira página (IF Sudeste MG, 2020) e nas suas mídias sociais Facebook (Facebook, 2020) e Instagram (Instagram, 2020). Junto com a divulgação do link, o setor de comunicação do Campus – Coordenação de Comunicação, Cerimonial e Eventos – disponibilizou um texto
explicativo e chamativo com o objetivo de atrair interessados em responder o questionário. Durante o período de disponibilização do questionário, o setor de comunicação também fez inserções em mídias de comunicação do município de Barbacena e região.
O período de coleta de respostas foi no mês de setembro de 2020, iniciando-se no dia primeiro e terminando no dia 30. Durante esse período, foram totalizados 227 questionários respondidos. Devido ao período de pandemia provocado pela COVID-19 e consequentemente com movimentação física limitada, optou-se pela aplicação do questionário de forma online.

Para suprir a restrição de escolas fechadas, onde acredita-se que poderia encontrar boa parte de nosso público-alvo, enviou-se e-mail explicativo para a Superintendência Regional de Ensino de Barbacena, a qual repassou a pesquisa para as escolas estaduais de Barbacena e região, solicitando a divulgação da pesquisa junto a seus alunos. Para complementar o alcance,um e-mail também foi enviado para escolas particulares de Barbacena. Outros segmentos dasociedade foram alcançados por meio da divulgação em mídias de comunicação da cidade e região. Para assegurar uma maior confiança na pesquisa em relação a uma única resposta por participante, o questionário foi configurado para que se exigisse autenticação e limitasse a apenas uma resposta por identificação. Foi nfigurado também para que o questionário não armazenasse a identificação do participante, garantindo-se assim a privacidade dos interessados em responder o questionário e a total liberdade para discordar da proposta.
O questionário é composto de 11 perguntas relacionadas ao local da residência, idade, estado civil, grau de escolaridade, área de atuação no mercado e pretensões acadêmicas e profissionais do respondente. Além dessas, há uma pergunta objetiva em que o respondente informa se tem interesse em fazer o curso proposto, seja no IF Sudeste MG – Campus Barbacena ou em outra instituição. Essa pergunta tem como objetivo identificar se o respondente tem interesse na área do curso mesmo que não seja em nossa Instituição, e com isso verificar indi-
retamente a confiança que este tem no IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Por fim, foi disponibilizado um campo de texto aberto onde o respondente poderia expor suas opiniões, críticas e sugestões sobre o interesse da Instituição em ofertar este novo curso.

A avaliação é parte fundamental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), tendo como foco o aperfeiçoamento contínuo do curso por meio de um conjunto de ações sistematizadas. A avaliação deve, portanto, estar articulada com os processos decisórios e deve ser concebida como uma ferramenta construtiva, que promova melhorias e inovações.
Para que o processo ensino-aprendizagem ocorra de forma a alcançar esses objetivos, o Projeto Pedagógico do Curso é objeto de avaliação contínua com o propósito de rever metas e ações propostas. Esse processo de avaliação ocorre continuamente nas reuniões pedagógicas, nas reuniões de colegiado do curso e, especialmente, por meio da
auto-avaliação institucional.
A avaliação do projeto, segundo orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior (SINAES), é parte integrante da 1a dimensão, que avalia a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional e seus reflexos na formação do aluno, na qualidade do Projeto Pedagógico do Curso e no seu cumprimento para formar o profissional competente. Essa avaliação se dá de forma participativa, coletiva, livre de ameaças, crítica e transformadora dos sujeitos envolvidos e de toda a instituição. Entendida como processo permanente, a avaliação vem sendo utilizada como instrumento de identificação de problemas, para corrigir erros e para introduzir as mudanças que signifi-
quem uma melhoria imediata da qualidade do ensino e da instituição como um todo.
A avaliação está, portanto, vinculada à qualidade, e assim exige que alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, ex-alunos e representantes da comunidade local informem sobre a relevância do ensino e a adequação do mesmo ao mercado de trabalho, sobre as ações direcionadas para a pesquisa e a extensão, sobre a responsabilidade social e a infraestrutura do IF Sudeste MG – Campus Barbacena.
Os Princípios da Avaliação são: globalidade, legitimidade, impessoalidade, respeito à identidade institucional e suas características próprias, continuidade e regularidade, disposição para a mudança. A avaliação ocorre em três momentos principais:
a) Avaliação Institucional;
b) Avaliação com os egressos;
c) Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE).

9.1. Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional geral ocorre anualmente, envolvendo todos os segmentos: discentes, docentes, coordenadores, diretores, funcionários técnico-administrativos, egressos do curso, representante da sociedade civil organizada. A avaliação está, portanto, vinculada à qualidade e assim exige que alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, ex-alunos e representantes da comunidade local informem sobre a relevância do ensino e a adequação do mesmo ao mercado de trabalho, sobre as ações direcionadas para a pesquisa e a extensão, sobre a responsabilidade social e a infraestrutura do IF Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena.
A avaliação institucional é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, formando um colegiado. Tem o objetivo de planejar e executar a avaliação institucional no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

9.2. Avaliação com os egressos
O acompanhamento de egressos representa o interesse da instituição pelo conhecimento de sua realidade, tendo como base seus ex-alunos, a partir de suas informações nas áreas profissional, acadêmica e pessoal, levantando dados relevantes, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade e permanente atualização e avaliação do curso. Busca, ainda, atender às diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) no que se refere às políticas de avaliação dos estudantes, tendo como foco a inserção dos egressos no mercado de trabalho e a avaliação do curso.

O objetivo principal é efetuar o acompanhamento do ex-aluno, segundo as exigências e diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), dentro do processo de Avaliação Institucional, estabelecendo diagnósticos que possam auxiliar nas políticas de gestão
acadêmica e administrativa. Além disso, busca-se:
a) Acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho;
b) Obter, junto aos ex-alunos, elementos que identifiquem níveis de qualidade do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental;
c) Avaliar o desempenho da instituição, através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos;
d) Implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras, que possibilitarão o acompanhamento dos egressos, bem como a atualização das fontes de comunicação com os mesmos;
e) Realizar cursos e eventos (como Semana Acadêmica, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Sábados Letivos), articulando a integração dos egressos com os alunos regulares do curso;
f) Identificar os critérios de seleção e contratação das empresas onde os egressos
atuam, dando ênfase às capacitações dos profissionais da área buscados pela mesma.
A coleta de dados para avaliação da instituição, com a participação do egresso, se dará mediante aplicação de um formulário (questionário) que será disponibilizado no site do IF Sudeste MG – Campus Barbacena e enviado por e-mail cadastrado no SIGAA dos egressos do curso. Estes dados serão tabulados e consolidados pela Coordenação do
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, como subsídio para um melhor conhecimento da realidade da organização didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente.

9.3. Exame Nacional de Desempenho do Estudante

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei no 10.861/2004. O ENADE é aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.
Seu objetivo principal é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Além de avaliar o rendimento dos estudantes, os resultados do ENADE compõem indicadores de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), que são utilizados pelo MEC para processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.
Os dados obtidos por meio do exame serão utilizados como subsídio para o aprimoramento contínuo do PPC, permitindo identificar pontos fortes e fragilidades no processo formativo. Entre as possíveis ações decorrentes dessa análise estão: alterações no conteúdo programático das disciplinas, mudanças nos pré-requisitos, reordenação da
oferta de componentes curriculares, ajustes nas metodologias de ensino, alternância de docentes, inclusão de novas disciplinas obrigatórias e optativas, bem como sugestões para novas formas de avaliação dos estudantes.
Também podem ser propostas orientações para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, a incorporação de conteúdos atualizados em função de avanços tecno lógicos na área de Sistemas de Informação e a adesão a novos regulamentos e legislações pertinentes. Com essas medidas, o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação reafirma o compromisso com a qualidade do ensino, a formação cidadã e a preparação de profissionais capazes de atuar de forma crítica e inovadora no contexto socioeconômico e tecnológico nacional e global.

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