Presentation

Apresentação do curso

O curso Técnico em Metalurgia é ofertado desde o ano de 1974 na instituição, sendo uma referência em qualidade de ensino na região.

O curso é oferecido no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora na modalidade integrada (INT) e modular (MOD), ambos de modo presencial e gratuito.

No curso integrado há realização do ensino médio conjuntamente ao ensino técnico. Já no curso modular (concomitante/subsequente) tem-se a oferta exclusiva do ensino técnico e duração de 2 anos para conclusão das disciplinas.

O curso na modalidade modular (concomitante/subsequente) é ofertado no período noturno, no horário de 18:30 às 22:40hs. O curso é composto por carga horária de disciplinas e prática profissional.

O núcleo de metalurgia conta com professores e técnicos administrativos em educação atuantes no ensino, na pesquisa e na extensão, desenvolvendo constantemente diversos projetos onde os discentes atuam como pesquisadores e agentes de transformação social, desenvolvendo habilidades investigativas, analíticas e críticas, com o intuito de incrementar sua formação acadêmica. 

Além disso, a estrutura física possui laboratórios de fundição, químico, metalográfico, soldagem, tratamentos térmicos, ensaios mecânicos e microscopia eletrônica, permitindo ao aluno uma formação teórica e prática.

 

Duração do curso técnico (modalidade concomitante/subsequente): 02 (dois) anos.

 

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.

 

Perfil Profissional: Profissional capaz de supervisionar e controlar processos de preparação de matérias-primas e insumos. Elaborar e realizar análises químicas, metalográficas, ensaios mecânicos, processos de fundição, modelagem e tratamento térmico de peças metálicas. Inspecionar e coordenar a manutenção de equipamentos e de instalações. Elaborar projetos de ferramentas. Desenvolver projetos e planos de negócios na área de produção e de comercialização.

 

Campo de atuação: Empresas metalúrgicas e siderúrgicas. Planejamento e desenvolvimento de atividades em linhas de redução, refino, conformação e outros processos. Indústrias metalmecânica, siderúrgica, automobilística, naval, petrolífera, de extração e beneficiamento de minérios, de tratamento de superfícies e de fundição. Empresas de construção mecânica e controle de qualidade.

Program Coordination: EMANUEL AUGUSTO DE OLIVEIRA E SILVA

Phone:

E-mail: emanuel.augusto@ifsudestemg.edu.br

Professional Title: Not available at this moment CNPQ's Knowledge Area: Engenharias Teaching Modality: Concomitante/Subsequente
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 01/02/2024 - 15/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 20/02/2024 · Start of semester 2024.1.
  • 22/07/2024 - 02/08/2024 · Enrollment for the semester 2024.2.
News See below the news available for our course
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig08.ifsudestemg.edu.br.sig08