Political-Pedagogic Project

O Tecnólogo em Gestão de Turismo será habilitado para: diagnosticar, planejar,
gerenciar e comercializar produtos e serviços turísticos, de agenciamento e de transporte
turístico, analisando seus impactos na comunidade receptora, com o objetivo do
desenvolvimento do turismo sustentável; gerir pessoas e conflitos, na busca de serviços
turísticos de qualidade e que desenvolvam a interação entre os povos, respeitando suas
diversidades; elaborar, implantar, gerenciar e avaliar políticas, programas, projetos, ações e
modelos de negócios inclusivos na área de turismo.
Para atuação como Tecnólogo em Gestão de Turismo, são fundamentais: conhecimentos
e saberes técnicos, relacionados aos processos de elaboração de projetos, planejamento e gestão,
tanto no setor público quanto no privado, de espaço, serviços e destinos turísticos; entendimento
de processos de biossegurança e legislação na prestação de serviços e organização de espaços
turísticos; utilização das ferramentas de marketing e ferramentas tecnológicas na inovação e
comercialização do produto turístico e de destinos turísticos.
Campo de Atuação, locais e ambientes de trabalho: agências e operadoras de turismo
receptivo e emissivo; centros de recepção e informações turísticas; companhias aéreas;
cruzeiros marítimos; empresas de eventos; empresas de hospedagem, recreação e lazer;
empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria
turística; cooperativas de serviços turísticos; órgãos públicos com atuação na área; instituições
de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Turismo, Hospitalidade e Lazer.

A formação do Tecnólogo em Gestão de Turismo visa preparar profissionais para atuar
no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos públicos e privados
nos seus mais variados aspectos e setores, colaborando para o desenvolvimento social,
respeitando, preservando e valorizando as características culturais, históricas e ambientais
locais.

A metodologia de ensino-aprendizagem objetiva contribuir para uma formação do
discente autocrítico, com capacidade de raciocínio lógico, argumentação e domínio do
conteúdo. Para atender esse perfil, propõem-se metodologias adequadas a cada conteúdo
proposto que dialogue com o perfil esperado dos egressos. Nesse contexto, o curso será ofertado
na metodologia à distância, sendo previstos, para cada módulo, aulas síncronas, assíncronas e
encontros presenciais.
O curso tem carga horária total de 1.700 horas, sendo que 80% (1.360 horas) será
realizada à distância e 20% (340 horas) será reservada para o ensino virtual presencial e o ensino
presencial. Os encontros presenciais serão realizados no polo do IF - Campus São João del-Rei,
nas sextas-feiras à noite e nos sábados correspondentes ao final de cada módulo, sendo nas
sextas-feiras de 19h as 22h30 e nos sábados entre 8h e 17h horas. Eles serão destinados à
realização de atividades prática-avaliativas, à interação social do grupo e esclarecimento de
dúvidas.
Os estudos à distância ocorrerão por intermédio do contato dos estudantes com os
materiais de apoio didático postados pelo professor formador no Ambiente de Virtual de
Aprendizagem (Plataforma SIGAA), bem como com as aulas assíncronas e a participação dos
encontros síncronos. No início do curso os estudantes passarão por um treinamento de
ambientação do SIGAA.
Os encontros síncronos serão realizados via Google Meet, nos sábados posteriores aos
encontros presenciais entre 8 horas e 12 horas, subdivididas em 2 horas para cada disciplina,
para a revisão dos trabalhos realizados, no qual também ocorrerão as aulas expositivas
dialogadas, destinadas ao esclarecimento de dúvidas. As aulas assíncronas serão
disponibilizadas no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVA) do Sistema Integrado
de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que permite o acesso aos materiais didáticos,
atividades, registros de frequência e notas, datas de avaliações, programas analíticos das
disciplinas, entre outros, a qualquer hora e lugar.
Além do SIGAA, os professores poderão utilizar outros recursos educacionais digitais
que viabilizem a disponibilização dos conteúdos, como o youtube e google forms, desde que
publicados no sistema institucional. Cada disciplina será dividida em 3 unidades. Para cada unidade deverão ser disponibilizados no SIGAA: o material de estudos (composto por um livro
didático e um vídeo, com no máximo 7 minutos de duração), atividades autoinstrucionais
(sendo uma teórica e uma prática), fórum para interação com o grupo e fórum de dúvidas
coletivas. O discente também poderá solicitar, por e-mail, atendimento individual por
videochamada, a ser realizado via Google Meet.
A metodologia de ensino aprendizagem deve estar prevista nos Planos de Ensino
(Programas Analíticos) dos componentes curriculares que orientam a atividade docente e
permitem o acompanhamento por parte do discente. Nesse documento são explicitados os
conteúdos programáticos, assim como os seus respectivos objetivos (geral e específicos), os
quais servem de parâmetro para a mensuração da capacidade do(a) aluno(a) de instrumentalizar
o conhecimento adquirido e de sua aptidão para utilizá-lo para reflexão teórica e na resolução
de problemas inerentes à área da linguagem.
Dessa forma, a metodologia aplicada nos diversos conteúdos busca valorizar a
interdisciplinaridade e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, a participação em
eventos científicos, dentre outros, em que se exercite a observação e a reflexão, e a proposição
de soluções de problemas. Procura-se valorizar os conhecimentos prévios dos(as) discentes, sua
autonomia e necessidades específicas e seus diferentes ritmos de aprendizagem.
Nesse contexto, como previsto no RAG, no caso dos discentes público-alvo da educação
especial, deverão ser registradas as adaptações realizadas, os suportes disponibilizados e o
acompanhamento a partir do Plano Educacional Individualizado (PEI), que deverá ser
construído e reavaliado a cada dois meses por equipe multidisciplinar, conforme política
institucional de inclusão. Ainda nesse sentido, serão estimuladas reflexões das relações Étnico-
Raciais e problemas como a educação ambiental, que permeiam a sociedade e sobre os
processos pedagógicos.
Sendo assim, o planejamento das atividades deverá incluir propostas em que os alunos
sejam protagonistas na resolução de situações-problemas, permitindo a criação de espaços de
troca compartilhadas entre docentes e discentes para discussão e busca de soluções conjuntas
para os desafios apresentados, que permitam desenvolver competências e a construção do
conhecimento, enquanto sujeito autônomo.
Assim, o docente embasará sua ação atuando como um mediador da aprendizagem e
não somente como um transmissor de informações. Logo, o docente deverá optar por
Metodologias Ativas ideais para a modalidade de ensino à distância, como Sala de Aula
Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas. Para tanto o docente deverá
dispor de técnicas de aprendizagem, utilizando as mais variadas estratégias didático-
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metodológicas, como: seminários, debates, atividades em grupo, atividades individuais,
projetos de trabalho, estudos dirigidos, entre outros recursos pedagógicos.
Nesse âmbito, a metodologia adotada neste curso, favorece a constante relação entre a
teoria e a prática, através da simulação de situações reais de trabalho por meio de oficinas,
estudos de casos e visitas técnicas. Para tanto, serão desenvolvidos materiais didáticos,
primando por uma linguagem dialógica inclusiva e acessível, visando facilitar a aprendizagem
autônoma, independente e flexível, compatíveis com o modelo autoinstrucional da modalidade
de ensino à distância.
Em relação à acessibilidade metodológica, o material didático, visando promover
acessibilidade digital e comunicacional para pessoas com necessidades especiais, deverá dispor
de tecnologias assistivas, como: texto adaptado para leitor de tela, áudio, contraste e o V-
LIBRAS. Para isso, o docente conteudista será capacitado para construir ou selecionar materiais
didáticos que se enquadrem nesses quesitos, considerando sempre as necessidades do discente
em consonância, competências e habilidades almejadas ao egresso.
Portanto, o desenvolvimento do conteúdo e do material didático ficarão a cargo dos
docentes, que atuarão tanto como professores conteudistas quanto como tutores/mediadores,
para promover o atendimento aos discentes. Os discentes também poderão contar com o apoio
de uma equipe multiprofissional, que propiciarão suporte pedagógico e tecnológico, à distância
ou in loco, garantindo o funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem e dos laboratórios.

Sigaa

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), em atendimento ao que determina a
Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior (SINAES), regulamentada pela Portaria MEC no 2.051, de 09 de julho de 2004, é
responsável por disciplinar e conduzir o processo de autoavaliação institucional do IF Sudeste
MG.
Os Campi de Barbacena e de São João del-Rei do IF Sudeste MG possui a Subcomissão
Própria de Avaliação (SPA), que dentre uma de suas atribuições, está a de efetuar a avaliação
interna institucional; atividade que consiste em um processo de caráter diagnóstico, formativo
e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil da instituição e o significado de
sua atuação por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, observados os
princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as singularidades do IF
Sudeste MG.
Desta avaliação é possível detectar possíveis falhas e traçar novas metas tanto para a
instituição, quanto para o curso. Os resultados são analisados juntamente com os professores
para reavaliação e posterior adequação do PPC.
Das análises desses instrumentos, podem-se propor mudanças na estrutura e no
funcionamento do curso que vão desde propostas de alteração da matriz curricular, pré-
requisitos e processos avaliativos das disciplinas. Acredita-se que a avaliação do projeto
pedagógico deve ser um ato constante e periódico e visa adequar a realidade do discente do
curso com as metas traçadas no perfil esperado do egresso, bem como a pertinência do curso
no contexto regional.
Além da CPA, há também a avaliação Docente, Discente e Auto Avaliação através de
questionários aplicados semestralmente pela Coordenação de Ensino.

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