Apresentação

Descrição Geral

Com o crescimento da Internet e das redes de computadores, além do aumento do número de computadores em residências e empresas, o Técnico em Informática tem sido um profissional bastante requisitado. Ele pode atuar com vínculo empregatício ou de forma autônoma, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a residências, indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação. Pode trabalhar com atividades de manutenção de equipamentos de Informática; manutenção, instalação e configuração de redes de computadores; assessoria, consultoria e treinamento em Informática; desenvolvimento de softwares; e provedores de acesso à Internet.

O Curso Técnico em Informática tem formado alunos desde 1997. Em 2007, uma nova grade curricular foi implantada para atender às novas demandas que o mercado de trabalho exige. A infra-estrutura do curso conta com seis laboratórios de Informática, com computadores modernos e suficientes para proporcionar um aluno por máquina, além de acesso gratuito à Internet. Durante o curso, os alunos são conscientizados a não utilizarem softwares "piratas" e são apresentadas a eles alternativas de baixo custo e altamente eficazes em software livre, como por exemplo o Linux, OpenOffice.org, Firefox, dentre outras.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, aprovada em 05/10/99, o Curso Técnico em Informática pertence à área profissional de Informática e tem determinada sua carga horária mínima em 1.000 horas, acrescidas do estágio supervisionado, quando for o caso. A Resolução CNE/CEB nº 4 de 08/dez/99 define as competências profissionais gerais do técnico por área profissional.


Duração do curso: 02 (dois) anos.

 

Competências Profissionais Gerais do Técnico da Área de Informática

As competências profissionais gerais do Técnico em Informática são:

  • Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos.
  • Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares.
  • Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares avaliando seus efeitos.
  • Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais.
  • Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.
  • Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos.
  • Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais.
  • Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software.
  • Identificar arquiteturas de redes.
  • Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede.
  • Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede.
  • Identificar arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores.
  • Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos.
  • Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários.
  • Executar ações de treinamento e de suporte técnico.
 

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.

 

Perfil Profissional do Técnico em Informática

Profissional com sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações, postura ética pessoal e profissional, com as seguintes Competências Profissionais Básicas:

  • Participar da construção de sistemas a partir de uma documentação previamente elaborada pelo Analista de Sistemas podendo, inclusive, contribuir na concepção e no desenho do mesmo.
  • Planejar, criar, implantar e dar manutenção em páginas Web estáticas e dinâmicas.
  • Elaborar manuais de instalação e operação de programas para computador.
  • Elaborar listas para compra de equipamentos e suprimentos de Informática.
  • Dar suporte ao usuário, implantando aplicativos e utilitários, tirando dúvidas e orientando os usuários.
  • Instalar, operar e dar manutenção em redes locais de computadores de pequeno e médio porte.
  • Montar um computador pessoal, instalando e configurando todos os componentes de software e hardware;
  • Lecionar cursos de aplicativos e sistemas operacionais a pessoas interessadas em operar o computador;
  • Ajudar na integração do computador com a Internet e os seus serviços

 

Campo de Atuação do Técnico em Informática

O Técnico em Informática atua nos seguintes campos:

  • Empresas de manutenção de equipamentos de Informática.
  • Empresas de manutenção, instalação e configuração de redes de computadores.
  • Empresas de assessoria, consultoria e treinamento em Informática.
  • Empresas voltadas ao desenvolvimento de softwares.
  • Empresas provedoras de acesso à Internet.
  • Todo tipo de empresa que utilize recursos de Informática.
  • Forma autônoma.


Obs.: O Técnico em Informática poderá atuar de forma autônoma, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação, podendo atuar em diversas atividades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de Informática

Coordenação do Programa: ILMA DA CONSOLACAO BARBOSA

Telefone/Ramal:

E-mail: ilma.barbosa@ifsudestemg.edu.br

Título do Profissional: Técnico em Informática Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Modalidade de Ensino: Concomitante/Subsequente
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