Apresentação

O curso de Licenciatura em Matemática:


Objetivos do curso

 

Os objetivos do curso estão alinhados com o Parecer CNE/CES 1302/2001 e com o documento Política de Formação de Professores da Educação Básica nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.


Objetivo Geral

 

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Matemática do IF Sudeste MG, campus Santos Dumont, é formar educadores aptos para atuar na Educação Básica, considerando suas etapas e modalidades de ensino e que sejam críticos, éticos e comprometidos com umaproposta de educação para todas e todos, capazes de reconhecer as questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade e justiça social, contribuindo para a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais. Objetiva-se ainda proporcionar ao licenciando uma sólida formação que o permita dar seguimento nos seus estudos, através de cursos de pós-graduação.


Objetivos específicos

 

Formar professores da Educação Básica preparados para responder positivamente às demandas educacionais da sociedade, garantindo ao licenciando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão;

 

Permitir o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o avanço do ensino da Matemática como ciência e como profissão;

 

Ampliar a oferta de vagas em cursos de formação de professores de Matemática no Estado de Minas Gerais;

 

Formar professores com autonomia e responsabilidade social, capazes de:

 

- tomar decisões, envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento matemático e de uma concepção adequada de ciência;
- analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico, a realidade específica em que atua, em suas dimensões sociais, políticas e culturais, além da construção de conhecimento pelos alunos;
- compreender a matemática inserida no contexto social, cultural, econômico e político, com atitudes que integrem os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos, associando a teoria e a prática na ação educativa.

 
Promover condições de aprendizagem qualificada e significativa para formação docente específica na área da matemática, a fim de substanciar teoricamente práticas de ensino comprometidas com uma proposta de educação para todas e todos, crítica da realidade social e afinada com os princípios de justiça e equidade social.


Perfil profissional do egresso

 

O perfil do egresso prevê, além do desenvolvimento de competências técnico-científicas, a formação humana de um agente de defesa da diversidade e da sustentabilidade, de um profissional com capacidade de atualização e de produção de transformações sociais, pautadas na ética, na justiça, na equidade social, na solidariedade e na cidadania.

 

O egresso deve possuir competências éticas, pessoais, profissionais, socioafetivas, cognitivas e de comunicação que o tornem capaz de exercer atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, nas diversas etapas e modalidades de educação, com compromisso de construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.

 

O egresso das licenciaturas deve ter o conhecimento da instituição educativa como organização complexa, imbuída da função de promover a educação para e na cidadania.

 

O exercício da profissão do magistério da educação básica é permeado por dimensões técnicas, políticas, éticas e estéticas e dever ser sustentado através de uma sólida formação, envolvendo o domínio e manejo de conteúdos e metodologias, contribuindo para ampliar a visão e a atuação desse profissional, que deve compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de uma concepção ampla e contextualizada do ensino e dos processos de aprendizagem.

 

De acordo com o Parecer CNE/CES 1302/2001 são desejadas as seguintes características para o Licenciado em Matemática:

 

- visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
- visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

 

O currículo do curso de Licenciatura em Matemática do IF Sudeste MG, campus Santos Dumont, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 1.302/2001, de forma geral, busca desenvolver as seguintes competências e habilidades do egresso:

 

- capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
- capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
- capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
- capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
- habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
- estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
- conhecimento de questões contemporâneas;
- educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
- participar de programas de formação continuada;
- realizar estudos de pós-graduação;
- trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.

 

No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:

 

- elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
- analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
- analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
- desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
- perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados contnuamente;
- contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

 

O aluno da licenciatura em matemática irá cursar disciplinas que abrangem conteúdos de matemática, educação, educação matemática, física, computação e linguagens, sendo possível, além das atuações já mencionadas, explorar o conhecimento científico e desenvolver-se em áreas afins.


Dados do curso:


- Denominação: Licenciatura em Matemática
- Modalidade: Licenciatura
- Duração do Curso: 8 (oito) semestres letivos - 4 anos
- Integralização do curso: mínimo de 8 (oito) e máximo de 14 (quatorze) semestres
- Regime Acadêmico: Semestral
- Turno de Funcionamento: Noturno
- Número de Vagas: 30 vagas anuais
- Carga Horária: 3.210 horas / 3852 horas-aula.

 

Informações como ementas de disciplinas, horários de aulas, eventos ligados ao curso e calendário acadêmico estão disponíveis nesta página.

Coordenação do Programa: MARCONY MENEGUELLI ALHADAS

Telefone/Ramal:

E-mail: marcony.alhadas@ifsudestemg.edu.br

Título do Profissional: Licenciado em Matemática Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: https://sites.google.com/a/ifsudestemg.edu.br/licenciatura-em-matematica
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 18/01/2024 - 31/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 18/07/2024 - 29/07/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
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