Notícias > Engenharia Ferroviária: projeto de alunos é aprovado por programa da UFJF

O programa Speed Lab, do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Criit) da Universidade Federal de Juiz de Fora, aprovou para sua segunda etapa um projeto de startup (negócio de base tecnológica) desenvolvido por quatro alunos da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. O aplicativo In4mei, como foi nomeado pelos estudantes Carlos Eduardo Ferreira Júnior, João Vitor Cavalcante, Raphael Macedo (quarto período) e Luana Affonso (segundo período), atuará na prevenção de acidentes ferroviários em centros urbanos e foi uma das seis propostas classificadas na primeira fase do programa, que oferecerá ferramentas para levar a ideia ao mercado. Ele será um produto da Es4ços, a startup projetada pelos estudantes.

  

O In4mei será um recurso inovador para smartphones e outros dispositivos baseados na navegação por satélite. Ele fornecerá aos usuários informações em tempo real sobre a aproximação de composições ferroviárias - trens ou metrôs - das passagens em nível, os cruzamentos entre a linha férrea e a via por onde passam veículos rodoviários e pedestres. O aplicativo alertará o usuário sobre a iminente chegada da composição (e, portanto, o risco de atropelamento ou colisão) por meio de sinais sonoros e de vibração, atendendo também a pessoas com necessidades especiais.

 

Ainda que a ideia seja disponibilizar o app em todas as regiões, um dos fatores que estimularam os quatro alunos a formalizar a ideia é o fato de Juiz de Fora ser a cidade com o maior índice de acidentes ferroviários do Brasil. Veja aqui dados da MRS Logística relativos a atropelamentos e abalroamentos na malha administrada pela concessionária. A investigação dessas ocorrências aponta a imprudência como a principal causa, ou seja, elas poderiam ser evitadas por um mecanismo que despertasse a atenção de pedestres e motoristas, como se propõe a ser o In4mei.

 

Na iniciativa do Criit, os alunos terão o apoio de mentores e instrutores para o suporte necessário à viabilização da empresa e do aplicativo. A conclusão do programa será marcada por uma apresentação a investidores e parceiros. Inicialmente prevista para março, a segunda etapa do Speed Lab será remarcada por conta da pandemia do novo coronavírus.


Notícia cadastrada em 24/03/2020 14:37  
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig13.ifsudestemg.edu.br.sig13