Apresentação

O CURSO:

A Especialização Técnica em Saúde do Idoso é um curso complementar à formação profissional técnica de nível médio em Enfermagem. O Técnico de Enfermagem Especialista em Saúde do Idoso é o profissional que poderá atuar junto à população idosa de maneira mais qualificada. Fazem parte de suas atribuições o zelo pela integridade física da pessoa cuidada, capacitação para a realização de procedimentos de suporte básico de vida, incentivo ao autocuidado e realização de atividades de vida diária, bem como a promoção de ações de entretenimento voltadas para os idosos em hospitais, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), casas de repouso, clubes da terceira idade, atendimentos domiciliares, dentre outros. 

A Especialização é apontada pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos como uma das possibilidades de formação continuada no itinerário formativo do profissional Técnico de Enfermagem. Portanto, o curso é uma oportunidade de aprimoramento para os Técnicos de Enfermagem e propiciará o domínio de novas competências àqueles que desejam especializar-se em saúde do idoso. Os profissionais de Enfermagem têm sua atuação normatizada pela Lei no 7.498/1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, regulamentada pelo Decreto nº 94.406/1987, e a Especialização Técnica em Saúde do Idoso está citada no anexo I da Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 609/2019 como uma especialidade reconhecida pelo Conselho.


O PROFISSIONAL:

O Técnico de Enfermagem Especialista em Saúde do Idoso terá competências e habilidades para se inserir em todos os níveis de atenção à saúde do idoso e para atuar nos setores público e privado, tendo em vista a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Desta forma, será capaz de atuar, juntamente com o Enfermeiro, especificamente com pessoas idosas nos mais diferentes contextos. 


CAMPOS DE ATUAÇÃO:

Hospitais. Unidades de pronto atendimento (UPA). Unidades básicas de saúde (UBS). Clínicas. Home care (atendimento domiciliar). Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas. Consultórios. Ambulatórios. Atendimento pré-hospitalar. Instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Casas de repouso. Clubes da terceira idade.


DADOS DO CURSO:

Denominação do curso - Especialização Técnica em Saúde do Idoso.

Habilitação conferida - Técnico(a) de Enfermagem Especialista em Saúde de Idoso.

Área de conhecimento/eixo tecnológico - Saúde.

Nível - Técnico de Nível Médio.

Modalidade de oferta - o curso é subsequente ao ensino médio e presencial.

Público-alvo - Técnicos de Enfermagem com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, aprovados em processo seletivo previsto em edital público do IF Sudeste MG. A seleção para o curso será organizada e executada pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE).

Quantitativo de vagas ofertadas - 25 vagas. 

Carga horária total/turno das aulas - O curso tem duração de um período. As aulas teóricas são ministradas no turno noturno e totalizam 320 horas. O estágio supervisionado obrigatório é ofertado em ambientes externos à instituição, em horário não concomitante com as aulas teóricas, e possui carga horária de 40 horas.


Coordenação do Programa: ISABELLA CRISTINA MORAES CAMPOS

Telefone/Ramal: (32) 3379-4522

E-mail: isabella.campos@ifsudestemg.edu.br

Título do Profissional: Técnico (a) de Enfermagem Especialista em Saúde de Idoso



Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 21/03/2022 · Início do período letivo 2022.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2022 - IF Sudeste MG - sig09.ifsudestemg.edu.br.sig09