Presentation

 

O Curso Técnico de Secretariado apresenta-se como resposta à crescente demanda de profissionais da área secretarial, solicitadas para compor as equipes de trabalho de empresas de pequeno, médio e grande porte de diferentes segmentos de mercado, respeitando as disposições da Lei Federal nº 9.261, que regulamenta e diferencia as funções do Secretario Executivo e do Técnico em Secretariado. Uma vez ofertado na modalidade integrada ao PROEJA, atende também a uma demanda social de acesso ao Ensino Médio, permitindo a conclusão desta importante etapa da formação escolar a muitos cidadãos que abandonaram seus estudos por razões frequentemente atreladas a fatores econômicos e sociais. É sabido que os profissionais da área secretarial atuam em parceria com os gestores e devem contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento das organizações. Para tanto, a concepção curricular do curso opta por uma abordagem de articulação e integração entre os diferentes conteúdos relacionados às áreas do campo organizacional, tecnológico, linguístico, social e ético, propiciando condições para que o aluno tenha uma visão global e sistêmica do mundo do trabalho. O curso acontece na modalidade presencial integrada, com objetivo de formar em nível técnico profissionais com capacidade de interpretar analisar, refletir e articular diferentes tipos de conhecimento inerentes às organizações contemporâneas.

 

 Duração do curso: 03 (três) anos.

 

 

 Perfil Profissional: Com este referencial, a matriz curricular do Curso Técnico em Secretariado foi construída visando formar profissionais que atendam as expectativas do mercado de trabalho com as seguintes competências: ser ético: ter responsabilidade social e profissional; ser competente nas relações interpessoais: saber trabalhar em equipe; ter espírito empreendedor da própria carreira: buscar cultura geral e aperfeiçoamento através da formação continuada; ser inovador, criativo e dinâmico; ter iniciativa: ser pró - ativo e participativo; ser capaz de fazer uso de novas tecnologias: principalmente na área de informática; saber expressar-se eficientemente (oral e escrita) na língua materna; ter bons conhecimentos nos idiomas estrangeiros: inglês e espanhol; ser mediador: saber lidar com conflitos na área organizacional e no ambiente social.

 

Campo de atuação: O mercado de trabalho tem sofrido constantes alterações administrativas, decorrentes de fatores como a concorrência no segmento de negócio da empresa e competitividade em gestão. Neste cenário, a exigência por profissionais que atendam não só as tarefas rotineiras de um escritório em empresas privadas ou órgãos púbicos, mas principalmente, que supram a necessidade secretarial, por meio de tarefas e perfil mais abrangentes, em diferentes áreas de atuação tais como empresarial, jurídica, social e humanística, foi a mola propulsora para a oferta do Curso Técnico em Secretariado. Sua atuação prática se efetiva nas mais diversas instâncias: empresas, escolas, escritórios, sociedades civis e órgãos públicos da administração pública direta e indireta.

 

Program Coordination: JULIANE SILVA RIBEIRO

Phone:

E-mail: juliane.silva@ifsudestemg.edu.br

Professional Title: TÉCNICO EM SECRETARIADO CNPQ's Knowledge Area: Outra Teaching Modality: Integrado
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 19/02/2024 - 10/03/2024 · Enrollment for the semester 2024.0.
  • 20/02/2024 · Start of semester 2024.0.
News See below the news available for our course
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig09.ifsudestemg.edu.br.sig09