Apresentação

CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ANÁLISE DE MARKETING DIGITAL


MODALIDADE (a partir da turma 2025):

Ensino à Distância (EAD)

 

DURAÇÃO DO CURSO:

Mínima - 12 meses

Máxima - 18 meses

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO PREVISTO:

Três semestres letivos, sendo os dois primeiros dedicados à realização de disciplinas e o terceiro para escrita do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

NÚMERO DE VAGAS: 80

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 hs  


METODOLOGIA: 

O curso será realizado na modalidade de Ensino à Distância (EaD) por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional - o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Além dos materiais e demais recursos disponíveis neste ambiente, os estudantes terão acesso a um extenso acervo da Biblioteca Virtual e ainda poderão usufruir de espaços físicos do Campus Cataguases/MG, incluindo os laboratórios de informática e a biblioteca física.
Será adotada uma abordagem diversificada, podendo combinar elementos de aulas síncronas e assíncronas, aulas expositivas dialogadas e metodologias ativas quando possível. Esta abordagem tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência abrangente e participativa, que atenda às diferentes necessidades e estilos de aprendizado.

 

COORDENADORES: 

  • DSc. Alex Fernandes da Veiga Machado
  • DSc. Simone Guedes Donnelly


PÚBLICO-ALVO: 

  • Graduados em Administração que queiram se aperfeiçoar na área de Tecnologia da Informação;
  • Graduados na área de Tecnologia da Informação que se interessem em Marketing e Gestão Empresarial;
  • Graduados que estão em posto de gerência e desejam aprender as competências necessárias para complementar suas estratégias comerciais tradicionais;
  • Profissionais graduados e recém formados em qualquer área que queiram se especializar em uma nova forma de se analisar e fazer Marketing.

OBJETIVOS:

Geral: 

A Especialização em Análise de Marketing Digital pretende formar profissionais que entendam o papel do marketing dentro das organizações e como ele pode ser utilizado por meio de plataformas digitais para criar e gerenciar um melhor relacionamento com consumidores. O conhecimento estatístico e o domínio do processo de extração, tratamento, modelagem e análise de dados permitirá ao especialista prever tendências de mercado e gerar insigts importantes para o apoio à tomada de decisão empresarial. Este curso prepara gestores para posições estratégicas em ambientes de mudanças, visando a conquista de diferenciais competitivos por meio de modernas ferramentas de gestão de negócios.

Específico(s): 

É esperado que, ao término do curso, os discentes sejam capazes de:

  • Identificar as principais áreas de aplicação do Marketing Digital, bem como formular estratégias de  marketing digital para os vários tipos de organizações;

  • Conhecer as principais ferramentas digitais emergentes no contexto do Marketing Digital;

  • Desenvolver e implementar o plano estratégico de marketing digital;

  • Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado;

  • Formularem estratégias de desenvolvimento de produtos e serviços, bem como a elaboração de planos de negócios;

  • Compreender os problemas empresariais e desenvolver projetos que demandem técnicas atuais para análise de grandes volumes de dados, de maneira a apoiar a empresa para que ela alavanque sua competitividade;

  • Conhecer o processo de Ciência de Dados e utilizar técnicas de extração, tratamento, modelagem, visualização, análise e mineração de dados.

  • Perceber a importância dos dados no âmbito da organização, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados à sua governança.


CORPO DOCENTE

Professor

Formação

Titulação

Alex Fernandes da Veiga Machado

Graduação em Ciência da Computação

Doutor em Ciência da Computação

Carla Rezende Barbosa Bonin

Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Doutora em Modelagem Computacional

Tarcisio Costa Brum

Graduação em Engenharia de Produção

Mestre em Ambiente Construído

Pedro Paulo Lacerda Sales

Graduação em Administração

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial

Rubens Ahyrton Ragone Martins

Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados

Mestre em Administração Pública - Gestão da Informação

Simone Guedes Donnelly

Graduação em Administração

Doutora em Administração

 

MATRIZ CURRICULAR DOS INGRESSANTES EM 2025

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • Fundamentos de MarketingMarketing Digital 

  • Disciplina Optativa I

  • Introdução ao Banco de Dados

  • Gestão Estratégica de Marketing

  • Disciplina Optativa II

  • Extração, Tratamento e Análise de Dados I

  • Técnicas e Ferramentas para Desenvolvimento de Produtos e Serviços

  • Disciplina Optativa III

  • Métodos para Mineração de Dados

  • Projeto em Análise de Marketing Digital

  • Disciplina Optativa IV


DISCIPLINAS OPTATIVAS

  • Técnicas de Produção Científica 

  • Estatística Aplicada ao Marketing

  • Fundamentos da Ciência de Dados

  • Plano de Negócio

  • Produção de conteúdo digital

  • Retorno de Investimento sobre Marketing Digital

  • Redação e Produção de Textos para Web

  • Inglês aplicado ao Marketing

  • Gestão de Mídias Sociais

  • Extração, Tratamento e Análise de Dados II


Obs) O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também compôe a Matriz Curricular

 

Acervo de TCCs Defendidos:

Pasta Compartilhada

 

  

DOWNLOADS:
 
 
 
 
 
 
CONTATOS:
 
E-mail: secretaria.cataguases@ifsudestemg.edu.br
 
Fone: (32) 98469-7528
 
 
 
 
 
 
Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 27/02/2023 à 31/05/2025 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig20.ifsudestemg.edu.br.sig20