Proyecto Pedagógico del Curso

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física, estabelecidas na Resolução CNE/CES nº 06/2018:
O Bacharel em Educação Física terá formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional da Educação Física .
Assim, o egresso do curso de Bacharelado em Educação Física do IF Sudeste MG Campus Barbacena atuará de forma qualificada nos processos de ensino-aprendizagem e treinamento físico-esportivo, recreação e lazer, orientação de atividades físicas, preparação física para fins recreativos e de rendimento e avaliação física.
Entende-se que os egressos do curso de Bacharelado em Educação Física do IF Sudeste MG Campus Barbacena devem dominar os conhecimentos relacionados:
- aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do ser humano;
- às dimensões e implicações biológicas, psicológicas e socioculturais da motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física;
- às dimensões instrumental, de linguagem, acadêmico-científico e tecnológico, com ênfase na aplicação à Educação Física;
- aos aspectos procedimentais e éticos da intervenção profissional em Educação Física e;
- à compreensão adequada de aspectos que envolvam a motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física, promovendo adequado emprego, conforme as particularidades etárias e condições físico-motoras e psicossociais dos indivíduos.
Ao seguir esse direcionamento, pretende-se formar profissionais que serão responsáveis pela transmissão do conhecimento acerca da cultura corporal do movimento, alicerçada na reflexão crítico-filosófica e no rigor científico e, ainda, que ofereçam perspectivas para se buscar novos caminhos, construir e avançar rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.
Ao término de uma formação pautada em ações interdisciplinares e na integração constante entre teoria e prática, o egresso do curso de Bacharelado em Educação Física do IF Sudeste MG Campus Barbacena deverá ser capaz de:
i. Planejar, executar e avaliar ações articuladas e sequenciais que promovam adequado desenvolvimento físico e/ou esportivo aos seus alunos, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida;
ii. Planejar, executar e avaliar ações articuladas e sequenciais destinadas à promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar, dentro dos ambientes de atuação profissional, contribuindo, também, para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva;
iii. Desenvolver ações de gestão alinhadas às Leis e Políticas de ação da empresa/instituição/órgão onde atuará profissionalmente, contribuindo para a melhora da estrutura e do funcionamento da empresa/instituição/órgão;
iv. Estabelecer vias de comunicação eficientes com seus alunos, a partir da utilização de ferramentas como língua de sinais, mídias digitais e capacidade de mediação de conflitos;
v. Buscar de maneira autônoma meios confiáveis para atualização dos conhecimentos necessários para atuação profissional na área, a partir da compreensão da importância da formação continuada;
vi. Compreender a importância do comprometimento com a prática profissional qualificada para o desenvolvimento integral dos indivíduos com os quais atuará, bem como da comunidade local.

Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

Conhecer a realidade social para nela intervirem acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadascom foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da da nça, visando a ampliação de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção das doenças e da promoção, proteção e reabilitação da saúde.

Iintervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo.

Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer.

Assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer.

Utilizar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmicoprofissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica.

Utilizasr os recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional

O IF Sudeste MG - Campus Barbacena conta com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), por meio do qual, além dos docentes e discentes terem acesso ao diário eletrônico, à frequência e às notas da disciplina, é disponibilizada ao professor uma gama de ferramentas que lhe permite disponibilizar materiais de consulta e conteúdos das disciplinas, arquivos de texto e vídeo, criar chats e fóruns de discussão, elaborar avaliações, enquetes e questionários, comunicar-se individualmente com cada aluno ou coletivamente com a turma, e acompanhar a estatística dos relatórios de acesso e situação dos discentes. Como estratégias de ensino, são empregadas diversas metodologias, tais como aulas expositivas, dialogadas, seminários, debates, atividades em grupo, atividades individuais, projetos de trabalho, estudos dirigidos, atividades práticas e metodologias ativas. Essas últimas levam em consideração os conhecimentos prévios dos discentes e visam, por meio de atividades interativas e participativas, permitir que o aluno seja peça fundamental e protagonista do seu aprendizado, dando-lhe autonomia sem perder o foco em suas necessidades específicas e seus diferentes ritmos de aprendizagem. Alguns modelos utilizados são o de sala de aula invertida, a instrução por pares, o aprendizado misto (blended learning) e o aprendizado baseado em problemas e/ou projetos. Cada professor é incentivado a utilizar o tipo de metodologia ativa que mais se adequa às características de sua disciplina, sempre aliado às aulas expositivas e dialogadas. Para auxiliar nesse processo, são disponibilizadas algumas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como a utilização de plataformas virtuais como o Google Classroom e a Khan Academy Brasil, que oferecem exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprenderem no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula, além do Socrative, que se trata de um aplicativo que permite a interação entre professor e alunos a partir do smartphone, tablet ou computador, dinamizando a aplicação de atividades em sala de aula ou como tarefa extraclasse, dependendo apenas de Internet. Nele é possível criar um ambiente virtual anexo a sala de aula com capacidade para até 50 pessoas conectadas simultaneamente

No âmbito nacional, o Curso de Bacharelado em Educação Física é avaliado em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), formando o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), sendo que a operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em conformidade com o Artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, de criação do SINAES, toda instituição de ensino superior constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP. Cabe à CPA do IF Sudeste MG a avaliação dos aspectos pertinentes a missão, a política para o ensino, a pesquisa e a extensão, a responsabilidade social da Instituição, a comunicação com a sociedade, as políticas de pessoal e suas condições de trabalho; organização e gestão da Instituição, colegiados, participação dos segmentos da comunidade nos processos decisórios, infraestrutura física, especialmente a de ensino, pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, planejamento e avaliação em relação aos processos e eficácia da autoavaliação. A Avaliação Institucional do IF SudesteMG é planejada conforme diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo SINAES. O Curso é avaliado com periodicidade anual, envolvendo todos os segmentos: discentes, docentes, coordenadores, diretores, funcionários técnico-administrativos e egressos do curso pela CPA e pela Subcomissão Própria de Avaliação (SPA). A CPA é constituída por uma equipe que representa a comunidade acadêmica, com o objetivo de conduzir os processos de avaliação internos da Instituição, e orientá-la para as avaliações externas, elaborando o Relatório de Avaliação Institucional, que é enviado ao Ministério da Educação (MEC). O último relatório com informações da avaliação institucional do Campus é referente ao ciclo 2018-2020, sendo que já foi realizada a autoavaliação institucional 2024, porém os resultados ainda não estão disponíveis.. Esta avaliação está, portanto, vinculada à qualidade e assim compreende que alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, ex-alunos e representantes da comunidade local informem sobre a relevância do ensino e a adequação do mesmo ao mercado de trabalho, sobre as ações direcionadas para a pesquisa e a extensão, sobre a responsabilidade social e sobre a infraestrutura do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Como princípios da Avaliação, temos a globalidade, legitimidade, impessoalidade, respeito à identidade institucional e suas características próprias, continuidade, regularidade e disposição para a mudança.

O funcionamento do campus está alicerçado numa gestão participativa e democrática por meio do Conselho de Campus, dos Colegiados dos Cursos e da Subcomissão Própria de Avaliação (SPA), nos quais está prevista a participação efetiva do seu corpo discente, docente, técnico administrativo e membros da sociedade civil. A participação discente nas decisões do IF Sudeste MG Campus Barbacena é sempre incentivada, por meio desses órgãos. Dentro desse enfoque, no IF Sudeste MG Campus Barbacena, o corpo discente tem direito a voz e voto, tanto no Conselho de Campus, como no Colegiado dos Cursos e na SPA. A participação dos discentes nos órgãos colegiados está regulamentada na Portaria 723 de 26 de novembro de 2018 do Conselho de Campus, no Regimento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e no Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física. Não obstante, entendida como um processo permanente e como uma ferramenta de gestão, a Avaliação Institucional tem como princípio a globalidade, legitimidade, impessoalidade, respeito à identidade institucional e suas características próprias, continuidade, regularidade e disposição para mudança. Por meio dela, é possível a identificação dos pontos fortes e fracos para subsidiar as mudanças necessárias que signifiquem uma melhoria imediata da qualidade do ensino e da instituição como um todo, de acordo com as dimensões previstas na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Por meio da análise dos resultados da Avaliação Institucional é possível verificar se o projeto do curso e sua aplicação alcançaram os objetivos previstos. Os diversos instrumentos avaliativos utilizados pela Avaliação Institucional permitem uma visão global do processo de execução do projeto pedagógico do curso, dos pontos positivos e daquilo que carece de reformulação. No âmbito do curso, periodicamente, realizam-se avaliações do Projeto Pedagógico do Curso. Nele são delineadas as diretrizes, estratégias e políticas a serem desenvolvidas com vistas a alcançar a qualidade e a excelência na formação do aluno. Portanto, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é objeto de avaliação contínua e sistemática, com o intuito de rever e atualizar as políticas, metas e ações ali propostas. Esse processo de avaliação ocorre, principalmente, nas reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE), mas também por meio das discussões nas reuniões de Coordenação, de Colegiado de Curso e, ainda, por meio da interpretação dos resultados da Avaliação Institucional.

Na avaliação do PPC observar-se-á: 1) na execução do Projeto: formação e experiência profissional do corpo docente e a adequação do docente a cada atividade prevista (aula teórica, aula prática, orientação de estágio e de práticas pedagógicas ou profissionais, monitoria, etc.); Infraestrutura física; laboratórios; recursos; acervo bibliográfico e serviços da biblioteca; 2) na atualização do Curso: adequação e constante atualização de ementas, dos planos analíticos e do acervo bibliográfico do curso e; 3) na gestão do curso: movimentação de alunos; matrículas; transferências, trancamento e abandono; resultados obtidos nas avaliações oficiais. Os órgãos envolvidos na avaliação do curso são: 1) Coordenação de curso – a qual compete toda a coordenação da elaboração e operacionalização do PPC; 2) NDE - ao qual compete o acompanhamento direto e contínuo, a manutenção do processo de qualidade e adequação do curso, bem como participar efetivamente da revisão e atualização periódica do PPC, para análise e posterior aprovação do Colegiado; 3) SPA - a qual compete a efetivação da Avaliação Institucional e; 4) Colegiado de Curso - ao qual compete planejar, acompanhar a execução e avaliar todas as atividades do curso.

Face aos resultados obtidos com a Avaliação Institucional, o PPC, assim como a metodologia de ensino, avaliação e novas tecnologias de ensino aprendizagem, são (re)avaliados e (re)formulados elaborando-se novas diretrizes e ações para o curso. Especificamente, os docentes também passam por avaliação no interstício de cada período de progressão funcional, quando é aplicado questionário por amostragem, aproximadamente de dez alunos por turma, pela Subcomissão Permanente de Pessoal Docente (SPPD). O objetivo do referido questionário é coletar as opiniões dos alunos sobre diferentes aspectos da atuação do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados dão condições aos professores de refletirem sobre a sua prática docente e de replanejarem suas atividades, de modo que favoreça o processo de ensino-aprendizagem.

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