Notícias > Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG lança podcast "Nos Trilhos do Conhecimento"

Profissionais, alunos e admiradores do setor ferroviário têm uma nova opção para acessar conteúdo original sobre o segmento. O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) disponibilizou nesta quinta-feira (26 de março) o primeiro episódio do podcast Nos Trilhos do Conhecimento, espaço que traz a visão de professores e convidados sobre conjuntura, notícias, curiosidades e informações técnicas da área. Você pode acompanhar em anchor.fm/nostrilhosdoconhecimento e no canal Nos Trilhos do Conhecimento do Spotify.

 

Os programas serão semanais, sempre publicados às quintas-feiras. O episódio especial de abertura trata do ensino ferroviário no Brasil. Participam os professores Yesid Asaff, da Universidade Federal de Santa Catarina, Fernando Caneschi e Philipe Pacheco, do Campus Santos Dumont.

 

O doutor em Engenharia Mecânica Yesid Asaff nasceu na Colômbia e desde 2014 é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De 2014 a 2018, ele coordenou a graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do Centro Tecnológico de Joinville, que por muito tempo foi a única do país. Em 2018, o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, também baseado na experiência de sucesso da UFSC, iniciou as atividades da Engenharia Ferroviária e Metroviária.


O curso de graduação em Santos Dumont é coordenado pelo professor Philipe Pacheco e também conta com o professor Fernando Caneschi (vice-coordenador) em seu corpo docente. Ambos atuam ainda no curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários em Santos Dumont, que já há quase uma década forma profissionais para o setor.

 

"Hoje em dia o aprender está além do professor e do aluno em sala de aula", explicou Philipe, "pois existem diversas ferramentas que nos permitem trabalhar esse conhecimento de maneira mais dinâmica. São as redes sociais, o YouTube, os podcasts. Nos Trilhos do Conhecimento foi criado com essa intenção de falar sobre o setor de maneira gratuita e de qualidade, fazendo com que aquela pessoa que não pode estar na sala de aula tenha a seu alcance esse conteúdo tão importante".

 

"É uma iniciativa dedicada a todos aqueles que de alguma forma estão ligados ao setor ferroviário e desejam aprender algo mais, naqueles minutos preso no trânsito ou no trajeto de casa ao trabalho", destacou Fernando. Os episódios de Nos trilhos do conhecimento também terão as vozes de profissionais de empresas e alunos de cursos do segmento, com diversidade de temas e abordagens. Inscreva-se no canal do podcast no Spotify para acompanhar todos os programas.


Notícia cadastrada em 26/03/2020 15:51  
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig08.ifsudestemg.edu.br.sig08