Notícias > Professor e egressa do curso de Tecnologia em Alimentos depositam patente

No dia 5 de maio de 2023, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC)  depositou um novo pedido de patente. Intitulado "Composição para iogurtes e processo de produção", o pedido busca proteger a inovação desenvolvida no campus Barbacena, que propõe uma alternativa ao uso do leite em pó na produção de iogurte tipo grego.


Esta variedade de produto lácteo é conhecido por sua textura espessa e cremosa e  principal técnica utilizada para se obter essa textura é a adição de leite em pó na receita. Embora aumente a concentração de proteínas e gorduras do produto, esta técnica pode apresentar desvantagens, como a adição de lactose e a variação no teor de gordura. Buscando alternativas, a discente Mônica Fortes e o professor Gerson Valente encontraram na fécula de araruta uma solução promissora e desenvolveram, assim, uma nova tecnologia. 


A utilização da fécula de araruta como espessante na produção de iogurte tipo grego pode representar uma alternativa interessante para a indústria de laticínios, pois possibilita a produção de um produto com características similares ao obtido com o uso do leite em pó, porém, com vantagens nutricionais e de composição diferentes. 

 

A pesquisa realizada para o desenvolvimento da tecnologia e o depósito feito pela equipe do NITTEC reafirmam o importante papel desempenhado pelas instituições públicas nas áreas de pesquisa e inovação na busca por soluções para os desafios da indústria alimentícia e muitos outros.


Notícia cadastrada em 16/05/2023 09:19  
SIGAA | Instituto Federal do Sudeste de MG - 3257-4100 | Copyright © 2006-2024 - IF Sudeste MG - sig10.ifsudestemg.edu.br.sig10