Apresentação











Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, modalidade a distância


Público Alvo: Portadores de diploma de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) que pretendam ingressar na carreira do magistério no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e professores que já atuam na carreira do magistério na EBTT, sem formação em licenciatura.

 

Descrição: O curso foi concebido dentro da proposta de uma pedagogia sociointeracionista e fundamentado nos seguintes pressupostos:

- A integração entre educação, trabalho, ciência e tecnologia, contribuindo para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos sujeitos que atuam na EPCT, sustentando-se nos princípios da interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade como exigências da prática educativa.

- A necessidade da formação de um profissional que possa atuar em diversos níveis e modalidades da educação profissional, científica e tecnológica na condição de professor, pesquisador, formador de formadores, gestor educacional de programas e projetos, e formulador e executor de políticas públicas.


Modalidade: a distância

Carga horária: 400 horas

Duração: período mínimo para conclusão dois (02) semestres letivos e período máximo três (03) semestres letivos.

Vagas: 35 vagas, sendo 23 para ampla concorrência, 7 para negros, indígenas e pessoas com deficiência e 5 para docentes do IF Sudeste MG 

Local do Curso: Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG 

Dias e horários do curso:

A PARTIR DA TURMA 2022.2: Atividades realizadas integralmente à distância, sem encontros presenciais (Conferir PPC na aba "Documentos" --> "Outros" --> PPC turma 2022.2).

ATÉ A TURMA 2021.2: Atividades realizadas à distância, com encontros presenciais limitados à 10% da carga horária total. Tais encontros serão realizados aos sábados, com horários e datas previamente estabelecidos e divulgados, conforme calendário da instituição. Durante o funcionamento do Ensino Remoto Emergencial, todos os encontros acontecerão de forma síncrona, à distância. (Conferir PPC na aba "Documentos" --> "Outros" --> PPC turma 2021.2).


Coordenadora: Cíntia Fernandes Marcellos 


E-mail: posdocenciaept.riopomba@ifsudestemg.edu.br

 

 

Sistema de avaliação

A avaliação do rendimento acadêmico será realizada como parte integrante do processo educativo ao longo do curso e por disciplina, de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e a apropriação do conhecimento, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e somativa. Os critérios e valores de avaliação adotados pelo professor em cada disciplina deverão ser explicitados no programa analítico e apresentados aos discentes no início do semestre letivo. 


Nos encontros presenciais serão utilizados principalmente métodos e instrumentos como: observação, provas/testes individuais e coletivos, desenvolvimento de projetos e apresentação do trabalho. Os resultados quantitativos serão traduzidos em notas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), estando aprovado o estudante que obtiver uma média final igual ou superior a 6 pontos, conforme art. 105, § 2º e § 3º do Regulamento Geral da Pós-Graduação do IF Sudeste MG. Para efeito de registro acadêmico, será atribuída nota 0 (zero) aos discentes não avaliados.


Os discentes terão direito à vista das atividades avaliativas, após a divulgação do resultado da mesma e num prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, mediante pedido de revisão de nota junto ao docente, devidamente fundamentado e por escrito. O discente reprovado em disciplina poderá repeti-la conforme disponibilidade de nova oferta, a ser definida pelo colegiado do curso, respeitando-se o prazo máximo de conclusão do curso. No caso de desativação temporária ou extinção de curso, o colegiado deverá aprovar a oferta da disciplina que deverá ser repetida ou avaliará a equivalência com outra disciplina.

 

Controle de frequência

Conforme previsto no Regulamento Geral da Pós-Graduação do IF Sudeste, não há contabilização de frequência para fins de aprovação nas disciplinas de curso à distância. 


Trabalho de conclusão

Para concluir o curso Lato Sensu, além da exigência de aprovação em todas disciplinas, o discente deverá preparar, individualmente, um trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre assunto relacionado à EPT, evidenciando o domínio do tema escolhido e sua capacidade de sistematização. O TCC deverá ser apresentado sob a forma de artigo e elaborado em conformidade com a Instrução Normativa para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da PROPPI. Este trabalho também deve ser enviado e aceito em evento acadêmico-científico ou em publicação periódica da área de Educação, como critério para a conclusão do curso.

O aluno que não concluir o curso dentro dos prazos estipulados será desligado do curso, conforme previsto no Regulamento Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

 

Certificação

O aluno fará jus ao título de Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica ao atender os seguintes requisitos:

a) concluir todas as disciplinas do curso com no mínimo 60% de aproveitamento;

b) obter aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso e cumprir todas as exigências para sua entrega na secretaria de pós-graduação.

O certificado será expedido pela Coordenação Geral de Registros e Assuntos Acadêmicos do Campus Rio Pomba, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - CGARA, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 01/2007, de 08 de junho de 2007. Fica também sob a responsabilidade da CGARA o controle da documentação acadêmica que deverá obedecer ao disposto na Lei nº 12.527, bem como com as normas internas relativas ao registro escolar dos alunos.

 
 

Coordenação do Programa: CINTIA FERNANDES MARCELLOS

Telefone/Ramal: 3571-5740

E-mail: cintia.marcellos@ifsudestemg.edu.br

Período do Curso: 29/08/2022 à 12/07/2024 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: A Distância
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig12.ifsudestemg.edu.br.sig12