Noticias > Estudantes do curso de Direito produzem e-book com ensaios sobre argumentação nas eleições 2022

Estudantes do 2º período do curso de Bacharelado em Direito do campus Rio Pomba produziram e estão lançando um e-book com ensaios sobre argumentação, a partir das avaliações dos discursos dos candidatos à presidência extraídos de debates exibidos nos veículos de mídias do país ao longo do período eleitoral em 2022. O material foi produzido durante atividade avaliativa da disciplina Português II, ministrada pela professora Josimar Gonçalves Ribeiro, organizadora da publicação em formato digital.

O e-book reúne 8 ensaios que colocam em prática a noção de argumentação estudada na disciplina. "A estratégia de ensino tinha como objetivo promover o estudo dos tipos argumentativos por meio da aplicação dos seus conceitos nos discursos avaliados. Para executar essa tarefa, os alunos, reunidos em grupos, teriam que escolher um, dentre os onze, transcrever a exposição oral, analisar e aplicar a teoria argumentativa", explica Josimar Gonçalves.

Para compor o livro, 32 estudantes elaboraram 16 registros, sendo selecionadas 8 composições para serem exibidas no exemplar, de forma  a não haver repetição dos tipos de argumentos utilizados. De acordo com a docente, " as composições apresentam os recortes analisados sob a égide da argumentação sem a pretensão de promover direcionamento a algum político e nem vínculo partidário. O trabalho também traz o arcabouço teórico argumentativo da linguagem e do campo jurídico", completa.

Josimar Gonçalves explica que a compilação é o resultado de reflexões e debates promovidos em sala de aula em prol da busca de um olhar técnico sobre a teoria da argumentação. Os discentes procuraram se apropriar do poder da persuasão, visto que será o instrumento de trabalho dos futuros operários do Direito.


Sobre os ensaios


No primeiro ensaio, as autoras Martins, Oliveira e Ramos Oliveira (2022) aplicam as concepções do argumento ad hominem às falas do candidato Jair Messias Bolsonaro. Esse argumento alicerça-se à atribuição de características negativas ou pejorativas ao oponente com o intuito depreciativo.
No segundo, Oliveira e Nolasco (2022) examinam à luz da teoria do argumento de comparação os discursos de Simone Tebet. O uso da comparação proporciona aproximação ao eleitorado feminino.
No terceiro, Teixeira e Marota (2022) o argumento de exemplificação para as exposições de Luiz Inácio Lula da Silva. Elas verificam que esse candidato retoma os feitos realizados nos governos anteriores como exemplo e garantia para materialização no próximo mandato.
No quarto, Troccoli e Souza (2022) se fundamentam na argumentação probabilística para observar as explanações de Ciro Gomes. As autoras atestam a utilização dos números por parte do político a fim de comprovar a veracidade dos fatos relatados.
No quinto, Faria e Cazita (2022) alicerçam suas análises à argumentação ad personam segundo Perelman (1996) para observar as manifestações proferidas por Jair Messias Bolsonaro. Essa tipologia objetiva-se por refutar os argumentos dos adversários atacando o caráter para que seja demonstrado a ausência de propriedade sobre o assunto discutido.
No sexto, Carmo e Oliveira (2022) expõem a intenção de Simone Tebet em ser a opção ideal para o eleitorado brasileiro. Para alcançar esse feito, a senadora associa suas declarações ao argumento de Terceiro Excluído, uma vez que diante das duas possibilidades (Lula e Bolsonaro), ela se mostra como a melhor decisão nessa clivagem.
No sétimo, Navarro, Pasqualini e Pedrosa Júnior (2022) utilizam o argumento ad populum para esmiuçar relatos de Luiz Inácio Lula da Silva. Para os autores, essa persuasão atrai e envolve o povo via sentimentalismo ancorado ao histórico de vida do candidato.
No último, Macedo e Vieira (2022) aliam o argumento por evidência conforme Toulmin (2021) às alegações de Ciro Gomes. Para eles, o ex-governador se une às provas concretas vindas do seu passado à frente do Governo do Ceará para consolidar suas exposições.


Notícia cadastrada em 28/03/2023 16:25  

Baixar arquivo
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig10.ifsudestemg.edu.br.sig10