Presentation

  

O principal objetivo do Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal do Sudeste de MG - Campus Juiz de Fora é oferecer ao aluno a oportunidade de acesso ao conhecimento tecnológico, de modo a conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões relacionadas à eletrotécnica e áreas correlatas para a vida produtiva industrial, e desta forma, busca-se contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social do país. Atualmente, é crescente a necessidade de profissionais com formação estruturada, fundamentada nos princípios da ciência e da tecnologia, e que sejam capazes de solucionar problemas inerentes ao processo produtivo. Além disto, há uma necessidade de profissionais com formação e competência para atuar em projetos de inovações tecnológicas. Portanto, além de oferecer oportunidade de conhecimento, tem-se como objetivo formar um profissional qualificado capaz de exercer diversas funções dentro da sociedade, contribuindo para o melhor desempenho da área técnica produtiva de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. O curso é oferecido na modalidade integrada, que conduz o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da educação básica; e na modalidade concomitante/subsequente, para aqueles alunos que estão cursando o ensino médio em outras instituições ou já cursou o mesmo.

 

Duração do curso: 03 (dois) anos.

 

Perfil Profissional: O Técnico em Eletrotécnica é um profissional de nível médio de categoria especializada, legalmente habilitado para atuar nas mais diversas áreas dos sistemas de energia elétrica. Este profissional deve possuir conhecimento técnico de sistemas elétricos de potência, instalações elétricas, acionamentos e máquinas elétricas, comandos elétricos, técnicas de medição de grandezas elétricas, eletroeletrônica, materiais elétricos, além de conhecer as normas técnicas pertinentes à sua formação, e ainda, a legislação que o habilita exercer a sua profissão. Além do desenvolvimento de sua formação técnica, o profissional deve possuir outras competências, como, comprometimento, proatividade, ter visão global, bom relacionamento interpessoal, responsabilidade e capacidade de trabalhar em equipe.

 

 Campo de atuação: Em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos; grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção de equipamentos e dispositivos elétricos; Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; concessionárias e prestadores de serviços na área de sistemas de energia elétrica e telecomunicações; indústrias de transformação e extrativa em geral; atuar como profissional liberal.

 

 

 

Program Coordination: WAGNER DIAS ROCHA

Phone:

E-mail: wagner.rocha@ifsudestemg.edu.br

Professional Title: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA CNPQ's Knowledge Area: Outra Teaching Modality: Integrado
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 19/02/2024 - 10/03/2024 · Enrollment for the semester 2024.0.
  • 20/02/2024 · Start of semester 2024.0.
News See below the news available for our course
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig11.ifsudestemg.edu.br.sig11