O profissional formado em Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Laticínios deve ser capaz de planejar, organizar e fabricar produtos lácteos de acordo com as normas técnicas a fim de garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor. Também poderá atuar em instituições de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvimento e inovação, participando de projetos de implantação e gestão de laticínios, melhorando as tecnologias de processamento do setor, reduzindo custos de produção, desenvolvendo produtos, e garantindo a qualidade higiênico-sanitária dos mesmos.
Compete ao (a) Bacharel (a) em Ciência e Tecnologia de Laticínios formado no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba desempenhar atividades profissionais no setor lácteo que o permitirá:
✓ Reconhecer, selecionar e diferenciar a matéria-prima láctea de qualidade e destinar seu uso correto para fabricação de derivados;
✓ Aplicar os princípios de conservação de alimentos para garantir a sanidade e qualidade dos derivados lácteos;
✓ Pesquisar, desenvolver, acompanhar e inovar processos, produtos e serviços na área de tecnologia em laticínios;
✓ Desenvolver produtos lácteos de alta qualidade e capacitar pessoas para a realização das atividades na indústria;
✓ Selecionar e utilizar aditivos alimentares na fabricação de lácteos, assim como realizar a seleção de embalagens visando a conservação das propriedades sensoriais dos produtos;
✓ Aplicar e elaborar legislação reguladora das atividades relacionadas à área.
✓ Supervisão, promoção, implementação e gerenciamento de programas de qualidades (BPF, APPCC, etc.), em propriedades rurais e nas indústrias;
✓ Orientação e execução da coleta, transporte e acondicionamento e recepção de amostras para análises em propriedades rurais e nas indústrias;
✓ Realização de análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais do leite e derivados, bem como a interpretação correta dos resultados;
✓ Supervisão ou desenvolvimento de alimentos, especialmente os produtos lácteos;
✓ Controle de qualidade em laticínios e indústrias alimentícias em geral, ou ainda em estabelecimentos comerciais que atuam no setor alimentício;
✓ Fiscalização ou consultoria para laticínios;
✓ Pesquisador ou servidor em órgãos públicos ou privados.
✓ Reconhecer, selecionar e diferenciar a matéria-prima láctea de qualidade e destinar seu uso correto para fabricação de derivados;
✓ Capacitar pessoas para aplicação dos sistemas de gestão industriais e das diversas tecnologias de fabricação dos derivados lácteos;
✓ Aplicar os princípios de conservação de alimentos para garantir a sanidade e qualidade dos derivados lácteos;
✓ Planejar, orientar, avaliar e monitorar o funcionamento de uma planta de processamento de produtos lácteos, utilizando adequadamente equipamentos, utensílios e ambiente de trabalho de forma a garantir o bom andamento das atividades do setor, a saúde e bem estar dos trabalhadores, dando maior segurança e vida de prateleira ao produto final;
✓ Selecionar e usar corretamente embalagens, garantindo conservação e boa aparência aos produtos lácteos;
✓ Atuar na seleção e uso de aditivos alimentares usados nos processos de fabricação de produtos lácteos, reconhecendo o efeito dos mesmos na saúde dos consumidores;
✓ Aplicar e elaborar legislação reguladora das atividades relacionadas à área;
✓ Pesquisar, desenvolver, acompanhar e inovar processos, produtos e serviços na área de tecnologia em laticínios.
A metodologia de ensino visa à exposição de conteúdos de conhecimentos gerais e específicos, exercícios aplicados, realização de dinâmicas, seminários e estudos dirigidos, que devem contemplar mecanismos que garantam a articulação da vida acadêmica com a realidade da sociedade. A realização de aulas práticas, visitas técnicas e demais atividades práticas é vital para o aprendizado, pois facilita a compreensão da relação entre a teoria e a prática. No processo de ensino são utilizadas alternativas como multimídia, salas virtuais, sistemas institucionais automatizados, e projetos desenvolvidos de forma remota, com parceiros geograficamente dispersos.
A gestão do curso é feita pelo(a) coordenador(a) do curso e conta com o apoio da Coordenação Geral de Graduação (CGG), Coordenação Geral de Assuntos e Registros Acadêmicos (CGARA) e Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE).
O processo de autoavaliação do curso estará presente no programa de avaliação institucional do IF SUDESTE MG - Campus Rio Pomba. É um processo contínuo com permanente interação que visa o aperfeiçoamento do curso. Todo final de semestre a CPA (Comissão Própria de Avaliação) aplica instrumentos junto aos alunos para avaliação do desenvolvimento do curso. Os resultados são trabalhados juntamente com os professores para reavaliação. Realiza-se também, avaliação com os docentes e pessoal técnico-administrativo. Portanto, com o referido programa pode-se, todo início de semestre, traçar novas metas e implementar o planejamento estratégico.
A avaliação institucional é uma preocupação constante e atividade perene no Instituto, que visa a busca da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, como decorrência da procura de aprimoramento permanente do profissional, exigido pelas novas expectativas sociais. Resulta, daí, a meta de perseguir a qualidade, por meio da participação e da autocrítica, com o envolvimento da totalidade da comunidade acadêmica, partindo do equacionamento e identificação dos fatores positivos ou negativos nos desempenhos docente, discente e administrativo para o planejamento na tomada de decisões. Tudo isto está organizado e sistematizado nas diversas atividades de avaliação, já existentes, em um processo de qualificação implementado em todos os campi do IF Sudeste MG.
Observando a legislação pertinente ao assunto, inserta nos seguintes diplomas legais:
✓ o art. 209 da Constituição Federal de 1988;
✓ o art. 3º e seus parágrafos e o art. 4º, da Lei 9.131/95;
✓ o Decreto nº 3860 de 9 de julho de 2001;
✓ a Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB);
Estão envolvidos na avaliação institucional todos os serviços prestados pela Instituição, nas atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão) e nas atividades –meio (apoio administrativo). Nenhum setor fica de fora, desde a Direção Geral, seus integrantes, até a zeladoria, conservação e limpeza.
Assim, são avaliados os seguintes aspectos na instituição:
✓ na administração geral: efetividade (atividade real, resultado verdadeiro, regularidade) e do funcionamento da organização interna, relações entre a entidade mantenedora e a instituição de ensino, eficiência (ação, força, eficácia) das atividades-meio em relação aos objetivos finalísticos (fatores humanos, biblioteca, recursos materiais, etc.);
✓ na administração acadêmica: adequação dos currículos dos cursos de graduação e da gestão de sua execução, adequação do controle do atendimento às exigências regimentais de execução do currículo, adequação dos critérios e procedimentos de avaliação do rendimento escolar.
A avaliação, específica para cada curso de graduação, leva em conta, ainda, os parâmetros fixados pelo MEC, os exames nacionais de curso e os seguintes indicadores:
✓ taxas de escolarização bruta e líquida; taxas de disponibilidade e de utilização de vagas para ingresso;
✓ taxas de evasão e de produtividade;
✓ tempo médio para conclusão do curso;
✓ índices de qualificação do corpo docente;
✓ relação média alunos por docente;
✓ tamanho médio das turmas.
A avaliação da qualidade do curso é realizada mediante aplicação de questionários aos discentes e docentes, solicitando que pontuem os diversos tópicos com notas que variam da seguinte forma:
0 – Caso não tenham condições de responder,
1 – Péssimo,
2 – Ruim,
3 – Regular,
4 – Bom,
5 – Ótimo.
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