Présentation

        O curso Técnico em Administração na modalidade à distância (EaD) do IF Sudeste MG - Campus Avançado Ubá tem como objetivo formar profissionais aptos a executarem atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de finanças, de materiais, de compras e de vendas. Elabora, organiza e controla documentos da organização. Auxilia na elaboração e na implementação de planejamento estratégico e de planejamento de melhorias dos processos organizacionais. Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho. Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental. Executarem atividades de apoio administrativo relacionadas às áreas de marketing, produção e comercial. Além disso, os profissionais formados terão uma visão humanística, social e empreendedora, sendo capazes de transformar seu ambiente de trabalho e social, conseguindo desenvolver habilidades e competências para o trabalho coletivo, as relações interpessoais e/ou gerenciar seu próprio negócio.

 

Duração do Curso:  1 ano.

 

Eixo Tecnologico: Gestão e Negócios

 

Perfil Profissional:

        De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnico da SETEC/MEC, o curso Técnico em Administração deve desenvolver as seguintes habilidades em seus egressos: “Executar operações administrativas de planejamento, pesquisas, análise e assessoria no que tange à gestão de pessoal, de materiais e produção, de serviços, à gestão financeira, orçamentária e mercadológica. Utilizar sistemas de informação e aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, seja operacional, de coordenação, de chefia intermediária seja de direção superior, sob orientação. Elaborar orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros. Elaborar e expedir relatórios e documentos diversos. Auxiliar na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões.” (CNCT, 2019)

        Os principais conhecimentos exigidos para o Técnico em Administração estão relacionados: 1) as rotinas de processo de compra (exceto licitação); 2) rotinas de administração de pessoas; 3) rotinas contábeis; 4) processos organizacionais; e 5) processos administrativos. A principais habilidades exigidas para o egresso são: 1) aplicação de instruções simples e rotineiras; 2) compreensão da escrita; 3) compreensão numérica; 4) compreensão oral; e 5) cooperação. Quanto a atitudes, espera-se para este profissional que ele tenha: 1) autonomia das tarefas que lhe foram atribuídas; 2) supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro; 3) avaliação do próprio desempenho; 4) com alguma orientação; e 5) avaliação do desempenho dos outros trabalhadores.

        Ao concluir o curso o egresso deverá possuir as seguintes competências e habilidades, levando em consideração a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):

- Conhecimento sobre a área contábil e sua importância na rotina empresarial, conhecendo os elementos referentes ao processo de abertura de empresas, os principais relatórios contábeis, sua elaboração e como podem ser utilizados para o processo de tomada de decisão. Além disso, será capaz de reconhecer os elementos básicos relacionados à gestão de custos.

- Interpretar questões básicas de economia relacionadas aos negócios, lhe permitindo ter uma visão micro e macro dos principais elementos econômicos refletidos na vida empresarial.

- Entender os principais pontos do planejamento de gestão de pessoas e sua importância para a organização.

- Dar suporte nas atividades de admissão, manutenção, desenvolvimento e retenção de funcionários.

- Entender os sistemas logísticos e sua relação com a cadeia de suprimentos. Dar suporte às atividades logísticas, englobando manutenção de estoques, transportes e compras.

- Conhecer elementos matemáticos que auxiliarão no desenvolvimento de cálculos na área administrativa.

- Conhecer ferramentas de informática online e offline que auxiliarão no processo de tomada de decisão, gerenciamento de equipes e organização pessoal. Além disso, conhecer ferramentas de marketing digital.

- Atuar com proatividade, ética, comprometimento e flexibilidade, apresentando soluções viáveis para os problemas do dia a dia empresarial.

- Interpretar planos de produção de longo, médio e curto prazo. Saber diferenciar os diversos tipos de processos produtivos, de forma a se beneficiar das características de cada um visando a otimização dos processos.

- Perfil empreendedor, considerando que o profissional poderá tanto construir seu próprio negócio quanto trabalhar em empresas de terceiros, possuindo conhecimento das áreas administrativas para perpetuação do negócio.

- Compreender estratégias para desenvolver capacitações para a inovação de organizações empresariais. Inclui também atividades de pesquisa-ação visando explorar o uso de metodologias e ferramentas de gestão da inovação, que permitam o aprofundamento da prática de gestão da inovação no ambiente de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI).

- Capacidade de planejamento, sendo apto a interpretar resultados e cenários para tomada de decisão.

- Conhecer funções administrativas, sendo capaz de entender as interações organizacionais internas e externas visando apoio aos departamentos da empresa.

- Capacidade de comunicar-se de forma clara e segura; planejar e estruturar uma apresentação em público; desenvolver reuniões; utilizar a linguagem não-verbal para ter congruência na sua comunicação e aplicar técnicas de comunicação em variados contextos.

Coordination du Programme: DEBORA MAGALHAES KIRCHMAIR

Téléphone/Extension:

E-mail: Indisponible Pour le Moment

Título do Profissional: Indisponible Pour le Moment Domaine de Connaissance CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Mode D'enseignement: Concomitante/Subsequente
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  • 04/03/2024 · Début du mandat 2024.1.
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