Presentation

         O curso Técnico em Administração do IF Sudeste MG - Campus Avançado Ubá tem como objetivo formar profissionais aptos a executarem atividades de apoio administrativo relacionadas às áreas de finanças, produção, recursos humanos e comercial. Além disso, os profissionais formados terão uma visão empreendedora, sendo capazes de gerir seu próprio negócio. Os egressos terão uma visão geral de todas as funções administrativas, focando-se no desenvolvimento de suas capacidades gerenciais e interpessoais.

 

Duração do Curso: 1 ano

 

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

 

Perfil Profissional

       O perfil profissional do Técnico em Administração do IF Sudeste MG – Campus Avançado Ubá tem como base o proposto pelo Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (MEC/SETEC) e pelo Parecer CNE/CEB nº 8/2014. Ao concluir o curso o egresso deverá possuir as seguintes competências e habilidades, levando em consideração a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):
- Conhecimento sobre a área contábil e sua importância na rotina empresarial, conhecendo os elementos referentes ao processo de abertura de empresas, os principais relatórios contábeis, sua elaboração e como podem ser utilizados para o processo detomada de decisão. Além disso, será capaz de reconhecer os elementos básicos relacionados à gestão de custos.
- Interpretar questões básicas de economia relacionadas aos negócios, lhe permitindo ter uma visão micro e macro dos principais elementos econômicos refletidos na vida empresarial.
- Entender os principais pontos do planejamento de gestão de pessoas e sua importância para a organização.
- Dar suporte nas atividades de admissão, manutenção, desenvolvimento e retenção de funcionários.
- Entender os sistemas logísticos e sua relação com a cadeia de suprimentos. Dar suporte às atividades logísticas, englobando manutenção de estoques, transportes e compras.
- Conhecer elementos matemáticos que auxiliarão no desenvolvimento de cálculos na área administrativa.
- Conhecer ferramentas de informática online e offline que auxiliarão no processo de tomada de decisão, gerenciamento de equipes e organização pessoal. Além disso, conhecer ferramentas de marketing digital.
- Atuar com proatividade, ética, comprometimento e flexibilidade, apresentando soluções viáveis para os problemas do dia a dia empresarial.
- Interpretar planos de produção de longo, médio e curto prazo. Saber diferenciar os diversos tipos de processos produtivos, de forma a se beneficiar das características de cada um visando a otimização dos processos.
- Perfil empreendedor, considerando que o profissional poderá tanto construir seu próprio negócio quanto trabalhar em empresas de terceiros, possuindo conhecimento das áreas administrativas para perpetuação do negócio.
- Compreender estratégias para desenvolver capacitações para a inovação de organizações empresariais. Inclui também atividades de pesquisa-ação visando explorar o uso de metodologias e ferramentas de gestão da inovação, que permitam o aprofundamento da prática de gestão da inovação no ambiente de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI).

- Capacidade de planejamento, sendo apto a interpretar resultados e cenários para tomada de decisão.

- Conhecer funções administrativas, sendo capaz de entender as interações organizacionais internas e externas visando apoio aos departamentos da empresa.
- Capacidade de comunicar-se de forma clara e segura; planejar e estruturar uma apresentação em público; desenvolver reuniões; utilizar a linguagem não-verbal para ter congruência na sua comunicação e aplicar técnicas de comunicação em variados contexto

Program Coordination: DEBORA MAGALHAES KIRCHMAIR

Phone:

E-mail: Not available at this moment

Professional Title: Not available at this moment CNPQ's Knowledge Area: Ciências Sociais Aplicadas Teaching Modality: Concomitante/Subsequente
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 01/02/2024 - 06/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 04/03/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig10.ifsudestemg.edu.br.sig10