O estudante Luan Ribeiro Braga, que realizou sua defesa em 26 de junho de 2024, teve seu trabalho intitulado Metodologias ativas em cursos técnicos de Eletrotécnica e Eletromecânica: um relato de experiência docente aprovado para apresentação e publicação no 52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), realizado na Universidade Federal do Espírito Santo.
O trabalho avaliou a efetividade da adoção da Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no processo de aprendizagem de uma turma do curso técnico integrado em Eletrotécnica (17 a 19 anos) e em uma do curso técnico concomitante/subsequente em Eletromecânica (18 a 58 anos). Em ambas as turmas foi desenvolvido o tema de Controle de Processos na Automação Industrial em aplicações presentes na Agricultura e Zootecnia de Precisão. Os resultados mostraram o diferente desempenho de cada turma com as metodologias utilizadas, além da manifestação de habilidades cognitivas e socioemocionais de seus alunos, que, até então, não eram identificadas em sala de aula. Segundo o autor, o trabalho permitiu constatar que a diversificação do ambiente escolar com a utilização das metodologias ativas favorece o desenvolvimento de importantes competências e habilidades e estimulam maior envolvimento dos estudantes com a aprendizagem, mesmo com conteúdos considerados como de difícil assimilação. O trabalho foi apresentado em 17 de setembro de 2024.