Apresentação

Duração do curso: 1,5 anos.

Turno: Noturno

Número de Vagas Ofertadas por Turma: 25 vagas

Periodicidade da Oferta: Anual

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação. 

 

Perfil Profissional:

De forma geral o profissional técnico em Desenvolvimento de Sistemas deve dispor de habilidades técnico-científicas que o habilitem a aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de sistemas de informação, utilizando as mais diversas linguagens de programação, plataformas e tecnologias disponíveis. Para tanto o profissional deverá:
• Possuir capacitação de base em lógica de programação, estruturas de dados, orientação a objetos e banco de dados.
• Atuar em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas: analisar, projetar, documentar, desenvolver, implementar, testar, implantar e manter sistemas.
• Desenvolver sistemas e aplicações nas diversas plataformas e linguagens disponíveis.
• Desenvolver interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados.
• Selecionar recursos, metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento.
• Apresentar conhecimentos de estruturação, instalação, configuração e monitoramento de sistemas em computadores e redes.
• Possuir noções sobre segmento financeiro, comércio eletrônico, manufatura e telecomunicações.
• Apresentar visão empresarial e noções básicas sobre gestão de negócios.
De forma mais específica o profissional necessita ainda estar apto a adaptar-se ao dinamismo acentuado da área que escolheram para atuar. O profissional de informática precisa manter-se atualizado, sem dependência excessiva de qualquer arquitetura de hardware, sistema operacional ou linguagem de programação, pois estes são fatores que sofrem alterações frequentes. Uma visão de futuro bem equilibrada pode ser um diferencial e oferecer vantagens competitivas ao profissional.
Outro aspecto relacionado à atuação do profissional é a participação em atividades que requeiram contato estreito com os usuários dessas atividades. O técnico em desenvolvimento de sistemas precisa, portanto, ser capaz de interagir com pessoas e organizações a fim de identificar suas necessidades e propor melhorias por meio de recursos computacionais adequados aos processos envolvidos, bem como explicar aos usuários como utilizar os programas e equipamentos computacionais, mediante treinamentos formais ou informais. Dessa forma, é fundamental que sua capacidade comunicativa seja capaz de interpretar as necessidades do usuário, especificar adequadamente equipamentos e/ou serviços, instalar e manter os sistemas dentro dos padrões de qualidade aceitáveis.
Além do exposto, o técnico em Desenvolvimento de Sistemas deve ter ampla gama de atuação, podendo trabalhar em empresas de desenvolvimento e programação; na indústria e empresas em geral desenvolvendo programas que atendam às necessidades dos contratantes; atuar de forma autônoma na criação de aplicativos e ferramentas ou como prestador de serviços, desenvolvendo novas aplicações ou atuando na implantação e manutenção de sistemas previamente implementados.

 

Coordenação do Programa: ANA CLAUDIA MARTINS DE SOUZA

Telefone/Ramal:

E-mail: anaclaudia.souza@ifsudestemg.edu.br

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Modalidade de Ensino: Concomitante/Subsequente
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 01/02/2024 - 15/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 20/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 22/07/2024 - 02/08/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig12.ifsudestemg.edu.br.sig12