PLANO DE AÇÃO COORDENAÇÃO 2023
A PARTIR DE 23/05/2023
Responsável: Profa. Dra. LISLEANDRA MACHADO
Curso: Bacharelado Em Engenharia Ferroviária e Metroviária
Objetivo: Promover uma gestão do curso, com ações e indicadores específicos de desempenho.
Data: JUNHO/2023
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Dimensão 1: |
Indicadores de desempenho |
Ações Permanentes do coordenador
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• Aplicar pesquisa juntos aos/as docentes e os/as discentes; * Acompanhar os indicadores de satisfação do curso através das pesquisas aplicadas juntos aos/as docentes e os/as discentes; • Acompanhar relatório de desempenho do docente e realizar feedback individual com os docentes no final do semestre. |
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Dimensão 2: |
Gestão Interna do curso e atuação do NDE |
Ações Permanentes do coordenador, NDE e Colegiado |
* Manter a atualização do Projeto Pedagógico do Curso em conformidade com os princípios institucionais e com as DCN's do curso; • Coordenar e conduzir estudos e discussões para redimensionar o PPC, considerando a realidade socioeconômica e profissional da região de oferta do curso e as demandas da sociedade; • Estimular a produção científica, cultural, artística ou tecnológica dos professores do curso
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Ações Permanentes do coordenador e NDE |
* Implantar no curso o projeto integrador (metodologias ativas), a curricularização da extensão e outras disciplinas optativas; * Revisar a estrutura curricular do curso, de forma a continuar a permanência da flexibilidade, a transversalidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total; * Garantir a permanência dos membros do NDE até o próximo ato regulatório e envolve-los na construção pedagógica do curso; * Manter a atualização da Bibliografia básica e complementar do curso e produção do Relatório de Adequação Bibliográfica; *Elaborar e atualizar periodicamente, em conjunto com o NDE, os relatórios de adequação de bibliografia. |
Ações Permanentes do coordenador |
* Estabelecer a pauta das reuniões do NDE e Colegiado. Realizar as convocações, no mínimo duas por semestre; *Presidir as Reuniões e Registrar as decisões em atas.
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Dimensão 3: |
Gestão junto aos/as professores/as |
Ações Permanentes do coordenador |
*Realizar o planejamento semestral da administração do corpo acadêmico, vincular os docentes às disciplinas considerando titulação, formação e experiência profissional; *Gerir a potencialidade do corpo docente do curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua; • Planejamento e acompanhamento das atividades docentes: preenchimento da planilha de atividades (PID e RID); • Promover capacitações dos/as docentes sobre Metodologias inovadoras, de modo a favorecer a integração e a melhoria contínua; • Acompanhar os resultados da autoavaliação institucional e a nota individual do professor para realização do feedback semestral, em vista à melhoria contínua das atividades docentes; • Divulgar os benefícios e programas de reconhecimento e valorização dos docentes (Editais de afastamentos para capacitação; inscrições a cursos online de capacitação; Editais para os Programas de pesquisa e iniciação científica, entre outros).
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Dimensão 4: |
Gestão dos/as discentes |
Ações Permanentes do coordenador |
* Realizar aula inaugural e de boas-vindas aos ingressantes, e promover a ambientação dos educandos ao sistema e à plataforma virtual de aprendizagem; *Realizar o atendimento ao aluno através dos canais de comunicação; * Planejar, em conjunto com o NDE, as atividades para o curso de extensão; *Planejar, em conjunto com o NDE, as atividades complementares internas do semestre.
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Dimensão 5: |
Processo auto avaliativo periódico |
Ações Permanentes do coordenador |
*Participar das reuniões setoriais com a CPA (Comissão Própria de Avaliação) e contribuir para o planejamento do processo auto avaliativo do curso; *Acompanhar os resultados da auto avaliação institucional pelo relatório da CPA e das avaliações externas; *Divulgar os resultados da auto avaliação e das avaliações externas em reuniões com alunos e professores, bem como nos murais do curso; *Contribuir para com a CPA, sugerindo ações de melhoria e aprimoramento contínuo do curso e do seu planejamento.
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Profa. Lisleandra Machado
SIAPE-1379809
Coordenadora De Curso De Graduação - Bacharelado em Engenharia Ferroviária E Metroviária
Portaria CAMPUSSMD/IFSUDMG nº 86, de 22 de maio de 2023
IFSUDESTEMG - CAMPUS SANTOS DUMONT
Responsável: Profa. Dra. LISLEANDRA MACHADO
Curso: Bacharelado Em Engenharia Ferroviária e Metroviária
Objetivo: Promover uma gestão do curso, com ações e indicadores específicos de desempenho.
Data: JUNHO/2023
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Dimensão 1: |
Indicadores de desempenho |
Ações Permanentes do coordenador
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• Aplicar pesquisa juntos aos/as docentes e os/as discentes; * Acompanhar os indicadores de satisfação do curso através das pesquisas aplicadas juntos aos/as docentes e os/as discentes; • Acompanhar relatório de desempenho do docente e realizar feedback individual com os docentes no final do semestre. |
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Dimensão 2: |
Gestão Interna do curso e atuação do NDE |
Ações Permanentes do coordenador, NDE e Colegiado |
* Manter a atualização do Projeto Pedagógico do Curso em conformidade com os princípios institucionais e com as DCN's do curso; • Coordenar e conduzir estudos e discussões para redimensionar o PPC, considerando a realidade socioeconômica e profissional da região de oferta do curso e as demandas da sociedade; • Estimular a produção científica, cultural, artística ou tecnológica dos professores do curso
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Ações Permanentes do coordenador e NDE |
* Implantar no curso o projeto integrador (metodologias ativas), a curricularização da extensão e outras disciplinas optativas; * Revisar a estrutura curricular do curso, de forma a continuar a permanência da flexibilidade, a transversalidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total; * Garantir a permanência dos membros do NDE até o próximo ato regulatório e envolve-los na construção pedagógica do curso; * Manter a atualização da Bibliografia básica e complementar do curso e produção do Relatório de Adequação Bibliográfica; *Elaborar e atualizar periodicamente, em conjunto com o NDE, os relatórios de adequação de bibliografia. |
Ações Permanentes do coordenador |
* Estabelecer a pauta das reuniões do NDE e Colegiado. Realizar as convocações, no mínimo duas por semestre; *Presidir as Reuniões e Registrar as decisões em atas.
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Dimensão 3: |
Gestão junto aos/as professores/as |
Ações Permanentes do coordenador |
*Realizar o planejamento semestral da administração do corpo acadêmico, vincular os docentes às disciplinas considerando titulação, formação e experiência profissional; *Gerir a potencialidade do corpo docente do curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua; • Planejamento e acompanhamento das atividades docentes: preenchimento da planilha de atividades (PID e RID); • Promover capacitações dos/as docentes sobre Metodologias inovadoras, de modo a favorecer a integração e a melhoria contínua; • Acompanhar os resultados da autoavaliação institucional e a nota individual do professor para realização do feedback semestral, em vista à melhoria contínua das atividades docentes; • Divulgar os benefícios e programas de reconhecimento e valorização dos docentes (Editais de afastamentos para capacitação; inscrições a cursos online de capacitação; Editais para os Programas de pesquisa e iniciação científica, entre outros).
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Dimensão 4: |
Gestão dos/as discentes |
Ações Permanentes do coordenador |
* Realizar aula inaugural e de boas-vindas aos ingressantes, e promover a ambientação dos educandos ao sistema e à plataforma virtual de aprendizagem; *Realizar o atendimento ao aluno através dos canais de comunicação; * Planejar, em conjunto com o NDE, as atividades para o curso de extensão; *Planejar, em conjunto com o NDE, as atividades complementares internas do semestre.
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Dimensão 5: |
Processo auto avaliativo periódico |
Ações Permanentes do coordenador |
*Participar das reuniões setoriais com a CPA (Comissão Própria de Avaliação) e contribuir para o planejamento do processo auto avaliativo do curso; *Acompanhar os resultados da auto avaliação institucional pelo relatório da CPA e das avaliações externas; *Divulgar os resultados da auto avaliação e das avaliações externas em reuniões com alunos e professores, bem como nos murais do curso; *Contribuir para com a CPA, sugerindo ações de melhoria e aprimoramento contínuo do curso e do seu planejamento.
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