Presentation

Apresentação
        O curso Técnico em Planejamento e Controle da Produção tem como objetivo formar profissionais que serão responsáveis por auxiliar o planejamento, a programação e o controle dos processos produtivos, visando otimizar os sistemas de produção e consequentemente proporcionar melhorias para as organizações.

Duração do Curso: 1 ano.


Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Perfil do Egresso:
       De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Técnico em Planejamento e Controle da Produção será responsável por utilizar métodos para o planejamento, programação e controle da produção, observando-se os requisitos em relação à qualidade do produto e/ou serviço ofertado, bem como as especificações requeridas pelos consumidores. O profissional também deverá ter conhecimentos sobre gestão e controle de estoques, de forma a garantir os suprimentos necessários para a produção. Além disso, deverá ter conhecimento sobre ferramentas e métodos para otimização dos sistemas produtivos, de forma a aumentar a eficiência e produtividade das empresas, utilizando-se de novas tecnologias e novos modelos de gestão. Ao concluir o curso, o egresso terá as seguintes habilidades e competências:
1. Entender a importância da gestão da produção e seus inter-relacionamentos com as demais áreas das organizações.
2. Conhecer os fundamentos do planejamento da produção, entendendo a relação entre os planejamentos de longo, médio, curto e curtíssimo prazo, bem como saber realizar e interpretar os planos em cada um destes níveis.
3. Reconhecer os diferentes sistemas de produção existentes, assim como suas características e influências no planejamento, programação e controle da produção.
4. Conhecer os diferentes tipos de estoques que ocorrem nas organizações, entendendo suas vantagens e desvantagens, além de aprender técnicas de controlar tais estoques.
5. Conhecer princípios e técnicas de produção que visam à melhoria contínua, através do aprendizado dos conceitos de Produção Enxuta.
6. Aprender técnicas e ferramentas para auxílio de detecção de defeitos e problemas que auxiliarão na otimização de processos, além de métodos que auxiliam na organização do trabalho e arranjo físico.
7. Saber utilizar técnicas de previsão de demanda.
8. Entender a relação da logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos com a gestão da produção.
9. Conhecer elementos matemáticos que auxiliarão no desenvolvimento de cálculos na área da gestão da produção.
10. Conhecer ferramentas de informática online e offline que auxiliarão no processo de tomada de decisão, gerenciamento de equipes e organização pessoal.
11. Dar suporte às atividades de planejamento, programação e controle daVprodução, atuando com proatividade, flexibilidade, ética, eficiência e eficácia.
12. Conhecer os princípios, os métodos e os sistemas de custos aplicados às indústrias.
13. Apreender a organização como um sistema sócio-técnico aberto e entender os mecanismos de estruturação e intervenção organizacional.
14. Desenvolver a habilidade de expressão oral e aprender a se comunicar de maneira clara e precisa. Além disso, pretende-se que o egresso seja capaz de falar com mais naturalidade; planejar sua fala; planejar e realizar apresentações eficazes; utilizar postura e gestos com assertividade; se tornar um bom ouvinte; exercitar oratória; planejar a construção da imagem profissional.
15. Ter uma noção geral de como é feito o planejamento empresarial, considerando alguns conceitos financeiros, contábeis, marketing, princípios de administração e economia. Tais conhecimentos serão úteis para o Técnico em Planejamento e Controle da Produção no sentido de permitir decisões integradas com o setor de produção.

 

      Para complementação de sua carga horária, o (a) estudante pode ainda adquirir as seguintes habilidades e competências, que vão depender de acordo com as disciplinas optativas cursadas:

1. Compreender a natureza, as tendências e as características dos serviços, bem como as especificidades dos conceitos e práticas em gestão de operações em serviços.
2. Caracterizar textos a partir de sua funcionalidade.
3. Competências de leitura e produção de textos a partir do estudo de aspectos fundamentais que constituem os diferentes gêneros textuais.
4. Conhecer algumas metodologias ágeis para gerenciamento de projetos.
5. Conhecer conceitos de inovação e modelos de gestão, bem como seus reflexos estratégicos nas empresas.
6. Conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conceitos relacionados à deficiência auditiva (surdez) e indivíduo surdo.

Program Coordination: FERNANDA DE ABREU REIFF

Phone:

E-mail: fernanda.reiff@ifsudestemg.edu.br

Professional Title: Not available at this moment CNPQ's Knowledge Area: Outra Teaching Modality: Concomitante/Subsequente
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 01/02/2024 - 06/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 04/03/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig11.ifsudestemg.edu.br.sig11