Presentation

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curso Técnico em Guia de Turismo está em funcionamento no Campus Santos Dumont, desde 2012, na modalidade concomitante/subsequente. Inicialmente, TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO Campus Santos Dumont foi criado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento turístico da cidade, que possui potenciais atrativos, tais como: as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, a forte memória ferroviária, a gastronomia típica mineira – com destaque para a história e fabricação do Queijo do Reino, somados ao Museu Cabangu, casa natal do ilustre Alberto Santos Dumont, reconhecido nacionalmente por ser o “Pai da Aviação”.
Na área de hospitalidade e lazer a profissão de guia de turismo foi a primeira a ser aprovada e regulamentada. Conforme o decreto n. 946 de 1° de outubro de 1993, artigo 1°: 

“É considerado Guia de Turismo o profissional que, devidamente cadastrado na EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, nos termos da Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, exerça as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas”.

Para que seja feito esse cadastramento, o profissional deve, segundo a mesma lei, dentre outras exigências, ter concluído o curso técnico de formação profissional em guia de turismo de acordo com sua especialidade.

Assim, a oferta do Curso Técnico em Guia de Turismo Regional e Nacional, do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, vem atender a uma exigência de formação profissional determinada por lei.

Objetivos do curso:
Formar guias de turismo de nível técnico, de modo que, ao adquirirem conhecimentos da área técnica e habilidades das diversas áreas das ciências, possam, não só, atuar com ética e responsabilidade no mercado de trabalho, como ser empreendedores autônomos ou trabalharem diretamente nas agências de turismo.

Modalidade de oferta: À distância - O curso será ofertado em plataforma digital com livre acesso ao aluno em todos os turnos e todos os dias da semana. No entanto, as práticas profissionais são realizadas presencialmente em viagens e visita técnicas. 

Prazo para integralização do curso: 

Mínimo: 1 ano e meio.

Máximo: 5 anos

 

Program Coordination: IZABEL CRISTINA RODRIGUES

Phone:

E-mail: izabel.rodrigues@ifsudestemg.edu.br

Professional Title: TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO CNPQ's Knowledge Area: Ciências Sociais Aplicadas Teaching Modality: Subsequente
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 15/01/2024 - 31/01/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 19/02/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig10.ifsudestemg.edu.br.sig10